PUBLICIDADE

Economia

Missão chinesa inspeciona granjas e frigoríficos no RS

Auditoria é parte das negociações para a retomada das exportações de carne de frango para a China

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

25/09/2025 - 10:29

Foto: Seapi/Divulgação
Foto: Seapi/Divulgação

Terminou nessa quarta-feira, 24, a auditoria da comitiva da chinesa nos controles sanitários de granjas e plantas industriais do setor avícola do Rio Grande do Sul. A inspeção é mais um passo nas negociações para a retomada das vendas de carne de frango ao país asiático, suspensas desde julho de 2024. O mercado chinês é um dos maiores destinos da proteína avícola brasileira.

A missão, composta por seis auditores chineses, foi acompanhada por fiscais federais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), fiscais estaduais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (Seapi) e representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

CONTEÚDO PATROCINADO

A agenda incluiu, em São José do Hortêncio (RS), a visita a uma granja de matrizes genéticas, uma propriedade de frango de corte em Pareci Novo (RS) e um abatedouro exportador em Bom Princípio (RS).

Durante a auditoria, os técnicos chineses acompanharam as práticas sanitárias e verificaram, in loco, os controles adotados tanto em granjas quanto em unidades industriais. O procedimento é, segundo chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal do DDA/Seapi, Fernando Groff, “a oportunidade de demonstrar a eficiência dos controles sanitário aplicados no Rio Grande do Sul, garantindo a condição de livre de doenças que impactam no mercado de exportação, como é o caso de doença de Newcastle e Influenza Aviária de Alta Patogenicidade [gripe aviária]”.

O embarque de frango gaúcho para a China foi suspenso após a detecção de um foco da doença de Newcastle em Anta Gorda, no Vale do Taquari, em julho de 2024. Quando havia perspectiva de retomada, a confirmação de um caso de influenza aviária em Montenegro, em maio deste ano, adiou novamente a abertura do mercado. Em poucos meses, ambos os episódios foram controlados, garantindo ao País o reconhecimento de status sanitário pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), mesmo assim as exportações para o mercado chinês não foram retomadas. 

PUBLICIDADE

Abertura de mercado também está no radar

Além do Rio Grande do Sul, a comitiva chinesa deverá passar por outros estados. São Paulo, Pará, Pernambuco e Distrito Federal estão no roteiro. O grupo desembarcou no Brasil na última segunda-feira, 22, e tem outros objetivos além da inspeção relacionada à gripe aviária.  

Um deles é visitar plantas frigoríficas para uma possível abertura do mercado de cálculo biliar bovino, conforme apuração do Agro Estadão. Chamadas também de pedras de fel ou pedras do boi, essas estruturas têm um valor alto para o mercado asiático, especialmente para a China. Elas são utilizadas, por exemplo, na medicina tradicional chinesa. 

Os chineses também pretendem fazer vistorias relacionadas à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) — doença da vaca louca. A inspeção sobre a enfermidade também é padrão.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

BNDES aprovou R$ 2,45 bi a produtores afetados pelo clima

Economia

BNDES aprovou R$ 2,45 bi a produtores afetados pelo clima

Linha de liquidação de dívidas rurais soma 8,3 mil operações em 16 estados; 61% dos recursos foram destinados a pequenos e médios produtores

Como saber se o vinho é seguro para consumo? Veja o que olhar no rótulo

Economia

Como saber se o vinho é seguro para consumo? Veja o que olhar no rótulo

Materiais gráficos reforçam a importância da leitura dos rótulos e contrarrótulos de produtos brasileiros e importados

Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café

Economia

Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café

País quer reduzir as importações e agregar valor ao café, gerando renda a pequenos produtores e empregos para jovens no campo

Shopping digital conecta consumidores a produtos da floresta

Economia

Shopping digital conecta consumidores a produtos da floresta

Espaço criado pelo Banco do Brasil e Amazon vai reunir itens produzidos por comunidades da Amazônia e Pantanal

PUBLICIDADE

Economia

Estoques certificados de café estão perto do menor nível em 20 anos

Efeito combinado de tarifas dos EUA, menor oferta brasileira e consumo forte intensifica a volatilidade do mercado, aponta consultoria

Economia

Compras chinesas de soja nos EUA custam caro e ampliam vantagem do Brasil

Presidente da consultoria AgResource afirma que a operação de importação de soja norte-americana pelos chineses é política

Economia

Associação eleva estimativas para exportação de soja, farelo e milho em novembro

Volume embarcado de soja em grão deve bater a marca de 4,71 milhões de toneladas, crescimento de 10,6% em relação à projeção anterior

Economia

China barra importação de frutos do mar do Japão

Medida é adotada em meio a escalada da crise diplomática entre os dois governos

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.