PUBLICIDADE

Clima

Defesa Civil do RS amplia alerta de risco severo para ventos, chuva e granizo; veja o deslocamento do ciclone

Ilópolis (RS) atingiu o maior índice de chuva, 84 milímetros nas últimas seis horas; Paraná registrou rajadas de vento acima dos 70km/h

Nome Colunistas

Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com

07/11/2025 - 18:45

Nuvens carregadas já provocam descargas elétricas e rajadas de vento. Foto: Adobe Stock
Nuvens carregadas já provocam descargas elétricas e rajadas de vento. Foto: Adobe Stock

Uma área de baixa pressão se formou entre a Argentina e o Paraguai. Nas próximas horas, o sistema deve evoluir para um ciclone extratropical, conforme antecipado pelo Agro Estadão. Segundo a Tempo OK, linhas de instabilidade já se formaram entre o Paraguai e o Paraná, nesta tarde. “As nuvens carregadas provocaram muitas descargas elétricas e rajadas de vento acima dos 70km/h, que foram registradas pelas estações meteorológicas no oeste do Estado”, informou a consultoria.

No Rio Grande do Sul, a Defesa Civil acompanha a possibilidade de rajadas de vento severas e tornados – especialmente nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste. O órgão atualizou, nesta sexta-feira, 7, o nível de criticidade nas proximidades de Passo Fundo, Vacaria e Santa Rosa. Também estão previstas chuvas intensas, com acumulados expressivos, queda de granizo de grande porte e ventos por conta do ciclone.

CONTEÚDO PATROCINADO
Área pela qual o ciclone deve se deslocar. Fonte: Tempo OK

Nas últimas seis horas, o município de Ilópolis (RS) atingiu o maior índice de chuva: 84 milímetros. Na sequência, Sobradinho, com 82 milímetros, e Porto Vera Cruz, com 78. Segundo Flávio Varone, meteorologista do Simagro-RS, o Estado ainda não registrou ventos fortes, mas a previsão é que eles se intensifiquem durante a noite.

“Tivemos algumas rajadas em torno de 40 km/h. Mas a tendência é que elas se intensifiquem, em função do processo de formação do ciclone. E aí, à noite, podemos ter ventos fortes aqui no Estado, de 60 a 70 km/h, podendo chegar até próximo de 100 km em algumas áreas isoladas durante a madrugada”, explicou Varone.

Na madrugada e manhã de sábado, 8, a atuação do ciclone extratropical sobre o oceano segue favorecendo chuva moderada a pontualmente forte em áreas da Costa Doce, no Litoral Norte e Médio, e na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), com acumulados variando entre 30 e 60 mm/dia. As rajadas de vento ainda persistem, variando entre 50 e 85 km/h, podendo chegar aos 100 km/h nessas região e também na parte Nordeste e Sul do RS, especialmente na madrugada e manhã.

PUBLICIDADE

A tendência é que, no domingo, 9, uma área de alta pressão favoreça o retorno do tempo estável, com presença de sol e variação de nebulosidade. 

Deslocamento do ciclone

As tempestades ainda podem atingir Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo entre a noite desta sexta-feira, 7, e a madrugada de sábado, 8. No decorrer do dia, a chuva atinge também a metade sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

O meteorologista Danilo Siden, do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), informou que as áreas mais impactadas pelo ciclone serão o litoral do Sul do País, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. “O período mais crítico para Santa Catarina será entre esta noite e amanhã de sábado. É onde a gente deve observar mais as rajadas de vento fortes e chuvas intensas”. 

De acordo com ele, regiões mais próximas ao sul do Estado do Mato Grosso do Sul e ao oeste do Estado do Paraná devem observar pancadas de chuva bastante fortes, com rajadas de vento. “Pontualmente, também não destacamos a possibilidade de queda de granizo nessas regiões”.

Durante a madrugada do sábado, 8, o centro do ciclone extratropical se desloca para o litoral catarinense e, no decorrer da manhã e tarde do sábado, avança no mar em direção à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Ventania e gabinete de crise em São Paulo

Em São Paulo, a Defesa Civil estadual prevê rajadas de até 115 km/h no litoral norte, 110 km/h na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, e até 100 km/h em Campinas, Sorocaba e na Região Metropolitana. O órgão anunciou a mobilização do gabinete de crise para monitorar os efeitos do sistema e adotar medidas emergenciais.

“Ventos acima de 70 km/h já são suficientes para causar destelhamentos e quedas de árvores. Com rajadas acima de 100 km/h, o risco de danos é elevado”, informou a Defesa Civil em nota.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

RS é atingido por novo tornado; veja os alertas de tempestades para esta quarta-feira

Clima

RS é atingido por novo tornado; veja os alertas de tempestades para esta quarta-feira

Fenômeno de curta duração atingiu cidade de Farroupilha, com ventos que podem ter passado de 100 km/h 

Calor e temporal: fim de semana já tem cara de verão; veja a previsão para sua região

Clima

Calor e temporal: fim de semana já tem cara de verão; veja a previsão para sua região

Produtores devem ficar atentos a temporais no RS e PA; entre SP, PR e SC, a previsão aponta para tempo mais estável e seco

Verão começou neste domingo com cenário favorável ao agro; veja a previsão

Clima

Verão começou neste domingo com cenário favorável ao agro; veja a previsão

Influência do La Niña tende a favorecer lavouras no Brasil central, mas excesso de umidade e irregularidade regional exigem manejo atento

Vinhedos destruídos por tornado unem agricultores da Serra Gaúcha

Clima

Vinhedos destruídos por tornado unem agricultores da Serra Gaúcha

Tornado em Flores da Cunha destruiu parreirais e movimenta força-tarefa para reconstrução de 73 hectares de videiras

PUBLICIDADE

Clima

Frio fora de época traz geada ao Sul do Brasil; veja imagens

Queda acentuada da temperatura atinge a região às vésperas do verão; meteorologistas indicam até quando o frio permanece

Clima

Corredor de umidade traz chuva volumosa ao País nesta semana, alerta Inmet

Em algumas áreas, os volumes que podem superar 300 milímetros até domingo, com risco de alagamentos e deslizamentos 

Clima

Fim de semana terá tempestades, ventos fortes e granizo; veja áreas sob alerta

Sistema de baixa pressão leva acumulados próximos de 100 mm, a partir desta sexta-feira, com possíveis impactos nas lavouras de soja e café

Clima

Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo

No RS, Defesa Civil confirma tornado em Flores da Cunha; meteorologistas apontam novas rajadas acima de 70 km/h no Sul e chuvas isoladas no Sudeste

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.