PUBLICIDADE

Clima

Ciclone extratropical pode causar tornados no RS e ventos de até 115 km/h em SP

Sistema se forma no Sul nesta sexta, 7, e avança para o Sudeste; Defesas Civis das duas regiões emitem alerta e anunciam ação integrada

Nome Colunistas

Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com

07/11/2025 - 05:00

Defesa Civil alerta que ventos tem "potencial para tornados” na manhã desta sexta, 7. Foto: Adobe Stock
Defesa Civil alerta que ventos tem "potencial para tornados” na manhã desta sexta, 7. Foto: Adobe Stock

O ciclone extratropical que se forma nesta sexta-feira, 7, no Sul do País, deve provocar tempestades severas, ventos extremos e chuvas volumosas em várias regiões do País. Órgãos estaduais e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertaram para risco de tornados, queda de granizo e alagamentos.

Como o sistema deve se deslocar pelos estados do Sul em direção a São Paulo, as Defesas Civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro anunciaram que vão atuar de forma integrada. 

CONTEÚDO PATROCINADO

Durante a evolução do sistema, os Centros de Monitoramento dos quatro órgãos compartilharão informações em tempo real para acompanhar o deslocamento do ciclone e seu comportamento em cada Estado, visando aumentar a acurácia das ações preventivas e de resposta.

Risco elevado no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil gaúcha informou que o sistema pode causar rajadas acima de 100 km/h, chuvas intensas e granizo de grande porte nas regiões noroeste, norte e nordeste do Estado. O órgão destaca o “potencial para tornados” até a manhã desta sexta, 7. 

Área com alerta vermelho para o Rio Grande do Sul. Fonte: Inmet

Também pode ocorrer chuva intensa e granizo de grande porte isolado em toda metade norte do Estado. Os acumulados oscilam entre 60 mm/dia e 100 mm/dia, podendo atingir os 150 mm/dia na região Central. Esses acumulados devem ocorrer em um período de 6h a 12h, entre a madrugada e início da tarde de sexta. 

PUBLICIDADE

Nas demais regiões, os volumes variam entre 10 mm/dia e 80 mm/dia. As rajadas de vento oscilam entre 50 km/h e 85 km/h no território gaúcho e podem ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte e áreas próximas da Costa Doce.

“O sistema tem características severas e pode provocar danos significativos, como destelhamentos e queda de árvores”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, em comunicado oficial.

O Inmet emitiu dois alertas de grande perigo — um para ventos intensos e outro para acumulados elevados de chuva — válidos até a noite de sexta-feira. A tendência é que, no domingo, 9, uma área de alta pressão favoreça o retorno do tempo estável, com presença de sol e variação de nebulosidade. 

Previsão de acumulados de chuva para o RS. Fonte: Defesa Civil RS

Ventania e gabinete de crise em São Paulo

Em São Paulo, a Defesa Civil estadual prevê rajadas de até 115 km/h no litoral norte, 110 km/h na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, e até 100 km/h em Campinas, Sorocaba e na Região Metropolitana. O órgão anunciou a mobilização do gabinete de crise para monitorar os efeitos do sistema e adotar medidas emergenciais.

“Ventos acima de 70 km/h já são suficientes para causar destelhamentos e quedas de árvores. Com rajadas acima de 100 km/h, o risco de danos é elevado”, informou a Defesa Civil em nota.

PUBLICIDADE

A previsão inclui chuvas fortes e descargas elétricas, especialmente entre a tarde de sexta e a madrugada de sábado. As rajadas previstas chamam atenção pela intensidade e podem causar danos, sobretudo em áreas urbanas e litorâneas. A previsão indica:

  • 115 km/h no Litoral Norte;
  • 110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Região de Itapeva;
  • 100 km/h na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira;
  • 95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.

Acumulados de chuva em SP

Segundo os meteorologistas da Defesa Civil, as chuvas tendem a ser fortes e rápidas. Os acumulados previstos variam por região:

  • Médio: região metropolitana da capital, Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Baixada Santista e Litoral Norte;
  • Alto: Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara;
  • Muito alto: Presidente Prudente e Marília.

O cenário pode provocar alagamentos pontuais, enxurradas rápidas e ocorrências relacionadas à instabilidade de encostas, especialmente em áreas de risco previamente mapeadas.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Ciclone extratropical deixa Sul, Sudeste e Centro-Oeste em alerta

Clima

Ciclone extratropical deixa Sul, Sudeste e Centro-Oeste em alerta

Há risco de tempestades e raios; rajadas de vento em torno de 100 km/h poderão ocorrer em áreas litorâneas e serranas do Sul e do Sudeste

Temporais com granizo atingem áreas agrícolas do RS e SC

Clima

Temporais com granizo atingem áreas agrícolas do RS e SC

Em Sarandi (RS), pedras de gelo chegaram a 120g. Em Santa Catarina, temporais avançaram principalmente sobre áreas do Meio-Oeste e da Serra

Ciclone deve causar tempestades e ventos acima de 80 km/h nesta semana

Clima

Ciclone deve causar tempestades e ventos acima de 80 km/h nesta semana

Fenômeno começa na sexta-feira, 7, dando origem ao ciclone, trazendo temporal e risco de granizo; veja quais regiões serão atingidas

Vendaval e granizo atingem o Paraná e comprometem lavouras

Clima

Vendaval e granizo atingem o Paraná e comprometem lavouras

Rajadas de até 95 km/h e pedras de granizo de 100 gramas afetaram produtores em várias regiões do Estado; Faep cobra ações emergenciais de crédito e seguro rural

PUBLICIDADE

Clima

Chuvas irregulares atrasam plantio da safra de verão

Conab aponta precipitações desiguais em várias regiões, com destaque para restrições hídricas no Centro-Oeste e Nordeste

Clima

Novembro deve ter calor acima da média e chuvas irregulares

Previsão do Inmet aponta déficit de chuva em importantes áreas agrícolas, com reflexos sobre o plantio de verão; veja a previsão por região

Clima

Em racionamento de água, SP deve receber bons volumes de chuva

Chuvas previstas nos próximos dias devem elevar a umidade e favorecer o plantio de soja, milho e cana em regiões agrícolas do interior paulista.

Clima

Período de chuvas intensas no país; veja a previsão para sua região

Inmet indica grandes volumes em Minas e no Paraná; Centro-Oeste terá aumento da umidade nos próximos dias 

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.