Clima
Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde
Ciclone extratropical se afasta e o sol aparece, mas chuva e rajadas de vento estão previstas; frente fria se aproxima só na próxima semana
Redação Agro Estadão
28/11/2025 - 18:43

A combinação entre calor, umidade e sistemas atmosféricos distintos deve marcar o comportamento do tempo em grande parte do Brasil neste fim de semana. Segundo a meteorologista Lívia Caetano, da Climatempo, a atuação de uma frente fria e de áreas de baixa pressão mantém “o sábado [29] marcado por instabilidades em boa parte do País, especialmente no Sul”, enquanto no domingo, 30, o fluxo de umidade intensifica pancadas e temporais em diversos estados.
Região Sul
O fim de semana começa com maior estabilidade, já que a frente fria e o ciclone extratropical se afastam. O sol predomina no sábado, 29, mas o leste da região deve ter mais nebulosidade. Há possibilidade de chuva fraca e isolada no litoral do Paraná e de Santa Catarina devido ao vento marítimo.
No Rio Grande do Sul, a combinação entre baixa pressão, calor e umidade favorece temporais isolados à tarde e à noite, especialmente nos Pampas, Campanha, oeste e litoral sul. As rajadas podem chegar a 70 km/h.
No domingo, 30, a formação de um sistema de baixa pressão muda o cenário: pancadas começam cedo na Campanha, sul e oeste gaúcho. À tarde, a chuva avança para o norte do Estado, na serra, região metropolitana de Porto Alegre e parte de SC e PR. As temperaturas caem no sul do Rio Grande do Sul. Segundo Lívia Caetano, “os temporais podem vir com raios e possibilidade de granizo”.
Sudeste
A influência de uma área de alta pressão garante tempo firme em grande parte de São Paulo e sul de Minas Gerais ao longo do fim de semana. No sábado, “a chuva aparece apenas no litoral paulista de forma fraca”. Já no Rio de Janeiro, Espírito Santo e no leste e norte de Minas, o calor e as perturbações atmosféricas provocam pancadas moderadas a fortes, com risco de tempestades principalmente no território capixaba e no leste mineiro.
No domingo, o padrão permanece: estabilidade em SP e RJ, enquanto o ES e áreas centrais, norte e leste de Minas registram pancadas fracas a moderadas. O calor predomina em toda a região, e a meteorologista destaca que a “umidade relativa fica abaixo dos 20% em áreas do interior paulista e do Triângulo Mineiro”.
Centro-Oeste
As instabilidades se concentram no norte do Mato Grosso e no interior de Goiás, onde as pancadas começam cedo no sábado e ganham força à tarde. No Mato Grosso do Sul, a chuva ocorre de forma fraca e isolada no oeste. O calor domina toda a região, e a umidade segue baixa, chegando a valores inferiores a 20% em grande parte do Mato Grosso do Sul e do sul e sudeste de Goiás.
No domingo, as pancadas seguem no norte de Mato Grosso e se espalham ao longo do dia para o oeste e noroeste, com risco de temporais. No norte de Goiás, a chuva ocorre de forma isolada.
No fim da tarde, instabilidades também atingem o noroeste e oeste do Mato Grosso do Sul, enquanto o restante da região mantém tempo firme. “O calor predomina e a umidade permanece baixa no leste do MS e no sul e sudeste de Goiás”, acrescenta Lívia.
Nordeste
A Bahia concentra parte das instabilidades do fim de semana, com chuva fraca a moderada no sul, oeste e no litoral. O sul do Maranhão e áreas do Piauí também registram pancadas moderadas a fortes. Em grande parte do Nordeste, porém, predomina o tempo firme.
A umidade permanece muito baixa em áreas do MA, PI, CE, RN, PB, PE e norte da BA, intensificando o calor e elevando o risco de queimadas. Lívia Caetano aponta que “o calor é intenso no Piauí e norte do Maranhão”, reforçando o alerta para desconforto térmico.
Norte
Instabilidades ganham força no Amazonas, Rondônia e Roraima, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais ao longo do fim de semana. No sul e oeste do Pará e no Tocantins, a chuva também aparece com intensidade, principalmente no período da tarde.
O norte do Pará e o Amapá permanecem com tempo mais aberto, sob forte calor. A meteorologista destaca que a combinação entre aquecimento e umidade mantém elevada a chance de tempestades em grande parte da região.
Como fica a próxima semana?
Segundo a meteorologista Desirée Brandt, da Nottus, na segunda-feira, 1º, o sistema de baixa pressão continua avançando e se aproxima do interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul. “E, a partir da terça-feira, até praticamente o fim da semana, a nova frente fria se posiciona na altura do sudeste do Brasil, promovendo bons acumulados de chuva entre a costa do sudeste e a região norte do País, favorecendo as áreas produtoras destas regiões”.

Já para a região Sul do Brasil, a expectativa é de irregularidade. “Tem chuva agora no fim de semana, mas é muito rápido, no domingo, segunda-feira, no máximo, e principalmente o Rio Grande do Sul deve ser penalizado”.
E, para o mês de dezembro, a expectativa, segundo Desirée, é que o Sul do Brasil tenha chuvas mais espaçadas e sem alcançar a média histórica.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Novo ciclone traz ventos de 100 km/h a partir de domingo; veja onde
2
Ciclone extratropical deixa Sul, Sudeste e Centro-Oeste em alerta
3
Defesa Civil do RS amplia alerta de risco severo para ventos, chuva e granizo; veja o deslocamento do ciclone
4
Ciclone extratropical pode causar tornados no RS e ventos de até 115 km/h em SP
5
Tornado devasta Rio Bonito do Iguaçu e deixa ao menos cinco mortos no Paraná
6
Com ventos de até 330 km/h, tornados destruíram propriedades rurais no Paraná
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Crise climática altera renda de comunidades tradicionais, aponta estudo
Levantamento identifica impactos como perda de território, insegurança alimentar e exclusão em decisões sobre políticas ambientais
Clima
Clima deve desafiar plantio de soja neste final de 2025; saiba como
Especialistas destacam risco de estresse hídrico e térmico nas principais regiões produtoras, que podem afetar produtividade e qualidade
Clima
ABMRA: 86% dos produtores consideram impacto da mudança climática na produção
Pesquisa aborda hábitos de mídia, padrões de compra, conectividade, adoção tecnológica e percepções ambientais
Clima
Áreas agrícolas têm prejuízos milionários após temporais em SC e RS
Fraiburgo (SC) estima perdas de R$ 6 milhões, enquanto Alto Uruguai (RS) enfrenta danos iniciais de R$ 20 milhões em lavouras e infraestrutura rural
Clima
Veja o vídeo: gado é resgatado por caiaques durante enchente em SC
Município de Luís Alves teve mais de 180 mm em um dia, volume de chuva previsto para todo o mês
Clima
Temporal provoca estragos em SC e volume de chuva supera média histórica; veja fotos
No Paraná, pedras de gelo de 3 cm causam estragos no campo e na cidade; em Goiás, temporal com ventos acima de 90 km/h também deixa danos
Clima
Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão
Tempestade com pedras de gelo gigantes em Erechim (RS) deixou quase 18 mil afetados, 73 feridos e destruição na zona rural
Clima
Frente fria espalha instabilidades pelo País no fim de semana; veja onde
Há risco de temporais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; no Paraná, há previsão de chuva forte e rajadas de vento de 40 km/h