PUBLICIDADE

Clima

Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde

Ciclone extratropical se afasta e o sol aparece, mas chuva e rajadas de vento estão previstas; frente fria se aproxima só na próxima semana

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

28/11/2025 - 18:43

Nova frente fria deve chegar no Brasil na próxima semana. | Foto: Adobe Stock
Nova frente fria deve chegar no Brasil na próxima semana. | Foto: Adobe Stock

A combinação entre calor, umidade e sistemas atmosféricos distintos deve marcar o comportamento do tempo em grande parte do Brasil neste fim de semana. Segundo a meteorologista Lívia Caetano, da Climatempo, a atuação de uma frente fria e de áreas de baixa pressão mantém “o sábado [29] marcado por instabilidades em boa parte do País, especialmente no Sul”, enquanto no domingo, 30, o fluxo de umidade intensifica pancadas e temporais em diversos estados.

Região Sul

O fim de semana começa com maior estabilidade, já que a frente fria e o ciclone extratropical se afastam. O sol predomina no sábado, 29, mas o leste da região deve ter mais nebulosidade. Há possibilidade de chuva fraca e isolada no litoral do Paraná e de Santa Catarina devido ao vento marítimo.

CONTEÚDO PATROCINADO

No Rio Grande do Sul, a combinação entre baixa pressão, calor e umidade favorece temporais isolados à tarde e à noite, especialmente nos Pampas, Campanha, oeste e litoral sul. As rajadas podem chegar a 70 km/h.

No domingo, 30, a formação de um sistema de baixa pressão muda o cenário: pancadas começam cedo na Campanha, sul e oeste gaúcho. À tarde, a chuva avança para o norte do Estado, na serra, região metropolitana de Porto Alegre e parte de SC e PR. As temperaturas caem no sul do Rio Grande do Sul. Segundo Lívia Caetano, “os temporais podem vir com raios e possibilidade de granizo”.

Sudeste

A influência de uma área de alta pressão garante tempo firme em grande parte de São Paulo e sul de Minas Gerais ao longo do fim de semana. No sábado, “a chuva aparece apenas no litoral paulista de forma fraca”. Já no Rio de Janeiro, Espírito Santo e no leste e norte de Minas, o calor e as perturbações atmosféricas provocam pancadas moderadas a fortes, com risco de tempestades principalmente no território capixaba e no leste mineiro.

PUBLICIDADE

No domingo, o padrão permanece: estabilidade em SP e RJ, enquanto o ES e áreas centrais, norte e leste de Minas registram pancadas fracas a moderadas. O calor predomina em toda a região, e a meteorologista destaca que a “umidade relativa fica abaixo dos 20% em áreas do interior paulista e do Triângulo Mineiro”.

Centro-Oeste

As instabilidades se concentram no norte do Mato Grosso e no interior de Goiás, onde as pancadas começam cedo no sábado e ganham força à tarde. No Mato Grosso do Sul, a chuva ocorre de forma fraca e isolada no oeste. O calor domina toda a região, e a umidade segue baixa, chegando a valores inferiores a 20% em grande parte do Mato Grosso do Sul e do sul e sudeste de Goiás.

No domingo, as pancadas seguem no norte de Mato Grosso e se espalham ao longo do dia para o oeste e noroeste, com risco de temporais. No norte de Goiás, a chuva ocorre de forma isolada.

No fim da tarde, instabilidades também atingem o noroeste e oeste do Mato Grosso do Sul, enquanto o restante da região mantém tempo firme. “O calor predomina e a umidade permanece baixa no leste do MS e no sul e sudeste de Goiás”, acrescenta Lívia.

Nordeste

A Bahia concentra parte das instabilidades do fim de semana, com chuva fraca a moderada no sul, oeste e no litoral. O sul do Maranhão e áreas do Piauí também registram pancadas moderadas a fortes. Em grande parte do Nordeste, porém, predomina o tempo firme.

PUBLICIDADE

A umidade permanece muito baixa em áreas do MA, PI, CE, RN, PB, PE e norte da BA, intensificando o calor e elevando o risco de queimadas. Lívia Caetano aponta que “o calor é intenso no Piauí e norte do Maranhão”, reforçando o alerta para desconforto térmico.

Norte

Instabilidades ganham força no Amazonas, Rondônia e Roraima, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais ao longo do fim de semana. No sul e oeste do Pará e no Tocantins, a chuva também aparece com intensidade, principalmente no período da tarde.

O norte do Pará e o Amapá permanecem com tempo mais aberto, sob forte calor. A meteorologista destaca que a combinação entre aquecimento e umidade mantém elevada a chance de tempestades em grande parte da região.

Como fica a próxima semana?

Segundo a meteorologista Desirée Brandt, da Nottus, na segunda-feira, 1º, o sistema de baixa pressão continua avançando e se aproxima do interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul. “E, a partir da terça-feira, até praticamente o fim da semana, a nova frente fria se posiciona na altura do sudeste do Brasil, promovendo bons acumulados de chuva entre a costa do sudeste e a região norte do País, favorecendo as áreas produtoras destas regiões”.



Já para a região Sul do Brasil, a expectativa é de irregularidade. “Tem chuva agora no fim de semana, mas é muito rápido, no domingo, segunda-feira, no máximo, e principalmente o Rio Grande do Sul deve ser penalizado”. 

E, para o mês de dezembro, a expectativa, segundo Desirée, é que o Sul do Brasil tenha chuvas mais espaçadas e sem alcançar a média histórica.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

PR: Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2

Clima

PR: Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2

Com ventos estimados entre 180 km/h e 253 km/h, fenômeno atingiu 350 casas no último sábado, impactando 1,2 mil pessoas

La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre

Clima

La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre

Projeções apontam rápida transição para o período de neutralidade e probabilidade de 57% de ocorrência de El Niño entre julho e setembro

Calor intenso e ciclone extratropical marcam o fim de semana; veja onde

Clima

Calor intenso e ciclone extratropical marcam o fim de semana; veja onde

Centro-Sul e Matopiba enfrentam estresse hídrico, enquanto ciclone extratropical pode provocar ventos fortes, granizo e chuva volumosa no Sul

Ano começa com cenário climático desafiador; veja a previsão para janeiro

Clima

Ano começa com cenário climático desafiador; veja a previsão para janeiro

Inmet prevê volumes desiguais de chuva e temperaturas elevadas, com impactos diretos sobre a atividade agropecuária

PUBLICIDADE

Clima

País tem geada e alerta vermelho de chuva intensa; veja regiões atingidas

SC e RS registraram frio típico de inverno; corredor de umidade mantém volumes de chuva elevados até sexta-feira, 9

Clima

Chuvas provocam estragos em SC, mantêm alerta e exigem atenção na virada do ano

Estado tem risco elevado de alagamentos nesta quarta-feira, 31; no País, tempo segue instável em várias regiões

Clima

Calor acima da média e chuva irregular marcam a virada do ano no Brasil

Onda de calor avança sobre Sul, Sudeste e Centro-Oeste até domingo; precipitação segue mal distribuída e eleva riscos no campo e nas cidades

Clima

Onda de calor pode levar temperaturas a até 41 °C; veja onde

Avisos indicam calor persistente e risco à saúde até segunda-feira, 29, em áreas do Sudeste, Sul e Centro-Oeste

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.