PUBLICIDADE

Clima

Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde

Ciclone extratropical se afasta e o sol aparece, mas chuva e rajadas de vento estão previstas; frente fria se aproxima só na próxima semana

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

28/11/2025 - 18:43

Nova frente fria deve chegar no Brasil na próxima semana. | Foto: Adobe Stock
Nova frente fria deve chegar no Brasil na próxima semana. | Foto: Adobe Stock

A combinação entre calor, umidade e sistemas atmosféricos distintos deve marcar o comportamento do tempo em grande parte do Brasil neste fim de semana. Segundo a meteorologista Lívia Caetano, da Climatempo, a atuação de uma frente fria e de áreas de baixa pressão mantém “o sábado [29] marcado por instabilidades em boa parte do País, especialmente no Sul”, enquanto no domingo, 30, o fluxo de umidade intensifica pancadas e temporais em diversos estados.

Região Sul

O fim de semana começa com maior estabilidade, já que a frente fria e o ciclone extratropical se afastam. O sol predomina no sábado, 29, mas o leste da região deve ter mais nebulosidade. Há possibilidade de chuva fraca e isolada no litoral do Paraná e de Santa Catarina devido ao vento marítimo.

CONTEÚDO PATROCINADO

No Rio Grande do Sul, a combinação entre baixa pressão, calor e umidade favorece temporais isolados à tarde e à noite, especialmente nos Pampas, Campanha, oeste e litoral sul. As rajadas podem chegar a 70 km/h.

No domingo, 30, a formação de um sistema de baixa pressão muda o cenário: pancadas começam cedo na Campanha, sul e oeste gaúcho. À tarde, a chuva avança para o norte do Estado, na serra, região metropolitana de Porto Alegre e parte de SC e PR. As temperaturas caem no sul do Rio Grande do Sul. Segundo Lívia Caetano, “os temporais podem vir com raios e possibilidade de granizo”.

Sudeste

A influência de uma área de alta pressão garante tempo firme em grande parte de São Paulo e sul de Minas Gerais ao longo do fim de semana. No sábado, “a chuva aparece apenas no litoral paulista de forma fraca”. Já no Rio de Janeiro, Espírito Santo e no leste e norte de Minas, o calor e as perturbações atmosféricas provocam pancadas moderadas a fortes, com risco de tempestades principalmente no território capixaba e no leste mineiro.

PUBLICIDADE

No domingo, o padrão permanece: estabilidade em SP e RJ, enquanto o ES e áreas centrais, norte e leste de Minas registram pancadas fracas a moderadas. O calor predomina em toda a região, e a meteorologista destaca que a “umidade relativa fica abaixo dos 20% em áreas do interior paulista e do Triângulo Mineiro”.

Centro-Oeste

As instabilidades se concentram no norte do Mato Grosso e no interior de Goiás, onde as pancadas começam cedo no sábado e ganham força à tarde. No Mato Grosso do Sul, a chuva ocorre de forma fraca e isolada no oeste. O calor domina toda a região, e a umidade segue baixa, chegando a valores inferiores a 20% em grande parte do Mato Grosso do Sul e do sul e sudeste de Goiás.

No domingo, as pancadas seguem no norte de Mato Grosso e se espalham ao longo do dia para o oeste e noroeste, com risco de temporais. No norte de Goiás, a chuva ocorre de forma isolada.

No fim da tarde, instabilidades também atingem o noroeste e oeste do Mato Grosso do Sul, enquanto o restante da região mantém tempo firme. “O calor predomina e a umidade permanece baixa no leste do MS e no sul e sudeste de Goiás”, acrescenta Lívia.

Nordeste

A Bahia concentra parte das instabilidades do fim de semana, com chuva fraca a moderada no sul, oeste e no litoral. O sul do Maranhão e áreas do Piauí também registram pancadas moderadas a fortes. Em grande parte do Nordeste, porém, predomina o tempo firme.

PUBLICIDADE

A umidade permanece muito baixa em áreas do MA, PI, CE, RN, PB, PE e norte da BA, intensificando o calor e elevando o risco de queimadas. Lívia Caetano aponta que “o calor é intenso no Piauí e norte do Maranhão”, reforçando o alerta para desconforto térmico.

Norte

Instabilidades ganham força no Amazonas, Rondônia e Roraima, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais ao longo do fim de semana. No sul e oeste do Pará e no Tocantins, a chuva também aparece com intensidade, principalmente no período da tarde.

O norte do Pará e o Amapá permanecem com tempo mais aberto, sob forte calor. A meteorologista destaca que a combinação entre aquecimento e umidade mantém elevada a chance de tempestades em grande parte da região.

Como fica a próxima semana?

Segundo a meteorologista Desirée Brandt, da Nottus, na segunda-feira, 1º, o sistema de baixa pressão continua avançando e se aproxima do interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul. “E, a partir da terça-feira, até praticamente o fim da semana, a nova frente fria se posiciona na altura do sudeste do Brasil, promovendo bons acumulados de chuva entre a costa do sudeste e a região norte do País, favorecendo as áreas produtoras destas regiões”.



Já para a região Sul do Brasil, a expectativa é de irregularidade. “Tem chuva agora no fim de semana, mas é muito rápido, no domingo, segunda-feira, no máximo, e principalmente o Rio Grande do Sul deve ser penalizado”. 

E, para o mês de dezembro, a expectativa, segundo Desirée, é que o Sul do Brasil tenha chuvas mais espaçadas e sem alcançar a média histórica.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Crise climática altera renda de comunidades tradicionais, aponta estudo

Clima

Crise climática altera renda de comunidades tradicionais, aponta estudo

Levantamento identifica impactos como perda de território, insegurança alimentar e exclusão em decisões sobre políticas ambientais

Clima deve desafiar plantio de soja neste final de 2025; saiba como

Clima

Clima deve desafiar plantio de soja neste final de 2025; saiba como

Especialistas destacam risco de estresse hídrico e térmico nas principais regiões produtoras, que podem afetar produtividade e qualidade

ABMRA: 86% dos produtores consideram impacto da mudança climática na produção

Clima

ABMRA: 86% dos produtores consideram impacto da mudança climática na produção

Pesquisa aborda hábitos de mídia, padrões de compra, conectividade, adoção tecnológica e percepções ambientais

Áreas agrícolas têm prejuízos milionários após temporais em SC e RS

Clima

Áreas agrícolas têm prejuízos milionários após temporais em SC e RS

Fraiburgo (SC) estima perdas de R$ 6 milhões, enquanto Alto Uruguai (RS) enfrenta danos iniciais de R$ 20 milhões em lavouras e infraestrutura rural

PUBLICIDADE

Clima

Veja o vídeo: gado é resgatado por caiaques durante enchente em SC

Município de Luís Alves teve mais de 180 mm em um dia, volume de chuva previsto para todo o mês

Clima

Temporal provoca estragos em SC e volume de chuva supera média histórica; veja fotos

No Paraná, pedras de gelo de 3 cm causam estragos no campo e na cidade; em Goiás, temporal com ventos acima de 90 km/h também deixa danos

Clima

Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão

Tempestade com pedras de gelo gigantes em Erechim (RS) deixou quase 18 mil afetados, 73 feridos e destruição na zona rural

Clima

Frente fria espalha instabilidades pelo País no fim de semana; veja onde

Há risco de temporais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; no Paraná, há previsão de chuva forte e rajadas de vento de 40 km/h

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.