PUBLICIDADE

Clima

Temporal provoca estragos em SC e volume de chuva supera média histórica; veja fotos

No Paraná, pedras de gelo de 3 cm causam estragos no campo e na cidade; em Goiás, temporal com ventos acima de 90 km/h também deixa danos

Nome Colunistas

Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com

25/11/2025 - 11:40

Tempestade em Santa Catarina veio acompanhada de ventos, granizo e raios. | Foto: Fetraf-SC
Tempestade em Santa Catarina veio acompanhada de ventos, granizo e raios. | Foto: Fetraf-SC

Os temporais que atingiram Santa Catarina entre segunda, 24, e a madrugada desta terça-feira, 25, provocaram alagamentos, quedas de árvores e deixaram dezenas de pessoas desabrigadas em várias regiões do Estado.  O mau tempo veio acompanhado de ventos, granizo e raios. Também foram registrados prejuízos em lavouras e propriedades rurais. 

Em função das fortes chuvas que começaram no fim de semana, seis municípios declararam situação de emergência: São João do Itaperiú, Luiz Alves, Balneário Barra do Sul, Petrolândia, Lontras e Ibirama.

CONTEÚDO PATROCINADO

Em algumas cidades, o volume de chuva das últimas 24 horas ultrapassou a média histórica de todo o mês de novembro. Segundo o levantamento da Defesa Civil catarinense, 33 municípios registraram ocorrências e cerca de 150 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas. A previsão é que as instabilidades percam força a partir desta terça, mas, de acordo com o órgão, o risco de deslizamentos permanece elevado.

Vale do Itajaí e litoral norte concentram os maiores danos

Os maiores acumulados foram registrados em Luiz Alves, onde a precipitação chegou a 180 mm em 24 horas, valor que equivale ao esperado para todo o mês. Municípios vizinhos registraram mais de 100 mm. Em vários trechos urbanos, ruas ficaram submersas, casas foram invadidas pela água e serviços essenciais tiveram interrupções.

Luiz Alves foi o município mais afetado. Bairros inteiros ficaram alagados, com ruas intransitáveis e desalojamento de famílias. A prefeitura suspendeu as aulas e montou um abrigo provisório para os moradores. 

PUBLICIDADE

No Litoral Norte, o canal de acesso ao Porto de Itajaí chegou a ser fechado por quase oito horas por conta dos ventos fortes.

No Alto Vale do Itajaí, região conhecida pelo plantio de tabaco, cebola e hortaliças, a Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetraf-SC) aponta prejuízos severos. “Principalmente quando se trata de tabaco e hortaliças, a perda onde que o granizo atingiu é praticamente total para os agricultores”, disse o coordenador da instituição, Rodrigo Preis. 

Também há relatos de perdas em lavouras de milho e danos em pomares no Oeste do Estado — principalmente em Rio das Antas e Fraiburgo. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.

Risco de deslizamentos permanece 

Para esta terça, 25, a previsão indica redução das instabilidades no Estado. Segundo o meteorologista Pedro Souza, da Defesa Civil, “entre os Planaltos, Litoral e Vale do Itajaí, o sol aparece, mas a nebulosidade fica mais presente e há condições para chuva e temporais isolados, especialmente no período da tarde, devido ao calor e umidade, mas o risco é baixo para ocorrências associadas”. Ainda assim, o solo encharcado mantém potencial para deslizamentos, especialmente no Litoral Norte e no Médio Vale.

Entre quarta, 26, e sexta, 28, a tendência, segundo o especialista, é de estabilização, com predomínio de sol e apenas chuvas fracas e isoladas no litoral. 

PUBLICIDADE
Pedras de gelo, com aproximadamente 3 cm em Ponta Grosso, no Paraná. Foto: Defesa Civil

Temporais também atingiram o Paraná

Em Ponta Grossa (PR), as pedras de gelo, com aproximadamente 3 cm de diâmetro, provocaram danos significativos em residências e estabelecimentos, resultando em destelhamentos e pontos isolados de alagamento. 

As imagens dos radares do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) flagraram o momento da tempestade por volta das 17h. A chuva atravessou a área urbana na direção de Carambeí. No domingo foram registrados granizos em Guarapuava, Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul. 

O governo informou, por meio de nota, que os estragos na cidade ainda estão sendo mapeados em parceria com a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros. Na noite desta segunda,  

um caminhão seguiu para a cidade com lonas e kits dormitório (lençol, travesseiro, cobertor, fronha, etc). Nesta terça-feira, 25, serão enviados 2.600 telhas e 300 colchões.

Chuvas no centro-oeste

Uma forte chuva também atingiu Rio Verde (GO) na tarde desta segunda-feira, 24, provocando estragos. Em apenas 20 minutos, o temporal acumulou 80 mm de chuva, volume previsto para quase uma semana, acompanhado de rajadas de vento que chegaram a 91,8 km/h, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O cenário surpreendeu moradores, alagou ruas e interrompeu serviços essenciais.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Veja o vídeo: gado é resgatado por caiaques durante enchente em SC

Clima

Veja o vídeo: gado é resgatado por caiaques durante enchente em SC

Município de Luís Alves teve mais de 180 mm em um dia, volume de chuva previsto para todo o mês

Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão

Clima

Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão

Tempestade com pedras de gelo gigantes em Erechim (RS) deixou quase 18 mil afetados, 73 feridos e destruição na zona rural

Frente fria espalha instabilidades pelo País no fim de semana; veja onde

Clima

Frente fria espalha instabilidades pelo País no fim de semana; veja onde

Há risco de temporais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; no Paraná, há previsão de chuva forte e rajadas de vento de 40 km/h

Especialistas cogitam aquecimento do Pacífico, mas não confirmam El Niño em 2026

Clima

Especialistas cogitam aquecimento do Pacífico, mas não confirmam El Niño em 2026

Serviço climático dos EUA projeta La Niña até o fim de 2025 com tendência de transição para neutralidade no primeiro trimestre do próximo ano

PUBLICIDADE

Clima

Novo ciclone traz ventos de 100 km/h a partir de domingo; veja onde

Inmet emitiu alerta de grande perigo para tempestades em áreas do RS, SC, PR e MS; há possibilidade de tornados e risco para áreas agrícolas

Clima

Chuvas impulsionam safra, mas excesso preocupa em MG, MT e GO

Inmet projeta boa umidade no Centro-Oeste e Sudeste, mas alerta que déficit hídrico persiste no Amapá, Roraima e em parte da Bahia e Pará

Clima

La Niña: atraso da soja acende alerta para o milho safrinha

Rio Grande do Sul volta a ser o ponto de atenção com o avanço do fenômeno, mas consultoria destaca que potencial produtivo segue elevado

Clima

Tornado destrói granja de suínos e produtor cobra alertas mais precisos

Com ventos de 250 km/h, tornado arrasou granja, matou animais e devastou lavouras no centro-sul do Paraná; veja as imagens

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.