Clima
Frente fria espalha instabilidades pelo País no fim de semana; veja onde
Há risco de temporais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; no Paraná, há previsão de chuva forte e rajadas de vento de 40 km/h
Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com
21/11/2025 - 19:08

A chegada de uma frente fria muda o tempo no Brasil neste fim de semana. Segundo a meteorologista Lívia Caetano, da Climatempo, o sistema provoca chuva forte no Sul, reforça áreas de instabilidade no Sudeste e mantém precipitações intensas no Norte e no Nordeste. No entanto, temperaturas continuam altas em grande parte do País, com quedas pontuais em algumas áreas.
Nordeste
A Bahia concentra chuva em grande parte do Estado no sábado, 22. Maranhão, Piauí, Sergipe e Pernambuco registram pancadas fortes. No Rio Grande do Norte, na Paraíba, no Ceará e no norte pernambucano, a umidade cai abaixo de 30%.
No domingo, 23, o sul e o oeste baianos mantêm chuva forte. Maranhão e Piauí seguem com instabilidades. As demais áreas da região terão tempo firme e muito calor.
Norte
Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima devem registrar chuva forte e risco de temporais. De acordo com a especialista, Tocantins e o oeste e centro-sul do Pará também devem registrar instabilidades no fim de semana. No Amapá, a chuva é fraca a moderada no sábado e o tempo fica mais firme no domingo, principalmente no nordeste do Estado.
Sudeste
O fim de semana começa com manhã de tempo firme, mas as instabilidades aumentam a partir do meio do dia. O sul, o litoral e o interior de São Paulo, o sul e o oeste de Minas e o Triângulo Mineiro registram pancadas moderadas a fortes por causa do calor, da umidade e da atuação de um cavado. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a chuva ocorre de forma isolada à tarde.
No domingo, o dia começa instável no sul e no litoral paulista e em áreas de Minas. À tarde, a chuva ganha força em São Paulo, na Zona da Mata, no centro mineiro, no Rio e no sul capixaba, com risco de temporais. As temperaturas diminuem no leste e no sul de São Paulo e no sul de Minas.
Centro-Oeste
O sábado será marcado por calor, umidade e influência da baixa pressão no Paraguai, o que favorece pancadas moderadas a fortes em Mato Grosso, Goiás e na maior parte de Mato Grosso do Sul. No sul do Estado, o tempo continua seco e quente.
No domingo, Goiás e Mato Grosso terão chuva desde cedo. “Em Mato Grosso do Sul, à tarde, as pancadas se intensificam na maior parte da região, diminuindo apenas à noite”. As temperaturas seguem altas em todos os estados.

Produtores relatam replantio e prejuízos causados pela falta de chuvas
A previsão para Mato Grosso é bem vista nesse momento. Segundo a Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), a falta de chuvas regulares tem preocupado produtores do médio-norte do Estado, que relatam atrasos, replantio e aumento nos custos da safra 2025/26 e temem o comprometimento da janela do milho.
De acordo com a associação, em Ipiranga do Norte, a situação é crítica. Relatos de chuvas irregulares e mal distribuídas levaram produtores a recorrer ao pivô para tentar salvar as lavouras, apesar do alto custo da irrigação. Em Sorriso, o produtor Diogo Damiani destacou que o plantio foi um dos mais longos da história do município. “O que vinha acumulado de chuva no mês de setembro, no mês de outubro praticamente não aconteceu. Passamos os últimos 30 dias aqui com apenas 18 milímetros. Finalizamos o plantio praticamente no dia 5 de novembro”, contou.
Região Sul
A frente fria mantém o sábado, 22, instável no Rio Grande do Sul, em especial no litoral, na Região Metropolitana de Porto Alegre e na faixa norte. Nessas áreas, há registro de pancadas moderadas a fortes, com trovoadas. A meteorologista afirma que o Estado fica “em atenção por causa da chuva mais intensa”.
Em Santa Catarina, o leste catarinense também tem risco de temporais. No Paraná, o leste, o litoral e o sul do estado registram chuva forte e rajadas que chegam a 40 km/h.
No domingo, 23, o sistema se afasta, mas ainda provoca chuva moderada e trovoadas no nordeste e no norte gaúchos. Entre os litorais catarinense e paranaense, a frente fria e um cavado meteorológico mantêm temporais isolados. As temperaturas caem na maior parte da região, com exceção do noroeste gaúcho e do norte paranaense.
Geada a um mês do verão
Nesta quinta-feira, 20, a serra catarinense amanheceu coberta por geada — um cenário incomum para a época do ano. As temperaturas ficaram abaixo dos 3°C em cidades já conhecidas pelas baixas temperaturas, como Bom Jardim da Serra e São Joaquim.
Segundo a meteorologista Desirée Brandt, da Nottus, o fenômeno foi causada pela presença de uma massa de ar seco e frio da retaguarda da frente fria que avançou pelo Estado nos últimos dias. “A temperatura mais baixa é um dos fatores que tem tirado a energia da atmosfera para a formação de nuvens de chuva. Agora a temperatura já voltou a subir, já temos uma nova frente fria a caminho”. Apesar disso, de acordo com a especialista, não há expectativa de novos episódios nos próximos dias, principalmente em áreas produtoras.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña persiste em 2026; saiba como será a atuação nas principais regiões produtoras
2
Onda de calor pode levar temperaturas a até 41 °C; veja onde
3
Chuvas provocam estragos em SC, mantêm alerta e exigem atenção na virada do ano
4
Calor acima da média e chuva irregular marcam a virada do ano no Brasil
5
Calor e temporal: fim de semana já tem cara de verão; veja a previsão para sua região
6
Frio fora de época traz geada ao Sul do Brasil; veja imagens
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
Projeções apontam rápida transição para o período de neutralidade e probabilidade de 57% de ocorrência de El Niño entre julho e setembro
Clima
Calor intenso e ciclone extratropical marcam o fim de semana; veja onde
Centro-Sul e Matopiba enfrentam estresse hídrico, enquanto ciclone extratropical pode provocar ventos fortes, granizo e chuva volumosa no Sul
Clima
Ano começa com cenário climático desafiador; veja a previsão para janeiro
Inmet prevê volumes desiguais de chuva e temperaturas elevadas, com impactos diretos sobre a atividade agropecuária
Clima
País tem geada e alerta vermelho de chuva intensa; veja regiões atingidas
SC e RS registraram frio típico de inverno; corredor de umidade mantém volumes de chuva elevados até sexta-feira, 9
Clima
Chuvas provocam estragos em SC, mantêm alerta e exigem atenção na virada do ano
Estado tem risco elevado de alagamentos nesta quarta-feira, 31; no País, tempo segue instável em várias regiões
Clima
Calor acima da média e chuva irregular marcam a virada do ano no Brasil
Onda de calor avança sobre Sul, Sudeste e Centro-Oeste até domingo; precipitação segue mal distribuída e eleva riscos no campo e nas cidades
Clima
Onda de calor pode levar temperaturas a até 41 °C; veja onde
Avisos indicam calor persistente e risco à saúde até segunda-feira, 29, em áreas do Sudeste, Sul e Centro-Oeste
Clima
Chuvas intensas marcam o Natal no Rio Grande do Sul; instabilidades continuam
Defesa Civil registra danos em pelo menos oito municípios após temporais entre 24 e 25 de dezembro