Clima
Novo ciclone traz ventos de 100 km/h a partir de domingo; veja onde
Inmet emitiu alerta de grande perigo para tempestades em áreas do RS, SC, PR e MS; há possibilidade de tornados e risco para áreas agrícolas
Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com
14/11/2025 - 17:56

Uma frente fria intensa, associada à formação de um novo ciclone extratropical próximo à foz do Rio da Prata (RS), deve provocar condições severas de tempo, a partir deste domingo, 16, no Sul, Centro-Oeste e Sudeste do País.
Segundo a Tempo OK, as precipitações começam já nesta sexta-feira, 14, com volumes moderados, mas se intensificam no domingo, 16, quando “novas áreas de instabilidade voltam a se formar, com chance de chuva forte e temporais isolados, principalmente no Sul e Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso do Sul”.
Na madrugada e manhã de domingo, o risco maior se concentra no Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. À tarde e à noite, o sistema se expande para Paraná e Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho (grande perigo) para tempestades nessas áreas.

Estão previstos volumes que podem passar de 60 milímetros por hora e ventos superiores a 100 km/h, com possibilidade de tornados. Veja mais informações abaixo.
Chuva forte e risco para lavouras
Na madrugada de segunda,17, a instabilidade avança com chuvas para São Paulo, atingindo principalmente o sudoeste e o oeste do Estado. Durante o dia, também alcança Goiás e Minas Gerais. O cenário, segundo a consultoria meteorológica, inclui “ventos fortes, raios e granizo, o que requer atenção especial para as lavouras de soja, pastagens, cana-de-açúcar e eucalipto”.
Na segunda-feira, 17, o sistema avança para o Sudeste. A Tempo OK aponta que a chuva deve alcançar “a altura do Espírito Santo e sul da Bahia” na terça, 18, com acumulados significativos, porém “sem potencial para transtornos em áreas de café ou cacau”.
Após a passagem da frente fria, o Inmet prevê queda acentuada das temperaturas, com possibilidade de geadas em áreas da Região Sul na terça-feira.
Alerta vermelho: ventos acima de 100 km/h e possibilidade de tornados
As áreas de maior risco correspondem exatamente ao corredor destacado no alerta do Inmet, que abrange:
- grande parte do Mato Grosso do Sul,
- oeste e centro do Paraná,
- oeste e centro de Santa Catarina,
- oeste, centro e norte do Rio Grande do Sul.

Segundo o Instituto, a frente fria terá força incomum para novembro. O órgão prevê “pancadas de chuva por vezes fortes, alta incidência de trovoadas, queda de granizo e fortes rajadas de vento, as quais podem superar os 100 km/h”. O Inmet afirma ainda que não estão descartados fenômenos severos “tais como tornados e downbursts, em áreas do sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul”.
Downburst é uma rajada descendente muito intensa que se forma dentro de uma tempestade: o ar frio despenca rapidamente e, ao atingir o solo, se espalha em todas as direções. Diferentemente do tornado, não há rotação, ele é um jato de vento vertical, capaz de derrubar árvores e estruturas.
Por causa do rápido deslocamento do sistema, o Inmet alerta para a formação de linhas de instabilidade, que podem anteceder a chegada da frente fria e intensificar os temporais.
Mapas indicam extremos antes e depois da virada do tempo
Os mapas da Tempo OK mostram, nos próximos dias, chuvas superiores a 100 mm no Sul e parte do Centro-Oeste, além de temperaturas que podem chegar a 36°C a 38°C no Centro-Oeste, Norte e Nordeste antes da chegada do sistema.

A umidade do solo segue baixa no Nordeste e em áreas de Mato Grosso e Goiás, enquanto o Sul e o Sudeste apresentam condições mais favoráveis, mas com risco de encharcamento após os volumes previstos.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña persiste em 2026; saiba como será a atuação nas principais regiões produtoras
2
Onda de calor pode levar temperaturas a até 41 °C; veja onde
3
Chuvas provocam estragos em SC, mantêm alerta e exigem atenção na virada do ano
4
Calor acima da média e chuva irregular marcam a virada do ano no Brasil
5
Calor e temporal: fim de semana já tem cara de verão; veja a previsão para sua região
6
Frio fora de época traz geada ao Sul do Brasil; veja imagens
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
Projeções apontam rápida transição para o período de neutralidade e probabilidade de 57% de ocorrência de El Niño entre julho e setembro
Clima
Calor intenso e ciclone extratropical marcam o fim de semana; veja onde
Centro-Sul e Matopiba enfrentam estresse hídrico, enquanto ciclone extratropical pode provocar ventos fortes, granizo e chuva volumosa no Sul
Clima
Ano começa com cenário climático desafiador; veja a previsão para janeiro
Inmet prevê volumes desiguais de chuva e temperaturas elevadas, com impactos diretos sobre a atividade agropecuária
Clima
País tem geada e alerta vermelho de chuva intensa; veja regiões atingidas
SC e RS registraram frio típico de inverno; corredor de umidade mantém volumes de chuva elevados até sexta-feira, 9
Clima
Chuvas provocam estragos em SC, mantêm alerta e exigem atenção na virada do ano
Estado tem risco elevado de alagamentos nesta quarta-feira, 31; no País, tempo segue instável em várias regiões
Clima
Calor acima da média e chuva irregular marcam a virada do ano no Brasil
Onda de calor avança sobre Sul, Sudeste e Centro-Oeste até domingo; precipitação segue mal distribuída e eleva riscos no campo e nas cidades
Clima
Onda de calor pode levar temperaturas a até 41 °C; veja onde
Avisos indicam calor persistente e risco à saúde até segunda-feira, 29, em áreas do Sudeste, Sul e Centro-Oeste
Clima
Chuvas intensas marcam o Natal no Rio Grande do Sul; instabilidades continuam
Defesa Civil registra danos em pelo menos oito municípios após temporais entre 24 e 25 de dezembro