Clima
Corredor de umidade traz chuva volumosa ao País nesta semana, alerta Inmet
Em algumas áreas, os volumes que podem superar 300 milímetros até domingo, com risco de alagamentos e deslizamentos
Redação Agro Estadão
16/12/2025 - 09:45

A formação de um corredor de umidade deve marcar o tempo no Brasil nesta semana. O fenômeno deve se organizar como uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema típico do verão, que leva a grandes volumes de chuva do Norte ao Sudeste do País. O alerta foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicado nesta terça-feira, 16.

Segundo o Inmet, o sistema favorece acumulados elevados em áreas do Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há alertas de grande perigo, em vigência até quarta, 17, para tempestades e chuvas intensas em várias regiões.
Região Norte
Os maiores volumes devem se concentrar no Amazonas, onde a combinação de calor e umidade favorece a instabilidade. Os acumulados podem variar entre 60 e 150 milímetros, com áreas pontuais acima de 150 milímetros em sete dias. Também há previsão de chuva no norte do Amapá, influenciado pela Zona de Convergência Intertropical.
Em outras áreas da região, os volumes tendem a ser mais distribuídos, entre 50 e 70 milímetros na semana. Já no sul do Amapá, norte do Pará e em Roraima, a previsão é de pouca chuva ou pancadas rápidas e isoladas. A umidade relativa do ar deve permanecer elevada, acima de 60%, com exceção do norte do Pará e de Roraima, onde pode cair para 30% a 40%.
Nordeste
Em praticamente toda a região, a previsão é de ausência de chuva ao longo da semana. A exceção são o norte do Maranhão e do Piauí, onde podem ocorrer pancadas a partir de quarta-feira, mas com baixos acumulados. O Inmet destaca ainda baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente na faixa entre Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, com valores entre 20% e 30%, podendo ficar abaixo de 15% em pontos do interior pernambucano e do norte baiano.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a previsão indica chuva volumosa em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, com acumulados entre 100 e 200 milímetros em sete dias. O maior destaque é a faixa que vai do norte de Mato Grosso ao sul de Goiás, sob influência direta do canal de umidade.
De acordo com o Inmet, “os volumes de chuva no epicentro do canal de umidade podem ficar entre 100 e 200 milímetros, pontualmente superando 300 milímetros em sete dias no Mato Grosso”. Os dias mais críticos devem ocorrer entre quarta, 17, e domingo, 21, quando as pancadas tendem a ser mais severas. No Mato Grosso do Sul, o cenário é mais seco, com menor favorecimento de chuvas.
O Inmet publicou alerta amarelo (perigo), nos quais aponta chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos.

Sudeste
No Sudeste, a previsão aponta chuva volumosa até quinta-feira, 18, principalmente em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O sul do Espírito Santo também deve ser atingido, com acumulados menores devido à passagem de uma frente fria pelo oceano.
Há indicação de tempestades no Vale do Paraíba, Serra do Mar, Mantiqueira, sul de Minas, Triângulo Mineiro e em grande parte do território fluminense. Nesses locais, os volumes podem variar entre 100 e 200 milímetros em 48 horas. São Paulo e Espírito Santo devem registrar pancadas isoladas, com menores acumulados.
O Inmet mantém avisos de acumulado de chuva para áreas do Sudeste. Em parte dos municípios, o grau de severidade é classificado como vermelho (grande perigo), com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Sul
Na Região Sul, as chuvas mais intensas ocorrem no início da semana, especialmente nesta terça-feira, 16, com destaque para o oeste do Paraná e para o Rio Grande do Sul. A atuação de uma frente fria pode provocar acumulados superiores a 100 milímetros em 24 horas.
Em Santa Catarina, os volumes começam a diminuir. A tendência a partir desta quarta, 17, é de tempo mais seco e estável em toda a região. A umidade relativa do ar, que começa elevada, deve cair para níveis entre 40% e 50% no decorrer da semana.
O Inmet orienta a população a acompanhar os avisos meteorológicos e a seguir as recomendações da Defesa Civil em áreas com risco de alagamentos e deslizamentos.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Previsto para 2026, El Niño deve alterar clima no Brasil; saiba como
2
Até quando vai a onda de calor? Veja o que dizem os meteorologistas
3
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
4
País tem geada e alerta vermelho de chuva intensa; veja regiões atingidas
5
Fenômenos extremos: especialistas explicam tornados e ciclones no Brasil
6
Ano começa com cenário climático desafiador; veja a previsão para janeiro
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Veja como será o clima em fevereiro no Brasil
Regiões Norte e Sudeste devem registrar volumes maiores de precipitação, enquanto Sul e Centro-Oeste tendem a enfrentar mês mais seco
Clima
Ciclones em sequência devem provocar chuva e ventos fortes; veja onde
Sistema que se forma nesta sexta-feira aumenta instabilidades até domingo; novo ciclone é monitorado para a próxima quarta-feira, 4.
Clima
Soja entra em fase crítica sob risco de estresse hídrico; veja onde
Irregularidade das chuvas pode comprometer o enchimento de grãos no Sul e no Matopiba; Centro-Oeste tem cenários contrastantes
Clima
Frente fria e ciclone elevam risco de chuvas intensas com queda de granizo
Novo sistema avança pelas regiões Sul e Sudeste a partir de quinta-feira e pode provocar tempestades, granizo e volumes acima de 100 milímetros
Clima
Chuvas irregulares elevam o risco de estresse hídrico nas lavouras; veja onde
Análise por satélite aponta avanço da umidade no Centro-Norte e recuo no Centro-Sul, com risco ao potencial produtivo.
Clima
País pode ter onda de calor nesta semana; veja a previsão
Altas temperaturas devem persistir até quarta-feira, com marcas até 6 °C acima da média histórica em áreas do Sul e Centro-Oeste
Clima
Chuva e temperaturas em elevação marcam o fim de semana; veja onde
Inmet mantém alertas até domingo, 25,para chuva intensa no Sudeste e Centro-Oeste, com risco de alagamentos e deslizamentos
Clima
Previsto para 2026, El Niño deve alterar clima no Brasil; saiba como
Fenômeno tende a elevar temperaturas, intensificar temporais no Sul e tornar as chuvas mais irregulares em grande parte do País