Clima
Semana termina com clima seco e temperaturas elevadas, que devem predominar nos próximos dias
Café e outras frutíferas podem sofrer com oscilações nos termômetros
Da Redação
02/08/2024 - 14:00

O fim de semana vai ser com calor na maior parte do país. Segundo a meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, as tardes de sábado, 3, e domingo, 4, podem ultrapassar facilmente os 30ºC em estados de todas as regiões do Brasil.
Isso pode acabar impactando algumas culturas como o café, no Triângulo e Cerrado mineiros, sul de Minas Gerais e Mogiana paulista. O sobe e desce vivido nos últimos dias com períodos de calor e de frio pode causar uma floração indesejada dessas árvores, o que pode acontecer também com outras frutíferas.
“Se tem calor e de repente acontece uma chuva, mesmo que seja breve, isso acaba dando florada na época errada ou de forma irregular. Essa florada não se sustenta depois, porque logo depois vem o frio, e acaba quebrando a evolução desses frutos”, explica Brandt. Segundo ela, uma convergência de ventos está favorecendo que os ventos soprem da direção norte para sul levando um ar mais quente para a maioria dos estados do país.
O calor também pode prejudicar áreas de trigo sequeiro, como no norte, oeste e noroeste do Paraná, que devem registrar máximas na casa dos 30ºC. Além disso, a umidade pode ficar abaixo dos 20% na parte central do Brasil, como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Tocantins, Pará e Bahia. Isso aumenta o estresse hídrico das plantas, que já devem sofrer com as altas temperaturas.
Com as noites mais longas características do inverno, as mínimas devem ficar entre 14ºC e 15ºC nessas áreas nas primeiras horas do dia. Isso devido a perda radiativa que acontece no período noturno ampliada pela falta de nuvens.
A virada nas temperaturas só deve acontecer a partir do meio da próxima semana com a chegada de uma massa de ar polar que traz o frio para Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte.
Chuvas no Norte e Sul
Uma nova frente fria deve provocar chuvas no Rio Grande do Sul. No sábado, essa chuva já começa na região da Campanha, na fronteira com o Uruguai, e, no domingo, ela se espalha para todo o estado. A previsão é que ela chegue até no máximo o oeste de Santa Catarina.
A outra parte do país com expectativa de chuva é, especialmente, a área que vai do norte do Amazonas até todo o estado de Roraima. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também não estão descartadas chuvas no sábado para o noroeste do Pará e norte do Amapá.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña persiste em 2026; saiba como será a atuação nas principais regiões produtoras
2
Até quando vai a onda de calor? Veja o que dizem os meteorologistas
3
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
4
Onda de calor pode levar temperaturas a até 41 °C; veja onde
5
Chuvas provocam estragos em SC, mantêm alerta e exigem atenção na virada do ano
6
Calor acima da média e chuva irregular marcam a virada do ano no Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
2025 foi o sétimo ano mais quente no Brasil desde 1961
Maiores desvios foram no PR, MT, PA e em áreas da Região Nordeste; dados confirmam tendência de aquecimento observada nas últimas décadas
Clima
Corredor de umidade gera alerta vermelho de chuva forte no País; veja onde
Sistema provoca temporais no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste; No oeste de SP e no Triângulo Mineiro, temperaturas seguem mais elevadas
Clima
Ciclone traz chuva volumosa e transtornos neste fim de semana; saiba onde
Clima segue quente no Brasil, mas temperaturas começam a cair no Sul e no Sudeste na próxima semana
Clima
Até quando vai a onda de calor? Veja o que dizem os meteorologistas
Sistema de alta pressão bloqueia frentes frias e prolonga calor intenso, sobretudo no Sudeste; Rio de Janeiro pode registrar 37°C
Clima
PR: Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2
Com ventos estimados entre 180 km/h e 253 km/h, fenômeno atingiu 350 casas no último sábado, impactando 1,2 mil pessoas
Clima
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
Projeções apontam rápida transição para o período de neutralidade e probabilidade de 57% de ocorrência de El Niño entre julho e setembro
Clima
Calor intenso e ciclone extratropical marcam o fim de semana; veja onde
Centro-Sul e Matopiba enfrentam estresse hídrico, enquanto ciclone extratropical pode provocar ventos fortes, granizo e chuva volumosa no Sul
Clima
Ano começa com cenário climático desafiador; veja a previsão para janeiro
Inmet prevê volumes desiguais de chuva e temperaturas elevadas, com impactos diretos sobre a atividade agropecuária