PUBLICIDADE

Economia

Greening deixa Paraná e Goiás em alerta 

Doença que acomete pomares de citros, pode causar perdas de até 80% da produção e prejuízos financeiros bilionários, segundo o Fundecitrus

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

23/04/2025 - 13:34

 Foto: Adapar/Divulgação
Foto: Adapar/Divulgação

A ameaça do greening, doença mais severa para a citricultura mundial, acende um alerta em importantes polos produtores do Brasil. Em Goiás, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) identificou recentemente plantas com sintomas da praga HLB (Huanglongbing) em pomares de tangerina ponkan no município de Anápolis. Já no Paraná, onde o greening se espalhou com maior intensidade desde 2021, o estado permanece em emergência fitossanitária para conter a expansão da doença.

Na última semana, durante inspeções de rotina em propriedades comerciais de Anápolis (GO), amostras suspeitas foram coletadas e enviadas para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura. 

Segundo Leonardo Macedo, gerente de sanidade vegetal da Agrodefesa, a resposta rápida é fundamental para proteger as áreas ainda livres e minimizar os impactos econômicos aos produtores. “Os fiscais estaduais agropecuários iniciaram imediatamente as ações de contenção, orientando citricultores sobre a gravidade da praga, o controle do vetor e instalando armadilhas para monitoramento”, explicou em nota. 

O levantamento fitossanitário realizado entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, em Goiás, percorreu 2,5 mil hectares de citros comerciais, além de todos os viveiros produtores de mudas registrados. 

Além de Anápolis, a presença da praga já havia sido confirmada em Campo Limpo de Goiás e Quirinópolis, todos sob controle oficial, com erradicação de plantas contaminadas.

PUBLICIDADE

Estado de emergência fitossanitária no Paraná

O alerta contra a doença está sendo reforçado no Paraná, onde o greening provocou uma ampla mobilização desde que voltou a atacar os pomares em 2021. Com o agravamento da situação, o estado está em estado de emergência fitossanitária desde dezembro de 2023.

Atualmente, mais de 150 municípios registram a doença, conforme mapeamento da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Municípios com ocorrência do greening no Paraná

Como medida emergencial, o Paraná vem erradicando plantas hospedeiras num raio de até 4 km ao redor das áreas de produção comercial. A erradicação é obrigatória em plantas de citros que tenham até oito anos. “Temos desenvolvido inúmeras ações junto a prefeituras e secretarias municipais de Agricultura, para tornar as ações mais efetivas”, ressalta, em nota, Caroline Garbuio, responsável pelo Programa de Sanidade da Citricultura, da Adapar. 

Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP, ressalta que o trabalho coletivo é fundamental, uma vez que, o greening é um problema que coloca em risco a citricultura do Paraná. “O Sistema FAEP, com outras entidades dos setores público e privado, tem trabalhado para combater a doença, auxiliando os produtores rurais com a orientação das medidas que precisam ser tomadas”, afirma em comunicado. 

combate drone greening
Agentes fazem combate e prevenção ao greening no Paraná. Foto: Adapar/Divulgação

O que é greening?

O greening, também conhecido como HLB, é causado por uma bactéria, a Candidatus liberibacter. Ela é disseminada pelo psilídeo Diaphorina citri, um inseto super pequeno, que mede entre dois e três milímetros, e se alimenta de brotos novos ou da parte de trás das folhas de plantas cítricas. 

Como é uma doença silenciosa e sem tratamento, quando os sintomas do greening se manifestam, com as folhas amareladas na copa das árvores e frutos manchados, a contaminação já está em um estado irreversível. 

Se o greening não for controlado, pode levar à morte dos pomares em poucos anos, provocando perdas de até 80% da produção e prejuízos financeiros bilionários, segundo o Fundecitrus. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Clima beneficia safra de trigo no RS; plantio de milho já começou

Economia

Clima beneficia safra de trigo no RS; plantio de milho já começou

Área cultivada com o cereal no estado é estimada em 1.198.276 hectares, com produtividade esperada de 2.997 quilos por hectare

Plantio de milho na Argentina deve crescer  9,6% em 2025/2026

Economia

Plantio de milho na Argentina deve crescer 9,6% em 2025/2026

Estimativa representa aumento de 9,6% em relação à temporada 2024/25 e, caso se confirme, será a segunda maior já registrada

Brazil Potash fecha acordo para fornecer 900 mil t/ano de potássio para Keytrade

Economia

Brazil Potash fecha acordo para fornecer 900 mil t/ano de potássio para Keytrade

Acordo estabelece um compromisso de dez anos para a Keytrade comprar o potássio do Projeto Autazes, no Amazonas.

Caso de gripe aviária paralisa exportações argentinas 

Economia

Caso de gripe aviária paralisa exportações argentinas 

Brasil segue livre do vírus em granjas comerciais, mas tem duas investigações ativas 

PUBLICIDADE

Economia

Tarifaço dos EUA pressiona preço de pimenta-do-reino produzida no Pará

Cooperativa de Tomé-Açu busca ampliar vendas para China e Índia após queda no preço

Economia

Carne suína: Brasil deve produzir até 5,42 milhões de t em 2025

Para a exportação em 2025, associação estima até 1,45 milhão de toneladas, aumento de até 7,2% na comparação com o ano passado

Economia

Cinco meses após recuperar mercado chinês, exportação de frango argentina pode cair

País sul-americano registrou caso de gripe aviária em granja comercial; autorização para vendas à China havia sido obtida em março

Economia

Plantadores de cana pedem subvenção para reduzir perdas com tarifaço

Segundo as entidades do setor, medida é para preservar os 130 mil empregos ligados à cultura, 80% deles na agricultura familiar

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.