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Economia

Exportações de suco de laranja caem 26% e receita cresce 43%

CitrusBR avalia que os resultados refletem os problemas climáticos ao longo de 5 safras que culminaram em um período de restrição de oferta

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Redação Agro Estadão

22/10/2024 - 09:43

Foto: Adobe Stock
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As exportações de suco de laranja (FCOJ equivalente a 66 Brix) somaram US$ 850,4 milhões no acumulado de julho a setembro de 2024, período que representa o primeiro trimestre da safra 2024/2025. O valor é 43,23% maior que o alcançado no mesmo período da safra anterior, quando as receitas fecharam em US$ 593,7 milhões, informa a CitrusBR a partir de dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). 

Porém, o volume fechou o período com 198.107 toneladas, o que é uma expressiva queda de 26,73% em relação às 270.361 toneladas acumuladas na safra 2023/2024. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior, compilados pela CitrusBR.

Segundo a entidade, os resultados refletem os problemas climáticos ao longo de cinco safras consecutivas de produção abaixo da média. “Vivemos um período de restrição de oferta de suco de laranja que tem causado a valorização do produto e gerado preocupação no mercado quanto ao impacto desse cenário no consumo da bebida”, explica em nota o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

Segundo o executivo, a restrição de oferta fez com que o produto perdesse exposição nas gôndolas de supermercados e estimulasse o lançamento de produtos como néctares, bebida com diluição de 50% de suco e água.

Principais mercados do suco de laranja brasileiro

A Europa continua a ser o principal mercado para o produto brasileiro, com 115.398 toneladas embarcadas, uma queda de 30,5% em relação às 166.030 toneladas do período anterior. O faturamento total foi de US$ 511,2 milhões, alta de 42,51% em relação aos US$ 359,4 milhões no primeiro trimestre da safra anterior. 

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Já os embarques para os Estados Unidos recuaram 19,53%, totalizando 67.323 toneladas em comparação com as 83.667 toneladas exportadas no mesmo período da safra 2023/2024. O faturamento saltou de US$ 189,9 milhões para US$ 264,5 milhões, alta de 39,28%. 

A CitrusBR destaca relatório publicado pelo Departamento de Citrus da Flórida (FDOC), sobre o consumo das quatro semanas finalizadas em 8 de outubro de 2024. Houve uma queda de 8,4% nas vendas de suco de laranja no varejo americano, fechando o período com apenas 108,5 milhões de litros. No mesmo período, o preço da bebida teve alta de 9,2%. “Temos visto empresas de bebidas com dificuldade em manter produtos 100% suco de laranja nas prateleiras devido à alta dos preços”, diz Netto. 

Os embarques para o Japão também reduziram 1,11%, e passaram de 5.147 toneladas na safra passada para 5.090 toneladas nos três primeiros meses da safra 2024/2025. Em receita, os embarques somaram US$ 25,1 milhões, crescimento de 120,18% em comparação aos US$ 11,4 milhões da safra anterior.

A China teve queda significativa em volume, com 6.092 toneladas embarcadas no período da safra 2024/2025, em comparação com as 8.262 toneladas do período anterior, representando uma queda de 26,26%. Contudo, seguindo a tendência de valorização observada nos outros mercados, o faturamento alcançou US$ 28,5 milhões, em comparação com US$ 16,2 milhões no período anterior, alta de 75,93%.

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