Economia
Emergência zoossanitária contra gripe aviária será renovada, diz ministro da Agricultura
Status de emergência zoossanitária foi declarado em portaria no Diário Oficial da União em 22 de maio de 2023 e posteriormente prorrogado por mais 180 dias em 6 de novembro. Ele tem vigência até 3 de maio.
Da Redação - com informações do Broadcast Agro
03/04/2024 - 19:19

O Ministério da Agricultura irá renovar o decreto de estado de emergência zoossanitária, em todo o território nacional. A medida será tomada devido aos casos de gripe aviária, a Influenza aviária H5N1, no país.
Até o momento, o Brasil possui 160 casos de gripe aviária, sendo 157 em animais silvestres e três em aves de fundo de quintal, segundo dados da plataforma oficial de monitoramento da doença. O período até o fim de maio é considerado crítico para propagação da doença, em virtude das rotas migratórias das aves.
“O Brasil é um dos quatro países do mundo que não tem gripe aviária no plantel comercial. O sistema de defesa agropecuária brasileiro é muito eficiente. Vamos manter o status de emergência para evitar uma possível crise que possa vir a acontecer”, disse Fávaro a jornalistas nesta quarta-feira. “Não é descartada (ocorrência de caso em granja comercial), mas o sistema tripartite é eficiente”
O status de emergência zoossanitária foi declarado em portaria no Diário Oficial da União em 22 de maio de 2023 e posteriormente prorrogado por mais 180 dias em 6 de novembro. Ele tem vigência até 3 de maio.
Segundo o ministro, ainda não é necessário buscar recursos adicionais, mas se for preciso, isso será feito junto ao Ministério da Fazenda. “Na primeira fase (de enfrentamento à gripe aviária), fizemos campanha, mobilização e adquirimos equipamentos. Caso for necessário, pleitearemos recursos junto ao Ministério da Fazenda”, afirmou Fávaro.
Em outubro de 2023, o governo sancionou um crédito extraordinário de R$ 200 milhões ao Ministério da Agricultura para o combate à gripe aviária.
Gripe aviária é confirmada nos Estados Unidos
Nesta quarta-feira, 3, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou a presença da gripe aviária altamente patogênica (HPAI) em rebanhos leiteiros de Idaho e no Novo México. Em nota, a agência destacou que os casos são os primeiros da doença em gado bovino nesses Estados.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Brasil deve registrar recorde histórico na exportação de gado vivo em 2025
2
Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café
3
Adoçado com engano: apicultores denunciam uso de ‘falso mel’ na indústria alimentícia
4
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
5
Soja brasileira será brutalmente atingida pelo acordo entre EUA e China?
6
Frigorífico Zimmer pede recuperação judicial com dívidas de R$ 75 milhões
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
COP 30 superou o temor de ser um tribunal de acusações contra o agro
Estadão Summit Agro debate nesta quinta-feira, 27, em São Paulo, sustentabilidade, relações comerciais e desafios do agronegócio brasileiro
Economia
China cancela compra de soja de 5 empresas brasileiras
A detecção de resíduos de pesticidas em um carregamento de 69 mil toneladas do grão teria sido o motivo da suspensão temporária
Economia
Estadão Summit Agro 2025 vai debater as principais tendências e desafios para o setor
Evento reúne especialistas nesta quinta-feira, 27, para discutir o legado do agro depois da COP 30, oportunidades com o acordo Mercosul-UE e o uso de IA
Economia
Parlamento Europeu aprova adiamento da lei antidesmatamento
Texto final ainda precisa ser publicado no Jornal Oficial da UE até o fim de 2025 para que o adiamento entre em vigor; veja o que muda
Economia
Justiça homologa plano de recuperação do Grupo Lavoro
Credores serão divididos em dois grupos com condições diferentes de pagamento; decisão ainda cabe recurso
Economia
JBS e Grupo Viva criam líder global em couros
Da união nasce a JBS Viva, com 31 fábricas e operação em seis países
Economia
MBRF reforça operação e lança produtos no 1º Natal após a fusão
Companhia aumentou capacidade em 50% nos últimos meses e aposta em vendas de kits corporativos e varejo
Economia
Reforma tributária provoca salto no número de empresas do agro no Simples Nacional
Empresas do agro no Simples Nacional sobem 7,1%, sinalizando mais profissionalização e formalização entre pequenos produtores, diz o IBPT