Economia
Carne bovina: o que está por trás da suspensão chinesa?
Expectativa é de retomada das exportações para a China em 30 dias
Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com | Atualizada às 21h
03/03/2025 - 20:34

O retorno das exportações de carne bovina para a China deve acontecer em 30 dias. Essa é a expectativa, segundo informou uma fonte ligada ao setor. Desde esta segunda-feira, 3, a importação de proteína bovina vindas de três plantas frigoríficas brasileiras estão suspensas.
“Isso é natural. Às vezes, tem auditorias e esses três frigoríficos tinham algumas pendências técnicas e foram suspensas até que regularizem essas questões. Mas não afeta nada os demais que já estão habilitados”, disse à reportagem.
Cada unidade tem sua própria lista de pendências que levou à suspensão. Entre os problemas detectados pelo governo chinês, está a presença de vestígios de carrapaticida em um lote de produtos exportados por uma das empresas. Neste caso, o teste foi feito já no porto chinês, pelas equipes aduaneiras.
No entanto, há outras questões entendidas pelo setor como “resolvíveis”. Um dos problemas foi a troca de rótulos de um container de carne. O carregamento era de um tipo de corte, mas as averiguações demonstraram que se tratava de outro tipo de peça. Uso de facas não indicadas e uma área que deveria estar separada do fluxo de processamento de carne também foram apontados pelos chineses.
Questões técnicas
A avaliação do setor é de que “são questões muito técnicas” e apresentam um certo “exagero” por parte da China. No entanto, a intenção não é ir para um embate com o país asiático e sim fazer as adequações o mais breve possível.
Após a comunicação da suspensão ao governo brasileiro, os próximos passos envolvem tradução e entendimento das adequações pedidas pela China. Isso deve ser feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que, após essa etapa, notifica as empresas com suas respectivas pendências. Então, os frigoríficos fazem as correções necessárias e comunicam ao Mapa a conclusão das adequações. Depois, o Mapa informa às autoridades chinesas e, dependendo da situação, pede uma nova auditoria na planta suspensa. Estando em conformidade, o país asiático autoriza as importações.
A lista dos frigoríficos brasileiros suspensos abrange uma unidade da JBS em Mozarlândia (GO), uma da Frisa em Nanuque (MG) e uma da Bon-Mart em Presidente Prudente (SP). A JBS afirmou que o assunto está sendo tratado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (Abiec). Em nota, a associação informou que está trabalhando com o Mapa para uma “rápida resolução”.
As outras duas empresas foram procuradas pela reportagem mas não retornaram até o momento da publicação. O Agro Estadão também pediu uma posição do Mapa, mas não teve resposta.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
China acelera compras de carne bovina à espera de decisão sobre salvaguardas
2
Brasil deve registrar recorde histórico na exportação de gado vivo em 2025
3
Adoçado com engano: apicultores denunciam uso de ‘falso mel’ na indústria alimentícia
4
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
5
Soja brasileira será brutalmente atingida pelo acordo entre EUA e China?
6
Frigorífico Zimmer pede recuperação judicial com dívidas de R$ 75 milhões
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Alta da carne bovina impulsionou avanço de 8,2% no consumo de peixes no País
Com inflação pressionando proteínas tradicionais, pescados ganharam espaço no carrinho de compras de janeiro a setembro; tilápia foi destaque
Economia
Suspensão da sobretaxa pelos EUA traz previsibilidade ao setor, avalia Faesp
Para o presidente da entidade, Tirso Meirelles, medida representa um reconhecido da qualidade dos produtos brasileiros
Economia
Decisão dos EUA frustra produtores de mel, pescado e café solúvel; veja a reação do setor
Setores que ficaram de fora da isenção de tarifas dos EUA relatam dificuldades de crédito, perda de mercado e risco da redução de produção
Economia
Trump retira tarifa de 40% sobre café, carne e outros produtos brasileiros
Café solúvel, pescado e mel seguem taxados; confira a lista completa dos produtos brasileiros beneficiados com o fim do tarifaço
Economia
BNDES aprovou R$ 2,45 bi a produtores afetados pelo clima
Linha de liquidação de dívidas rurais soma 8,3 mil operações em 16 estados; 61% dos recursos foram destinados a pequenos e médios produtores
Economia
Como saber se o vinho é seguro para consumo? Veja o que olhar no rótulo
Materiais gráficos reforçam a importância da leitura dos rótulos e contrarrótulos de produtos brasileiros e importados
Economia
Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café
País quer reduzir as importações e agregar valor ao café, gerando renda a pequenos produtores e empregos para jovens no campo
Economia
Shopping digital conecta consumidores a produtos da floresta
Espaço criado pelo Banco do Brasil e Amazon vai reunir itens produzidos por comunidades da Amazônia e Pantanal