Economia
Colheita da soja atinge 99% no PR, aponta Deral; milho 1ª safra está 97% colhido
90% das lavouras ainda em campo apresentam boas condições, recuo de 1 ponto porcentual em relação à semana anterior

Broadcast Agro
15/04/2025 - 15:29

A colheita da safra de soja 2024/25 no Paraná atingiu 99% da área cultivada até a segunda-feira, 14, avanço de 2 pontos porcentuais em relação à semana anterior, segundo boletim semanal do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura do Estado.
De acordo com o levantamento, 90% das lavouras de soja ainda em campo apresentam boas condições (recuo de 1 ponto porcentual em relação à semana anterior), 10% estão em condição média (aumento de 1 ponto porcentual na semana) e não há registros de áreas classificadas como ruins. Em relação à fase de desenvolvimento, 100% das lavouras estão em maturação.
A colheita do milho da primeira safra alcançou 97% da área, ante 96% na semana anterior. As lavouras restantes estão com 97% em boas condições (avanço de 1 ponto porcentual na semana anterior) e 3% em condição média (recuo de 1 ponto porcentual).
O estágio de maturação predomina em 100% das áreas. Em relação ao milho da segunda safra, o plantio permanece concluído em 100% da área estimada. Do total semeado, 62% das lavouras estão em boas condições (recuo de 3 pontos porcentuais em relação há sete dias), 25% em condição média (aumento de 2 pontos porcentuais na semana anterior) e 13% foram classificadas como ruins (aumento de 1 ponto porcentual). As lavouras estão em: desenvolvimento vegetativo (33%), floração (38%) e frutificação (29%). Não há lavoura de milho da segunda safra em germinação ou maturação.
As últimas precipitações trouxeram uma leve melhora nas condições do milho de 2ª safra, mas o cenário ainda é motivo de preocupação por causa da desigualdade das precipitações na região mais quente do Estado, disse o Deral. Isso se agrava no caso das lavouras em fase de enchimento de grãos, período crítico em que a falta de água pode causar senescência (deterioração celular) foliar precoce, redução da atividade fotossintética e, consequentemente, formação de espigas com grãos mais leves.
Observa-se também um movimento dos produtores para plantio das primeiras áreas de trigo, com destaque para a dessecação das áreas de resteva. No entanto, a redução de área tende a ser maior do que a estimada inicialmente, em virtude dos baixos preços de mercado e da queda na produtividade em safras anteriores.
No campo mercadológico, os agricultores já iniciaram as negociações para a próxima safra de soja. A expectativa é de que neste ano as vendas antecipadas superem as do ano passado. Os produtores já estão adquirindo os insumos para a safra de verão 2025/2026, receosos de novas altas nos custos dos fertilizantes, que atualmente já se encontram acima do registrado na safra atual.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Conheça a cagaita, uma fruta do Cerrado com muitos usos e benefícios
2
Conheça 5 raças de cavalo criadas no Brasil
3
Brasil já está no limite da capacidade de exportação de soja para China, diz Aprosoja
4
Já provou uvaia — fruta brasileira amarelinha, ácida e saborosa?
5
Manejo, raças e produtividade: um raio-x das maiores fazendas leiteiras
6
Guerra comercial entre EUA-China ameaça exportações brasileiras, mas pode favorecer café e carne

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Abiarroz: Brasil exporta 86% mais produto em casca em março ante março de 2024
Em receita, as vendas somaram US$ 45,3 milhões, resultado 109% maior que em fevereiro e 5% superior ao de março de 2024

Economia
GO: vacinação contra raiva de herbívoros começa em 1º de maio
Campanha será a última com obrigatoriedade em 119 municípios goianos; declaração de rebanho também é exigida, até 30 de junho

Economia
Feicorte 2025 é lançada com expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes
Maior feira indoor de gado de corte da América Latina será realizada entre 17 e 21 de junho, em Presidente Prudente (SP)

Economia
Brasil mira a Ásia para ampliar exportações de gergelim e feijões especiais
Missão do Ibrafe e Apex Brasil percorre China e Coreia do Sul para fechar novas parcerias técnicas e comerciais
Economia
MG: safra de cana deve recuar 7,1% em 2025/26, mas área plantada cresce 10%
Estiagem prolongada afeta produtividade e qualidade da matéria-prima, mas estado segue como segundo maior produtor nacional
Economia
ExpoZebu começa neste sábado com expectativa de R$ 200 mi em negócios
Maior feira de pecuária zebuína do mundo celebra 90 anos reunindo criadores, autoridades e visitantes internacionais em Uberaba (MG)
Economia
China reafirma não estar negociando sobre tarifa com EUA e pede fim de 'confusão'
Presidente norte-americano havia dito que teve reunião com representantes chineses, sem dizer quem seriam
Economia
Arroz: termina nesta sexta prazo para antecipar direito de venda à Conab
Poderão antecipar o exercício do contrato os produtores e as cooperativas da Fronteira Oeste do RS e também do PR, MS e de MG