Economia
Alta do milho deve impactar inflação em 2025, aponta Datagro
Elevação do preço do diesel, que influencia diretamente o custo do frete, também preocupa

Redação Agro Estadão
27/03/2025 - 17:32

A alta nos preços do milho e do diesel está entre os principais fatores de risco para a inflação brasileira em 2025, segundo um estudo da consultoria Datagro. A análise destaca que os ajustes nas cotações de commodities essenciais podem impactar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), pressionando os custos de alimentos e combustíveis ao longo do ano.
O milho é apontado como um dos principais fatores de pressão sobre os alimentos. O cereal é um insumo fundamental para a nutrição de aves, suínos e bovinos, e sua valorização impacta diretamente o custo da produção de proteínas animais.
Em 13 de março, a saca de milho em Rondonópolis (MT) atingiu R$ 85,00, um valor 40% superior ao registrado um ano antes e o maior desde o início da guerra na Ucrânia, em março de 2022. Estudos da Datagro indicam que essa alta pode elevar a inflação de alimentos em até 1,07% nos próximos seis meses e acrescentar até 0,47% no IPCA geral no mesmo período.
Além do milho, o diesel também é um fator de preocupação para a inflação. Apesar de seu peso relativamente baixo no IPCA, o combustível tem grande influência no custo do frete e do transporte rodoviário, impactando os preços de diversas mercadorias. A recente alta de 6,29% no preço do diesel nas refinarias, anunciada pela Petrobras, pode adicionar 0,29 ponto percentual à inflação geral acumulada em 12 meses e 0,77 ponto percentual ao grupo Alimentação e Bebidas até o fim de 2025. “O impacto pode ser ainda maior, considerando o aumento já estipulado do ICMS sobre os combustíveis”, aponta a consultoria.
Diante desse cenário, a Datagro avalia que, apesar das medidas anunciadas pelo governo e de um quadro de curto prazo relativamente controlado, há fatores que sustentam a expectativa de uma inflação acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional para 2025.

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