PUBLICIDADE

Agropolítica

No BRICS, Fávaro critica supertaxação e defende o multilateralismo

Ministro disse que a China estuda os protocolos sanitários do Brasil para retomar a compra da carne de frango “rapidamente” 

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão | Atualizado às 17:13

07/07/2025 - 11:09

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, criticou neste domingo, 6, medidas protecionistas contra parceiros comerciais, como as impostas pelos Estados Unidos. “Taxar a exportação de alimentos é taxar o combate à fome, é encarecer a comida no mundo”, afirmou Fávaro à imprensa, na entrada da 17ª Cúpula do BRICS — grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento acontece no Rio de Janeiro (RJ).

“Um país e um governo dito liberal na economia vem com taxações e protecionismo. O Brasil, que tem um governo progressista, muito preocupado com o social, defende fortemente o multilateralismo, a não taxação, o livre mercado”, disse. Segundo o ministro, ao longo do encontro, que termina nesta segunda-feira, 7, todos os líderes defenderam o multilateralismo, assim como o Brasil.

Na contramão desse consenso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nas redes sociais, horas após o encerramento do primeiro dia do evento, que “qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do BRICS será taxado com uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política”, disse, sem detalhar quais seriam essas políticas.

A declaração do líder norte-americano foi considerada irresponsável pelo presidente Lula. “Eu sinceramente, nem acho que eu deveria comentar, porque não acho uma coisa muito responsável e séria um presidente da República de um país do tamanho dos Estados Unidos ficar ameaçando o mundo através da internet. Não é correto. Precisa saber que o mundo mudou. Nós não queremos imperador. Nós somos países soberanos. Se ele achar que ele pode taxar, os países têm o direito de taxar também. Existe a lei da reciprocidade”, disse nesta segunda-feira, 7, durante reunião dos Brics.

PUBLICIDADE

Novos mercados

Aos jornalistas, o ministro destacou que o Brasil já conquistou a abertura de 387 novos mercados para a agropecuária, número que classificou como recorde absoluto. Como exemplo, citou o primeiro embarque de carne bovina brasileira para o Vietnã, ocorrido no dia anterior, e ressaltou o potencial vantajoso desse novo destino. “Tenho certeza de que sairemos daqui com mais força”, afirmou, ao lembrar que 160 países compram proteína do Brasil.

Fávaro também classificou como “baixíssimo” o nível de restrições à carne de frango brasileira e afirmou que o país trabalha para retomar a abertura total, após o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) da autodeclaração brasileira como país livre de gripe aviária.

“Só para fazer uma correlação, tivemos 17 mil animais abatidos. Nos Estados Unidos, mais de 170 milhões foram abatidos pela gripe aviária. Isso mostra a robustez da agropecuária brasileira. Estamos agora em um trabalho de recuperação de mercados”, disse.

China

No sábado, 5, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro da China, Li Qiang. Segundo o Palácio do Planalto, a China se comprometeu a acelerar os trâmites para reconhecer o Brasil como país livre de gripe aviária e de febre aftosa sem vacinação. De acordo com Fávaro, o premiê chinês disse que o país estuda os protocolos “rapidamente” para retomar a compra da carne brasileira, mas não falou em datas.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Leilão da Conab vai adquirir 445,5 t de alimentos para indígenas

Agropolítica

Leilão da Conab vai adquirir 445,5 t de alimentos para indígenas

Produtos vão permitir destinar 28.619 cestas a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional em quatro Estados

Incra cria primeiro assentamento em terras de devedores da União

Agropolítica

Incra cria primeiro assentamento em terras de devedores da União

Assentamento integra o programa Terra da Gente, criado em 2024 e que possibilita a quitação de dívidas por meio do repasse de terras

Governo inicia estudo para reativar hidrovia do rio São Francisco

Agropolítica

Governo inicia estudo para reativar hidrovia do rio São Francisco

Expectativa é de que via possa transportar até 5 milhões de toneladas no primeiro ano

Tereza Cristina: 'falta vontade política' para votar vetos do licenciamento ambiental

Agropolítica

Tereza Cristina: 'falta vontade política' para votar vetos do licenciamento ambiental

A senadora destacou, ainda, que taxação de LCAs pode ser negociada, mas que Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vê riscos

PUBLICIDADE

Agropolítica

Mercosul e Canadá retomam negociações de livre comércio

Brasil e Canadá planejam missão comercial em Toronto em setembro e reunião de chefes do Mercosul em outubro

Agropolítica

MST invade área do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul

Movimento reivindica avanço nas negociações sobre área indicada ao Incra em 2024; BB diz que não detém a posse e nem a disponibilidade do imóvel

Agropolítica

Governo federal destina R$ 21,7 milhões para equalizar preços de feijão

Medida assinada por quatro ministérios é voltada, exclusivamente, à produção de estados da região Sul destinada ao consumo interno

Agropolítica

Governo descarta preços de exportação em compras de socorro ao tarifaço 

Simplificação das aquisições públicas é uma das medidas emergenciais para aliviar situação de produtores rurais

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.