Agropolítica
Declaração dos ministros da Agricultura dos BRICS deve dar ênfase à certificação eletrônica
Reunião ministerial será nesta quinta-feira, 17, em Brasília (DF) e servirá como preparação para Cúpula dos Líderes do bloco
Daumildo Júnior | Brasília | daumildo,junior@estadao.com
17/04/2025 - 08:00

As atividades do Grupo de Trabalho (GT) da Agricultura do BRICS iniciadas na última segunda-feira, 14, devem ser encerradas nesta quinta-feira, 17, com uma reunião entre os ministros da Agricultura dos países que compõem o bloco. O encontro também servirá para chancelar uma Declaração Ministerial com pontos em que os representantes concordam em colocar como estratégicos nas discussões.
Pelo lado brasileiro, quem lidera os trabalhos no GT é o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua. Segundo ele, um dos pontos mais “latentes” no documento será o entendimento sobre a certificação eletrônica. A medida é vista como uma oportunidade de “facilitar o comércio entre os países do bloco”.
“Certificação eletrônica é uma pauta bastante prioritária pelo Brasil e foi muito bem recebida nesses dias em que nós tivemos reuniões com os países do BRICS. É um mecanismo que traz modernidade”, comentou Rua ao Agro Estadão.
Segundo o secretário, a Declaração não vai trazer a forma como essa certificação deve ser implementada. Também não será um texto para criação de um sistema único de certificação eletrônica do BRICS. “Não é disso que se trata”, pontuou. Esses aspectos devem ser trabalhados de forma bilateral.
“É a gente avançar em tratativas bilaterais para que a gente possa ter certificação eletrônica com a Rússia, China, com a Índia, com todos individualmente. Não é um sistema do BRICS de certificação eletrônica, mas é a gente avançar nessa temática de ter certificações”, afirmou o secretário. Esse documento faz uma espécie de compromisso de que o assunto será tratado com relevância. “É a ideia de que os países possam avançar nestas questões colocando como um tema importante das relações entre os países que fazem parte dos BRICS”, concluiu Rua.
O encarregado da diplomacia no Mapa também aponta que a pasta está em estágio avançado para a concretização dessa certificação junto a alguns países. Ele explica que isso seria apenas para produtos da agropecuária, o que inclui tanto os de origem animal quanto vegetal. “Com alguns países, a gente já está avançando bem nessa questão, como Rússia e China”, revelou o secretário.
Outro ponto previsto na Declaração Ministerial é a criação de uma parceria para tratar da recuperação de solos. “É uma parceria para avançar em práticas de restauração de solos degradados. Isso é muito em linha com o nosso Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuárias e Florestais Sustentáveis. Acho que todos os membros do bloco estão atentos a essa temática”, destacou.
Os temas são tratados como prioridade nas negociações que envolvem o BRICS. Neste ano, o Brasil está na presidência do bloco, que é composto também por Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. A Declaração será levada para à Cúpula dos Líderes do BRICS, prevista para os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Proposta no Congresso pode flexibilizar porte de arma em propriedades rurais; entenda
2
Brasil terá fazendas de cannabis? Anvisa vota regras para o cultivo nesta semana
3
Governo inicia processo de desapropriação de 7 imóveis rurais para reforma agrária; veja onde
4
O chapéu vai ser proibido no campo? Entenda essa polêmica
5
Lula sanciona orçamento com pouco mais de R$ 1 bilhão para Seguro Rural
6
Irã, Groenlândia e Venezuela: como as tensões geopolíticas impactam o agro do Brasil?
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Pena por incêndios florestais pode subir para 10 anos de prisão
Projeto que tramita em caráter conclusivo prevê ainda penas específicas para incêndios em APPs e em Unidades de Conservação.
Agropolítica
Congresso aprova crédito extraordinário para emergências sanitárias
Ministério da Agricultura ainda mantém status de emergência fitossanitárias para 3 pragas e de emergência zoossanitária para gripe aviária
Agropolítica
“Não acho que estamos maduros para votar isso agora”, afirma Lupion sobre acordo Mercosul-UE
Questão sobre salvaguardas preocupa a bancada ruralista, que pensa em medidas para minimizar os impactos do acordo no agronegócio
Agropolítica
O chapéu vai ser proibido no campo? Entenda essa polêmica
Em nota técnica, CNA explica o Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural; FAEP descarta a obrigatoriedade do uso do capacete no campo
Agropolítica
Setor de pescado pede que governo de SP barre tilápia do Vietnã
Pedido segue modelo adotado por SC, citando risco sanitário de vírus exótico e questões tributárias que geraram distorção concorrencial
Agropolítica
Agenda do agro no Congresso: veja as prioridades da bancada ruralista neste ano
Em entrevista ao Agro Estadão, o deputado Lupion afirma que a FPA retoma as atividades com foco em pautas como o marco temporal, seguro rural, lei das cultivares e vetos presidenciais.
Agropolítica
MP-SP apura venda de área de pesquisa do governo em Pindamonhangaba
APqC cobra esclarecimentos da Secretaria de Agricultura sobre venda de área usada por instituições científicas; Governo diz que não foi notificado e que a venda foi dentro da lei
Agropolítica
Brasil abre novos mercados em Mianmar e na Malásia
Produtos derivados de reciclagem animal e castanhas brasileiras estão na lista