PUBLICIDADE

Agropolítica

Milho: setor cobra plano safra “agressivo” e mais recursos para armazenagem

“Ter 11 bilhões de subvenção para o seguro é muito pouco para o tamanho da agropecuária”, critica novo presidente da Abramilho

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | Atualizada às 10h47 do dia 09/05/2024

08/05/2024 - 15:54

Foto: Abramilho/Divulgação
Foto: Abramilho/Divulgação

Com o andamento das negociações do plano safra 2024/25, a Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo cobra do Governo Federal um volume maior de recursos, atenção especial à armazenagem e também à subvenção do seguro rural. 

“Nós precisamos tornar o seguro rural uma coisa mais robusta no Brasil, condizente com o tamanho e a necessidade da agropecuária brasileira”, afirmou Paulo Bertolini, presidente da Abramilho, durante a realização do Congresso da Associação, nesta quarta-feira, 08, em Brasília. 

CONTEÚDO PATROCINADO

 “Ter 11 bilhões de subvenção é muito pouco para o tamanho que a agropecuária está hoje. Trazer isso para o orçamento federal, acho que é um ponto primordial, tanto o plano safra,  como a questão do seguro agrícola”, enfatizou Bertolini. 

O novo dirigente da Abramilho, que tomou posse nesta quarta, 08, também criticou o déficit de armazenagem no Brasil e os prejuízos “ao longo da cadeia”, além da “insegurança alimentar” que isso gera. 

Segundo Bertolini, atualmente, o país tem cerca de 16% da capacidade de armazenamento dentro das fazendas, enquanto os Estados Unidos, principal concorrente brasileiro no mercado de milho, atinge 66%. “O milho é carente na questão logística, precisa de um pós-colheita eficiente. Isso demanda investimento em armazenamento e infraestrutura”, destacou.  

PUBLICIDADE

Com os investimentos adequados à cadeia de milho, a expectativa é o aumento de produção nos próximos anos para atender a demanda mundial crescente. “O Brasil tem um potencial enorme e é realmente um futuro celeiro, principalmente, na questão de exportação. Tem muitos países que dependem do milho brasileiro”, disse Glauber Silveira, diretor-executivo da Abramilho. 

Problemas orçamentários

Durante painel no Congresso da Abramilho, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, afirmou que é necessária uma “recomposição do orçamento” do Mapa para que haja recursos suficientes para o setor. 

“Acho que R$ 5 bilhões é muito pouco e se passar isso para R$ 12bi nós vamos fazer um plano safra robusto. E isso não é gasto, isso é investimento na veia que dá retorno de imediato”, afirmou. “Não dá para aceitar o setor que sustenta a economia do Brasil, que faz a geração de emprego, que traz tantos dividendos, não ter recursos para fazer investimento”, disse. 

De acordo com o secretário, agora é o momento de deixar de lado qualquer “ranço ideológico” e levar a pauta orçamentária para debate no Congresso Nacional. “Nós não vamos continuar a crescer se não repormos o orçamento do Ministério da Agricultura”, completou. 

Ajuda ao Rio Grande do Sul 

O secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, participou do Congresso da Abramilho e comentou as medidas de socorro à agropecuária do Rio Grande do Sul estudadas pelo governo.

“Estamos trabalhando a possibilidade de fazer a suspensão das dívidas dos produtores e também estamos trabalhando outras linhas para ajudar a amenizar nesse momento para que o produtor não vá para a inadimplência e depois sim, fazer um trabalho forte de reconstrução”, afirmou o secretário.

A resiliência dos agricultores gaúchos foi lembrada em vários momentos durante o Congresso da Abramilho. O presidente da Associação disse que a evolução do setor é resultado do trabalho dos produtores do RS, que saíram pelo país desbravando novas fronteiras agrícolas. “Foi a coragem desses produtores, a resiliência, o amor pela terra, pela atividade e que fez possível o Brasil agrícola de hoje chegar no patamar que estamos”, afirmou.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Vai à sanção projeto que impede congelamento de recursos do Seguro Rural 

Agropolítica

Vai à sanção projeto que impede congelamento de recursos do Seguro Rural 

Além do seguro rural, gastos com pesquisa feitos pela Embrapa também foram incluídos na mesma categoria

RS: Farsul aponta entraves na renegociação de dívidas rurais

Agropolítica

RS: Farsul aponta entraves na renegociação de dívidas rurais

Governo Federal, Banco do Brasil e entidades discutiram, nesta quinta-feira, 4, soluções para agilizar o crédito subsidiado aos produtores gaúchos

Governo suspende processo que pode incluir tilápia em lista de espécies invasoras

Agropolítica

Governo suspende processo que pode incluir tilápia em lista de espécies invasoras

Setor teme que medida possa dificultar o cultivo da tilápia no Brasil, apesar do MMA indicar iniciativa é apenas de “caráter preventivo”

Congresso Nacional aprova licença ambiental especial 

Agropolítica

Congresso Nacional aprova licença ambiental especial 

Proposta traz regras para a análise desse tipo de licença e também traz novidade para licença por adesão

PUBLICIDADE

Agropolítica

Renegociação de dívidas rurais no RS pode ganhar fundo garantidor

Ministério da Agricultura reconhece que liberações estão “aquém” do esperado e busca soluções

Agropolítica

Setor exportador reage com otimismo cauteloso à conversa entre Lula e Trump 

Lula fala em novas boas notícias; entidades esperam avanço nas negociações para retirada de tarifas

Agropolítica

Seguro Rural terá regras ambientais mais duras em 2026

Critérios socioambientais mais rigorosos entram em vigor no próximo ano; veja o que muda

Agropolítica

Divergências no IR: Receita inicia notificação a arrendadores rurais; saiba o que fazer

Produtores rurais devem revisar a declaração do IR mesmo sem notificação. O prazo para regularizar, sem multa, vai até 30 de janeiro de 2026

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.