apresenta
PUBLICIDADE

Agropolítica

Brasil e China estão finalizando acordo para exportação de gergelim

Estágio de negociação para venda de gergelim está avançado, segundo o Mapa; 18 mercados já foram abertos para produtos agro brasileiros em 2024.

3 minutos de leitura 11/03/2024 - 11:00

Nome Colunistas

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O Brasil e a China estão finalizando a negociação para abertura de mercado para o gergelim. O anúncio deve sair nos próximos dias, depois do roteiro de viagens que o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, está cumprindo entre Argentina, Estados Unidos e Sudoeste Asiático. “O gergelim é uma cultura de entressafra, e essa abertura de mercado é importantíssima para a competitividade”, afirma Perosa, ao Agro Estadão.

A China é o maior comprador de gergelim no mundo, importando 50% da produção mundial, que é liderada pelo Sudão, na África. O Brasil ocupa parte pequena nas exportações da semente – no ano passado, foram 155 mil toneladas para Índia, Turquia, Guatemala e Arábia Saudita. Mas a produção vem crescendo a cada ano, porque cada vez mais agricultores optam pelo gergelim para a segunda safra, substituindo o milho. 

Neste ciclo, o país deve produzir 174,2 mil toneladas da semente em 361 mil hectares, de acordo com a Conab. Mato Grosso, Pará e Tocantins são os principais estados produtores, mas o cultivo cresce também em Goiás e na Bahia. 

Na Argentina, tema de reuniões foi a exportação de erva-mate

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA está nos Estados Unidos para cumprir agenda até sábado, 16. Antes, Perosa esteve na Argentina, onde inaugurou novas instalações na Embaixada do Brasil e tratou da exportação de erva-mate. No domingo, 17, seguirá para visitas e encontros com autoridades e empresários no Sudoeste Asiático. Por telefone, o secretário contou que também está perto de finalizar a negociação para venda de limão taiti para os Estados Unidos. 

Embaixador do Brasil na Argentina e secretário de comércio e relações internacionais
Embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, e secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa. Foto: Divulgação

“Estamos com vários processos em fase avançada para exportações de produtos agro, principalmente frutas e o mercado de orgânicos – em breve teremos novidades sobre os orgânicos”, comentou. No primeiro bimestre de 2024, o Brasil abriu 18 novos mercados para o agro, um recorde histórico. Em 2023, foram 78 novos mercados em 39 países. Desses, Roberto Perosa conta que esteve em 28. 

PUBLICIDADE

Missão brasileira para a África está marcada para abril

Roberto Perosa conta que o ritmo intenso de viagens é uma orientação do ministro, Carlos Fávaro, de restabelecer relações. “Havia um distanciamento – não entrando no mérito do governo passado- mas a negociação comercial com a presença da autoridade política evolui muito mais rápido”, reflete.

Em abril, uma comitiva brasileira irá para a África, em uma missão que está sendo organizada a pedido do presidente Lula. Perosa comenta que a África era um grande parceiro brasileiro, com uma corrente de negócios de U$ 12 bilhões com a Nigéria. Hoje, essa relação gera cerca de R$ 1 bi.

“Vamos criar três postos avançados do MAPA na África: na Nigéria, Etiópia e Argélia. Além de ampliar a exportação de produtos, queremos colaborar com tecnologia e toda experiência de 50 anos da Embrapa para ajudar a África a produzir alimentos”, afirma Perosa. 

Para secretário, o agro não está em crise

Diante do cenário de quebra de safra de grãos e relatos de produtores rurais sobre a crise que o agronegócio vive em relação à produção, Roberto Perosa diz que não concorda e que estamos vivendo um “momento de baixa”.

“Não existe [crise]. Nós temos que ter um ponto de atenção, mas não temos motivos para criar alarmismo ainda. Estamos olhando tudo de perto [o governo]”, diz Perosa. Segundo ele, esses momentos são cíclicos de baixa de algumas cadeias, já que não é possível ter controle sobre tudo na agricultura, especialmente o clima. 

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Agropolítica

Bioinsumos, incêndios, Marco Temporal e União Europeia são prioridades na agenda da FPA

Bioinsumos, incêndios, Marco Temporal e União Europeia são prioridades na agenda da FPA

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária criticou atuação do governo no combate às queimadas e qualificou como “incompentente” a ministra Marina Silva

Agropolítica

Lula sanciona lei do Combustível do Futuro

Lula sanciona lei do Combustível do Futuro

Lei trata de mobilidade sustentável, propõe o aumento da mistura do biodiesel ao óleo diesel e eleva o percentual mínimo obrigatório de etanol na gasolina

Agropolítica

“Vamos buscar todas as oportunidades que existirem em todas as cadeias produtivas”, diz novo secretário de Relações Internacionais do Mapa 

“Vamos buscar todas as oportunidades que existirem em todas as cadeias produtivas”, diz novo secretário de Relações Internacionais do Mapa 

Luís Rua tomou posse na tarde desta sexta, 04, e falou com exclusividade ao Agro Estadão sobre as “missões” dadas pelo ministro da Agricultura

Agropolítica

Mapa troca diretor de Gestão de Risco 

Mapa troca diretor de Gestão de Risco 

Jonatas Pulquério lamenta a saída após 18 meses e afirma: “sempre fui crítico ao modelo do seguro rural”

PUBLICIDADE

Luis Rua é nomeado secretário de Relações Internacionais

Saída de Roberto Perosa acontece três dias após substituir Fávaro no Mapa

Entidades agrícolas da Alemanha pedem que UE adie implementação de lei antidesmatamento

Em comunicado, as entidades disseram que a lei trará enormes impactos negativos para a agricultura e a silvicultura na Alemanha se entrar em vigor na sua forma atual ao fim de 2024

Brasil abre mais 20 novos mercados para produtos agro 

O mês de setembro tem, até o momento, 50 aberturas de mercados para produtos brasileiros

Comitê aprova plano trienal do Seguro Rural e prevê R$ 1,13 bilhão para 2027

Diretrizes foram publicadas nesta segunda e também trazem previsão orçamentária para 2026

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.