Agropolítica
Conab muda diretor após polêmico leilão de arroz
Thiago José dos Santos era responsável pelos leilões na Conab desde março de 2023
Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
25/06/2024 - 19:24

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destituiu Thiago José dos Santos do cargo de diretor-executivo de Operações e Abastecimento. A decisão foi do Conselho de Administração da companhia, durante reunião extraordinária realizada nesta terça-feira, 25.
Na manhã desta terça-feira, enquanto Thiago cumpria agenda na Conab, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que a situação “já estava resolvida”. Teixeira havia encaminhado o pedido de demissão do executivo na segunda-feira, 24.
Na decisão sobre tirar Thiago do cargo, não fica claro se ele permanece atuando na Conab. O texto também não informa quem ficará no lugar. No entanto, o ministro Paulo Teixeira já disse ao Agro Estadão que o cargo seria ocupado por Silvio Porto que também é diretor de Política Agrícola e Informações da Conab.

Lembre o envolvimento de Thiago dos Santos com o leilão de arroz
Thiago dos Santos ocupava a diretoria responsável pela realização dos leilões de compra da Conab. O executivo afirma que coordenou 46 leilões em 2024, entre eles o certame para compra de 300 mil toneladas de arroz realizado no dia 6 de junho e cancelado pelo Governo Federal uma semana depois.
O agora ex-diretor da Conab é ex-assessor de Neri Geller, que saiu da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), após virem à tona ligações com empresas que participaram do leilão.
No gabinete do ex-parlamentar, Thiago foi colega de Robson França, dono da BMT e Foco Corretora – bolsa de mercadorias e corretora que arremataram parte do volume de arroz ofertado no leilão. Os dois apareceram juntos em fotos nas redes sociais logo no mesmo período em que a BMT foi cadastrada na Conab, em abril de 2023.
Nesta entrevista exclusiva ao Agro Estadão publicada na última sexta-feira, 21 , o Thiago disse que não cometeu nenhum erro no processo do leilão de arroz. Neste domingo, 23, ele preferiu não comentar a decisão do ministro Paulo Teixeira sobre o pedido de demissão.
Nesta terça, o Agro Estadão procurou novamente Thiago para comentar a decisão sobre ser destituído do cargo. Em nota, ele disse que segue “em paz, com o dever cumprido” por ter retomado programas de estoques públicos e atendido demandas sociais. (confira nota na íntegra abaixo).
Como funciona a escolha de diretores na Conab
A Diretoria Executiva (Direx) da Conab é formada pelo presidente e quatro diretores, e seus membros são eleitos pelo Conselho de Administração. Já o conselho tem um presidente e quatro conselheiros.
O regimento interno da Direx diz que um diretor pode deixar o cargo mesmo estando em licença. O presidente da Conab, Edegar Pretto, deve escolher um interino entre os demais diretores. Esse fica ocupando a diretoria até a definição do substituto.
O que diz Thiago dos Santos:
Sigo em paz, com o dever cumprido pegando uma diretora que estava praticamente abandonada, reerguendo a rede armazenadora própria e de parceiros, retomando os programas de estoque público, sempre atendendo demandas sociais como cestas de alimentos com a crise climática no Rio Grande do Sul e o apoio humanitário aos yanomami, o abastecimento durante a seca de milho para ração animal no Nordeste, pouco mais de um ano e muito trabalho feito até aqui, desejo sorte ao conselho de administração da empresa , a Diretoria executiva que sempre me apoiou nas ações da Dirab, ao ministro Paulo Teixeira que é supervisor da Conab e ao governo do Presidente Lula.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Banco do Brasil diz que produtores em recuperação judicial não terão mais crédito; FPA reage
2
Senado quer ouvir Marina Silva sobre inclusão de tilápia como espécie invasora
3
Mapa confirma que 'não há perspectiva' de liberação de orçamento do Seguro Rural
4
Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno
5
Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura
6
Agronegócio é afetado pelo shutdown mais longo da história dos EUA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Isenção de Imposto de Renda para produtores rurais avança na Câmara
Comissão de Agricultura aprova PL que amplia faixa de isenção para pessoas físicas rurais até R$ 508 mil, com atualização pelo IPCA
Agropolítica
Senado avança em modernização do Seguro Rural e abre caminho para fundo de catástrofe
Aprovado por unanimidade na CCJ, projeto dá estabilidade orçamentária ao setor e fortalece proteção contra riscos climáticos
Agropolítica
Comissão de Agricultura aprova suspensão do Programa de Rastreabilidade de Agrotóxicos
Deputados avaliam que medida foi criada sem diálogo com o setor e afeta produtores e transportadores; proposta segue para o Senado
Agropolítica
Câmara aprova CEP rural: veja como a medida pode facilitar a vida do produtor
Ferramenta promete, ainda, ampliar a precisão logística e reforçar a segurança jurídica; texto segue para o Senado
Agropolítica
MS quer proibir comercialização de tilápia sem rastreabilidade
Projeto de Lei prevê multas, apreensões e reforço aos órgãos de fiscalização para evitar dumping e concorrência desleal com produtores locais
Agropolítica
Reforma tributária: SRB alerta para insegurança jurídica no setor
Setor rural vê risco fiscal e operacional com ausência de regulamentação tributária em 2026
Agropolítica
FPA articula notícia-crime contra Lula e Lewandowski por demarcações de terras indígenas
Medida foi endossada por parlamentares da bancada ruralista e será apresentada ao procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet
Agropolítica
ApexBrasil inaugura escritório em Mato Grosso para expandir negócios no agro
Nova unidade, em Cuiabá, visa fortalecer atração de investimentos e aproximar produtores de mercados internacionais