Agropolítica
Conab muda diretor após polêmico leilão de arroz
Thiago José dos Santos era responsável pelos leilões na Conab desde março de 2023

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
25/06/2024 - 19:24

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destituiu Thiago José dos Santos do cargo de diretor-executivo de Operações e Abastecimento. A decisão foi do Conselho de Administração da companhia, durante reunião extraordinária realizada nesta terça-feira, 25.
Na manhã desta terça-feira, enquanto Thiago cumpria agenda na Conab, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que a situação “já estava resolvida”. Teixeira havia encaminhado o pedido de demissão do executivo na segunda-feira, 24.
Na decisão sobre tirar Thiago do cargo, não fica claro se ele permanece atuando na Conab. O texto também não informa quem ficará no lugar. No entanto, o ministro Paulo Teixeira já disse ao Agro Estadão que o cargo seria ocupado por Silvio Porto que também é diretor de Política Agrícola e Informações da Conab.

Lembre o envolvimento de Thiago dos Santos com o leilão de arroz
Thiago dos Santos ocupava a diretoria responsável pela realização dos leilões de compra da Conab. O executivo afirma que coordenou 46 leilões em 2024, entre eles o certame para compra de 300 mil toneladas de arroz realizado no dia 6 de junho e cancelado pelo Governo Federal uma semana depois.
O agora ex-diretor da Conab é ex-assessor de Neri Geller, que saiu da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), após virem à tona ligações com empresas que participaram do leilão.
No gabinete do ex-parlamentar, Thiago foi colega de Robson França, dono da BMT e Foco Corretora – bolsa de mercadorias e corretora que arremataram parte do volume de arroz ofertado no leilão. Os dois apareceram juntos em fotos nas redes sociais logo no mesmo período em que a BMT foi cadastrada na Conab, em abril de 2023.
Nesta entrevista exclusiva ao Agro Estadão publicada na última sexta-feira, 21 , o Thiago disse que não cometeu nenhum erro no processo do leilão de arroz. Neste domingo, 23, ele preferiu não comentar a decisão do ministro Paulo Teixeira sobre o pedido de demissão.
Nesta terça, o Agro Estadão procurou novamente Thiago para comentar a decisão sobre ser destituído do cargo. Em nota, ele disse que segue “em paz, com o dever cumprido” por ter retomado programas de estoques públicos e atendido demandas sociais. (confira nota na íntegra abaixo).
Como funciona a escolha de diretores na Conab
A Diretoria Executiva (Direx) da Conab é formada pelo presidente e quatro diretores, e seus membros são eleitos pelo Conselho de Administração. Já o conselho tem um presidente e quatro conselheiros.
O regimento interno da Direx diz que um diretor pode deixar o cargo mesmo estando em licença. O presidente da Conab, Edegar Pretto, deve escolher um interino entre os demais diretores. Esse fica ocupando a diretoria até a definição do substituto.
O que diz Thiago dos Santos:
Sigo em paz, com o dever cumprido pegando uma diretora que estava praticamente abandonada, reerguendo a rede armazenadora própria e de parceiros, retomando os programas de estoque público, sempre atendendo demandas sociais como cestas de alimentos com a crise climática no Rio Grande do Sul e o apoio humanitário aos yanomami, o abastecimento durante a seca de milho para ração animal no Nordeste, pouco mais de um ano e muito trabalho feito até aqui, desejo sorte ao conselho de administração da empresa , a Diretoria executiva que sempre me apoiou nas ações da Dirab, ao ministro Paulo Teixeira que é supervisor da Conab e ao governo do Presidente Lula.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Moratória da Soja: Dias Toffoli pede vista e suspende julgamento no STF
2
Aprovação do marco do licenciamento ambiental destrava logística, avalia setor agropecuário
3
Fávaro pede apoio à FPA para aprovação de fundo nacional para indenizar produtor
4
Produtores do RS bloqueiam rodovias e pressionam por securitização da dívida rural
5
Gripe aviária: chega a 10 países com suspensão total das exportações de carne de frango do Brasil
6
RS: confirmados dois focos de gripe aviária

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Mapa publica ZARC para a cultura da mamona
Resistente à seca, planta é uma alternativa para diferentes regiões é valorizada, principalmente, por conter alto teor de óleo

Agropolítica
Autocontrole: decreto regulamenta processos administrativos em casos de infrações de empresas
Regramento traz a possibilidade de recorrer a mais de uma instância ou converter a penalidade em um Temo de Ajustamento de Conduta

Agropolítica
Taxação das LCAs: entidades do agro repudiam MP do governo federal
Federações da Agricultura e Pecuária afirmam que irão trabalhar para que deputados e senadores barrem a medida

Agropolítica
Há maneiras de compensar o fim da isenção para títulos, afirma Haddad
Ministro disse ainda que agro mudará de opinião sobre medidas se aceitar reunião com Fazenda
Agropolítica
Setor de arroz acredita em redução de área no próximo ano
Governo se comprometeu a encontrar alternativa para ajudar produtores, que veem preços estarem próximos do mínimo
Agropolítica
Haddad diz que agro está sendo patrocinado pelo governo e cita orgulho do setor
Declaração foi feita durante audiência pública das comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara
Agropolítica
Mapa busca apoio do Banco Central para linhas de custeio dolarizadas
Ministro da Agricultura também vai debater reformulação do Proagro
Agropolítica
Presidente da Câmara prevê "reação muito ruim" para medidas da Fazenda
Enquanto isso, ministro Fávaro volta a defender taxação das LCAs