Agropolítica
Conab muda diretor após polêmico leilão de arroz
Thiago José dos Santos era responsável pelos leilões na Conab desde março de 2023

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
25/06/2024 - 19:24

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destituiu Thiago José dos Santos do cargo de diretor-executivo de Operações e Abastecimento. A decisão foi do Conselho de Administração da companhia, durante reunião extraordinária realizada nesta terça-feira, 25.
Na manhã desta terça-feira, enquanto Thiago cumpria agenda na Conab, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que a situação “já estava resolvida”. Teixeira havia encaminhado o pedido de demissão do executivo na segunda-feira, 24.
Na decisão sobre tirar Thiago do cargo, não fica claro se ele permanece atuando na Conab. O texto também não informa quem ficará no lugar. No entanto, o ministro Paulo Teixeira já disse ao Agro Estadão que o cargo seria ocupado por Silvio Porto que também é diretor de Política Agrícola e Informações da Conab.

Lembre o envolvimento de Thiago dos Santos com o leilão de arroz
Thiago dos Santos ocupava a diretoria responsável pela realização dos leilões de compra da Conab. O executivo afirma que coordenou 46 leilões em 2024, entre eles o certame para compra de 300 mil toneladas de arroz realizado no dia 6 de junho e cancelado pelo Governo Federal uma semana depois.
O agora ex-diretor da Conab é ex-assessor de Neri Geller, que saiu da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), após virem à tona ligações com empresas que participaram do leilão.
No gabinete do ex-parlamentar, Thiago foi colega de Robson França, dono da BMT e Foco Corretora – bolsa de mercadorias e corretora que arremataram parte do volume de arroz ofertado no leilão. Os dois apareceram juntos em fotos nas redes sociais logo no mesmo período em que a BMT foi cadastrada na Conab, em abril de 2023.
Nesta entrevista exclusiva ao Agro Estadão publicada na última sexta-feira, 21 , o Thiago disse que não cometeu nenhum erro no processo do leilão de arroz. Neste domingo, 23, ele preferiu não comentar a decisão do ministro Paulo Teixeira sobre o pedido de demissão.
Nesta terça, o Agro Estadão procurou novamente Thiago para comentar a decisão sobre ser destituído do cargo. Em nota, ele disse que segue “em paz, com o dever cumprido” por ter retomado programas de estoques públicos e atendido demandas sociais. (confira nota na íntegra abaixo).
Como funciona a escolha de diretores na Conab
A Diretoria Executiva (Direx) da Conab é formada pelo presidente e quatro diretores, e seus membros são eleitos pelo Conselho de Administração. Já o conselho tem um presidente e quatro conselheiros.
O regimento interno da Direx diz que um diretor pode deixar o cargo mesmo estando em licença. O presidente da Conab, Edegar Pretto, deve escolher um interino entre os demais diretores. Esse fica ocupando a diretoria até a definição do substituto.
O que diz Thiago dos Santos:
Sigo em paz, com o dever cumprido pegando uma diretora que estava praticamente abandonada, reerguendo a rede armazenadora própria e de parceiros, retomando os programas de estoque público, sempre atendendo demandas sociais como cestas de alimentos com a crise climática no Rio Grande do Sul e o apoio humanitário aos yanomami, o abastecimento durante a seca de milho para ração animal no Nordeste, pouco mais de um ano e muito trabalho feito até aqui, desejo sorte ao conselho de administração da empresa , a Diretoria executiva que sempre me apoiou nas ações da Dirab, ao ministro Paulo Teixeira que é supervisor da Conab e ao governo do Presidente Lula.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Renegociação de dívidas rurais não está esgotada, diz Haddad
2
Trump corta tarifa da celulose; carne e café podem ser os próximos
3
Acordo Mercosul-EFTA zera tarifas de 99% das vendas brasileiras ao bloco europeu
4
Novo imposto de renda: o que muda para o produtor rural?
5
Alesp vota PL que corta benefícios de pesquisadores e ameaça autonomia científica
6
RS: aula inaugural contra o agronegócio em Pelotas gera reação do setor

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Mais cidades do RS são incluídas em renegociação de dívidas rurais
Medida é vista como reparo a exclusões anteriores e resultado de pressão de entidades do agro e do governo gaúcho

Agropolítica
Antes de aposentadoria, Barroso muda rumo da Moratória da Soja no STF
Pedido do ministro leva ao plenário presencial a análise da lei de MT que proíbe benefícios a empresas envolvidas em acordos comerciais

Agropolítica
Itamaraty confirma conversa de Vieira com Rubio e diz que delegação vai aos EUA
Reunião entre comitiva brasileira e equipe norte-americana para debater tarifaço deverá ser em Washington, mas ainda sem data definida

Agropolítica
MP que altera impostos sobre investimentos caduca e agro comemora
Líder da bancada ruralista fala em “ameaças” ao setor para que a medida fosse aprovada
Agropolítica
Isenção de IPI para máquinas agrícolas avança na Câmara
Projeto de Lei 1853/24 foi aprovado na Comissão de Agricultura e segue para análise em outras comissões
Agropolítica
Flávio Dino pede vista e julgamento da Ferrogrão é suspenso
Dois ministros já manifestaram votos favoráveis à lei que suprime área de parque para acomodar traçado da linha férrea
Agropolítica
Ruralistas pedem urgência em lei que autoriza Estados a controlar javalis
FPA quer garantir competência estadual no manejo de fauna antes de decisão do STF sobre constitucionalidade da prática
Agropolítica
CNA reelege João Martins como presidente da entidade
Há mais de 10 anos à frente da confederação, Martins mira em futuro com acesso à capacitação