Agro na COP30
COP 30: RS apresenta minuta da Carta do Bioma Pampa
Documento reúne compromissos e ações climáticas do Estado e será levado à conferência da ONU, em Belém
Redação Agro Estadão
10/10/2025 - 11:24

O governo do Rio Grande do Sul apresentou, nessa quinta-feira, 9, a minuta da Carta do Bioma Pampa, documento que consolida as principais contribuições e compromissos do Estado para fortalecer a governança climática subnacional. A proposta será levada à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), no próximo mês, em Belém (PA).
A apresentação ocorreu durante a Conferência do Bioma Pampa, em Porto Alegre, dentro da programação do 12º Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC). O ecossistema ocupa 68% do território gaúcho e abrigar mais de 12,5 mil espécies catalogadas, o que representa 9% da biodiversidade nacional.
Durante o encontro, foi lançada uma consulta pública para colher sugestões da população, que está aberta e disponível no site Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) até 23 de outubro.
Entre os avanços destacados na minuta — texto que servirá como base para as propostas sugeridas durante a consulta popular — estão a inclusão do bioma Pampa no Código Estadual do Meio Ambiente (Lei nº 15.434/2020) e o Decreto Estadual nº 58.190/2025, que regulamenta a conservação, proteção, recuperação e uso sustentável do bioma.
No entanto, o documento acrescenta que “esse passo legal [Decreto Estadual] precisa ser acompanhado por uma mobilização multiescalar – científica, normativa e social – para que o Pampa deixe de ser apenas reconhecido e passe a ser efetivamente protegido, valorizado e ativado como instrumento de justiça climática e de biodiversidade”.
O papel do agro no futuro do Pampa
A carta reconhece o papel da agropecuária como atividade essencial à economia e à cultura do território, defendendo que o setor deve ser parceiro estratégico na transição para uma produção sustentável. O texto afirma que “a agropecuária de base campestre é uma aliada na conservação do bioma, desde que baseada em boas práticas, manejo adequado e uso racional dos recursos naturais”.
Entre as ações citadas, estão programas de integração lavoura-pecuária, recuperação de pastagens degradadas e o estímulo a cadeias produtivas sustentáveis, como a pecuária de base natural e o arroz ecológico.
O documento também ressalta a importância dos campos nativos e do pastoreio sustentável, afirmando que “a conservação do Pampa não se faz contra o produtor, mas com o produtor”, e que o fortalecimento de políticas como Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e certificações de boas práticas agropecuárias é fundamental para “conciliar produtividade, renda e conservação ambiental”.
*Com informações da Sema.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agro na COP30
1
Produtores rurais preservam 29% da vegetação nativa no Brasil, aponta Embrapa
2
Veja a proposta do agronegócio brasileiro para a COP 30
3
Quais os resultados o Agro do Brasil espera ao final da COP 30? Confira 5 pontos
4
Conheça as propostas da Embrapa para adaptar o agro às mudanças climáticas
5
Campo sustentável: entenda o que é bioeconomia
6
Fávaro descarta decisão “abrupta” e “impositiva” sobre o Plano Clima
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agro na COP30
COP 30 termina com Agro satisfeito, apesar de poucos avanços e problemas de representatividade
Cresce entendimento de que sistemas agroalimentares terão papel importante na próxima COP, que será realizada na Turquia e presidida pela Austrália
Agro na COP30
Seguradoras se preparam para cumprir normas socioambientais: como isso afeta o Seguro Rural?
CNSeg lançou, durante a COP 30, plataforma de consulta que seguradoras poderão acessar antes de firmar contratos
Agro na COP30
Governo “dá sinais trocados” quando trata de Seguro Rural, avalia especialista
Setor cobra mais previsão em orçamento, que atualmente pode ser contingenciado e tem gerado incerteza para seguradoras
Agro na COP30
ABPA defende atualização de bancos de dados internacionais sobre uso da terra
Segundo o presidente da associação, Ricardo Santin, produtores brasileiros podem ser penalizados por informações antigas
Agro na COP30
O que é e como aderir ao Protocolo de Carne de Baixo Carbono
Lançado durante a COP, protocolo receberá adesões a partir do início do próximo ano; MBRF deve pagar bônus pela carne certificada
Agro na COP30
Entenda o que é a taxonomia sustentável
Instrumento define critérios científicos para atividades agrícolas e combate práticas de greenwashing
Agro na COP30
Fávaro descarta decisão “abrupta” e “impositiva” sobre o Plano Clima
Em entrevista exclusiva, ministro fala sobre as metas climáticas e crítica países que “não põem a mão no bolso” para bancar financiamento climático
Agro na COP30
Fim do uso de combustíveis fósseis ganha força na COP 30
Entidades do biodiesel lançam manifesto em apoio ao “Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis”