
Agro na COP30
COP 30: RS apresenta minuta da Carta do Bioma Pampa
Documento reúne compromissos e ações climáticas do Estado e será levado à conferência da ONU, em Belém

Redação Agro Estadão
10/10/2025 - 11:24

O governo do Rio Grande do Sul apresentou, nessa quinta-feira, 9, a minuta da Carta do Bioma Pampa, documento que consolida as principais contribuições e compromissos do Estado para fortalecer a governança climática subnacional. A proposta será levada à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), no próximo mês, em Belém (PA).
A apresentação ocorreu durante a Conferência do Bioma Pampa, em Porto Alegre, dentro da programação do 12º Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC). O ecossistema ocupa 68% do território gaúcho e abrigar mais de 12,5 mil espécies catalogadas, o que representa 9% da biodiversidade nacional.
Durante o encontro, foi lançada uma consulta pública para colher sugestões da população, que está aberta e disponível no site Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) até 23 de outubro.
Entre os avanços destacados na minuta — texto que servirá como base para as propostas sugeridas durante a consulta popular — estão a inclusão do bioma Pampa no Código Estadual do Meio Ambiente (Lei nº 15.434/2020) e o Decreto Estadual nº 58.190/2025, que regulamenta a conservação, proteção, recuperação e uso sustentável do bioma.
No entanto, o documento acrescenta que “esse passo legal [Decreto Estadual] precisa ser acompanhado por uma mobilização multiescalar – científica, normativa e social – para que o Pampa deixe de ser apenas reconhecido e passe a ser efetivamente protegido, valorizado e ativado como instrumento de justiça climática e de biodiversidade”.
O papel do agro no futuro do Pampa
A carta reconhece o papel da agropecuária como atividade essencial à economia e à cultura do território, defendendo que o setor deve ser parceiro estratégico na transição para uma produção sustentável. O texto afirma que “a agropecuária de base campestre é uma aliada na conservação do bioma, desde que baseada em boas práticas, manejo adequado e uso racional dos recursos naturais”.
Entre as ações citadas, estão programas de integração lavoura-pecuária, recuperação de pastagens degradadas e o estímulo a cadeias produtivas sustentáveis, como a pecuária de base natural e o arroz ecológico.
O documento também ressalta a importância dos campos nativos e do pastoreio sustentável, afirmando que “a conservação do Pampa não se faz contra o produtor, mas com o produtor”, e que o fortalecimento de políticas como Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e certificações de boas práticas agropecuárias é fundamental para “conciliar produtividade, renda e conservação ambiental”.
*Com informações da Sema.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agro na COP30
1
COP 30: liderados pela JBS, empresários apresentam propostas climáticas em NY
2
Agro tenta barrar apresentação do Plano Clima na COP 30
3
Projeto aposta em agricultura regenerativa para reduzir carbono da soja na Amazônia
4
O que o enviado especial da Agricultura, Roberto Rodrigues, vai apresentar na COP30
5
Setor quer biocombustíveis entre prioridades brasileiras na COP 30
6
Confederação apresenta propostas do agro para a COP 30

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agro na COP30
COP diminui rusgas e aproxima setores de biocombustíveis e automotivo
Mistura B20 tem apoio de ambos os lados e ajuda em cumprimento de metas de redução das emissões de carbono

Agro na COP30
Descarbonização da agropecuária pode custar até US$ 170 bi ao Brasil até 2050
Plano Safra aporta aproximadamente 40% do recursos anuais necessários, mas tem sido única fonte de recurso

Agro na COP30
Seguro rural verde vai estimular práticas de agricultura regenerativa
Novo modelo de seguro rural visa conectar práticas sustentáveis à gestão, oferecendo condições diferenciadas a produtores que reduzem a pegada de carbono

Agro na COP30
Setor quer biocombustíveis entre prioridades brasileiras na COP 30
Entidades também planejam rebater discurso de que a produção de biocombustíveis concorre com a de alimentos
Agro na COP30
Belém será a capital do País durante a COP 30
Atos e despachos nacionais terão registro com a capital paraense no período do evento, entre 11 e 21 de novembro
Agro na COP30
COP 30: Brasil vai propor integração global dos mercados de carbono
Iniciativa busca acelerar a descarbonização e incentivar a implementação do Acordo de Paris com adesão voluntária entre países
Agro na COP30
Projeto aposta em agricultura regenerativa para reduzir carbono da soja na Amazônia
Usando biochar, pó de rocha e bioprodutos em propriedades-piloto, iniciativa quer converter práticas convencionais em 60 mil hectares do grão
Agro na COP30
COP 30: Carta do Pantanal é apresentada em Campo Grande (MS)
Texto da carta sugere a criação de um plano com políticas ambientais, sociais e econômicas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul