Agro na COP30
Seguro rural verde vai estimular práticas de agricultura regenerativa
Novo modelo de seguro rural visa conectar práticas sustentáveis à gestão, oferecendo condições diferenciadas a produtores que reduzem a pegada de carbono
Redação Agro Estadão
10/10/2025 - 05:00

Depois de colher sua primeira safra de soja com até 66% menos pegada de carbono, o Reg.IA — primeiro consórcio de agricultura regenerativa da América Latina —, quer avançar na integração de práticas regenerativas à adaptação de modelos de seguro rural. Para isso, o consórcio anunciou nesta sexta-feira, 10, a entrada da Brasilseg, empresa do grupo BB Seguros, como parte estratégica para apoiar produtores rurais na gestão de riscos climáticos.
A iniciativa será debatida na COP 30, em Belém, durante as discussões na Casa do Seguro, hub da Confederação Nacional das Seguradoras. Inicialmente, o projeto piloto irá beneficiar produtores de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo.
Na prática, os médios e grandes agricultores que adotarem técnicas regenerativas validadas pelo consórcio — como rotação de culturas, cobertura vegetal e manejo adequado do solo — poderão participar da iniciativa. Nesses casos, serão oferecidas aos participantes condições diferenciadas de seguro, calculadas de acordo com a menor exposição a perdas climáticas.
As propriedades participantes serão monitoradas por meio de diagnósticos socioambientais e de um score de ESG, visitas de campo, imagens de satélite e acompanhamento remoto. Essa etapa de acompanhamento será realizada pela Produzindo Certo, especializada na estruturação de cadeias agropecuárias sustentáveis. Atualmente, a agtech conta com mais de 10 mil propriedades cadastradas na plataforma e monitora 8,5 milhões de hectares.
A CEO da Produzindo Certo, Aline Locks, acredita que a parceria abre caminho para um novo modelo de seguro rural no Brasil. “Mais do que mitigar riscos, o seguro rural torna-se um incentivo concreto para a transição regenerativa, garantindo estabilidade ao produtor e credibilidade à cadeia de grãos sustentável”, afirma. Ela ressalta que os dados reais gerados e as práticas regenerativas, são capazes de gerar confiança não apenas para produtores, mas também para compradores e investidores.
A integração direta entre sustentabilidade e gestão de risco também é avaliada como um diferencial. “Nós estamos dando um passo decisivo para alinhar ainda mais o seguro rural às transformações necessárias no agro, uma iniciativa que diferencia nossos produtos de outros do mercado. Não é apenas uma ferramenta de proteção e sim um agente de mudança”, afirma Paulo Hora, Superintendente Executivo de Resseguro e Agronegócios da Brasilseg.
Atualmente, o Reg.IA reúne 38 propriedades, 337 talhões e mais de 37 mil hectares cultivados sob práticas regenerativas, com 149,1 mil toneladas de soja e milho produzidas com redução significativa de emissões de carbono — até 82% no milho em relação à média nacional.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agro na COP30
1
Produtores rurais preservam 29% da vegetação nativa no Brasil, aponta Embrapa
2
Veja a proposta do agronegócio brasileiro para a COP 30
3
Pecuária brasileira será apresentada na COP 30 como parte da solução climática
4
Como vai funcionar a AgriZone na COP 30; confira a programação
5
Conheça as propostas da Embrapa para adaptar o agro às mudanças climáticas
6
Comunidade na Reserva do Tapajós, no Pará, quer virar modelo de produção ribeirinha
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agro na COP30
Brasil lança primeira concessão florestal com foco em restauração e crédito de carbono
Concessionária também poderá explorar madeira e produtos florestais de uso comercial, como raízes, cascas, frutos, sementes, óleos e resinas
Agro na COP30
Brasil lança 'Carta de Belém' e pede ação global por biocombustíveis
Manifesto apresentado na COP 30 por entidades do setor de biocombustíveis pede ação imediata para expandir produção e uso do etanol, biometano e híbridos
Agro na COP30
Governo anuncia cobrança de R$ 476,2 milhões por delitos ambientais
Divulgação foi feita durante a COP 30, envolvendo 31,8 mil hectares; processo ainda prevê adesão um termo de ajustamento de conduta (TAC)
Agro na COP30
Embrapa reúne critérios que permitem ao agro acessar financiamentos verdes
Livro lançado na COP 30 inclui fatores que embasam a Taxonomia Sustentável e definem quais práticas são consideradas de baixo carbono
Agro na COP30
Publicação da Embrapa reúne métodos para medir carbono no agro
Livro lançado na COP 30 reúne métricas que quantificam emissões e reduzem gargalos de rastreabilidade
Agro na COP30
COP 30: Be8 apresenta biocombustível que iguala desempenho do diesel
O produto, inédito no Brasil, é apontado pela companhia como solução imediata e eficaz para a descarbonização do transporte pesado
Agro na COP30
Alface corre risco e adaptação não pode esperar, alerta pesquisador
Mapas sobre risco climático para a folhosa serão lançados pela Embrapa no próximo domingo, 16, durante a COP 30
Agro na COP30
No ritmo atual, pecuária brasileira pode reduzir 79,9% das emissões até 2050
Pesquisa da FGV Agro e da Abiec mostra que emissão por quilo de carne cairia de 80 quilos de carbono para 16,1 quilos