PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Agricultura regenerativa impulsiona a produtividade

Com investimento em tecnologia e práticas sustentáveis, propriedades do Centro-Oeste aumentam a produtividade no campo e reduzem o uso de agroquímicos

Nome Colunistas

Letícia Luvison* | Rio Verde (GO) | leticia.flores@estadaocom

18/12/2024 - 08:30

Foto: Grupo Kompier/Divulgação
Foto: Grupo Kompier/Divulgação

Criado há 24 anos em Rio Verde (GO), o Grupo Associado de Pesquisas do Sudoeste Goiano (Gapes) caminha na vanguarda da aplicação de novas tecnologias e investimento em processos sustentáveis, que geram ótimos resultados no campo. Com 44 associados, o grupo cultiva soja, milho, algodão e feijão em cerca de 235 mil hectares, consolidando-se como o primeiro consórcio de agricultura regenerativa no Brasil.

O foco da produção está no plantio direto e na utilização de produtos biológicos desenvolvidos internamente. E os resultados são visíveis: mais de 40 mil hectares preservados e a liderança em produtividade no Estado e no País. Na safra 2023/24, o consórcio colheu 70,8 sacas de soja por hectare, superando a média estadual de 58 sacas e a média nacional de 56,2 sacas por hectare.

CONTEÚDO PATROCINADO

De acordo com a presidente do Gapes, Flávia Montans, os resultados positivos são fruto da redução no uso de agroquímicos. “Não se trata de produção orgânica, mas de uma redução gradual de agroquímicos, com foco em superar o medo do novo e acreditar nos resultados”, explica. Flávia compara o manejo ao uso de remédios na vida humana: “Eles são necessários para curar dores, mas em doses conscientes, para evitar dependência”.

O Gapes conta com uma força-tarefa composta por empresas do setor, professores e consultores locais, com o objetivo de gerar informações concretas e relevantes para aumentar a rentabilidade dos associados. O grupo reúne mais de 125 fazendas, envolvendo cerca de 35 famílias. Com recursos próprios, os investimentos são expressivos: aproximadamente R$ 1,4 bilhão já foi destinado à preservação de terras.

O investimento em tecnologia e pesquisa tem impulsionado a produtividade e estimulado o avanço da agricultura regenerativa. Com laboratórios próprios, as fazendas investem na multiplicação de isolados, bactérias e fungos para, com controle biológico, combater pragas e doenças. O próprio fungo da soja se transforma em imunidade. Resultado: redução de 40% do uso de químicos na soja, desde 2018.

PUBLICIDADE

Gado leiteiro e bioinsumos

A Fazenda Brasilândia, localizada em Montividiu (GO) e integrante do Gapes, é um exemplo de sustentabilidade e eficiência. Lá, tudo é aproveitado: a cama das cerca de 700 vacas das raças holandês e girolando em confinamento é transformada em composto, enquanto a ureia gerada é aplicada na cultura do milho. Desde 2018 investindo em agricultura regenerativa, os resultados estão dando retorno. 

“Após seis anos, reduzimos em 30% o uso de químicos nos cerca de 2,2 mil hectares. A evolução dos acertos se transforma em resultados. Se o meu vizinho fez e deu certo, eu vou fazer também, e o mesmo vale pra ele”, afirma Marion Kompier, ao Agro Estadão. A fazenda da família tem o selo GAAS, de Agricultura Sustentável e Regenerativa.

Foto: Letícia Luvison/Agro Estadão

A Fazenda Brasilândia dedica 60 hectares à pecuária, com 1.100 animais confinados, dos quais 813 estão em lactação. A produção diária de leite é de 31.416 litros, com uma média de 38,6 litros por vaca, significativamente superior à média nacional de 4 litros.

Os números relacionados aos compostos também são expressivos. A fazenda produz 3.600 toneladas de cama bovina e 10.000 toneladas de composto orgânico, beneficiando 2.300 hectares. Para a silagem, são utilizados 200 hectares de milho e 80 hectares de sorgo.

Robôs e IA

Plantio direto, integração lavoura-pecuária, produção e utilização de composto orgânico que vira bioinsumo e… robôs. A conhecida fórmula de sucesso ganha força na Baumgart Fazendas Reunidas, em Rio Verde (GO), onde 20 robôs que operam por meio de inteligência artificial utilizam câmeras para pulverizar as folhas da soja, dizimando as ervas daninhas em até 20 hectares por dia. 

PUBLICIDADE

A tecnologia trouxe ganhos significativos, como a redução de 92% no uso de herbicidas e o aumento de dez sacas por hectare nos 350 mil hectares plantados. Para manter a conexão à internet via satélite, foram investidos R$ 100 mil, incluindo a contratação de dois funcionários. O pulverizador é movido a energia solar, com autonomia de funcionamento de 24 horas.

Gado e CPR Verde

O entusiasmo do diretor executivo da Fazendas Reunidas não cabe em si. “Minha equipe é o meu xodó, são meus filhos, a gente trata o negócio como uma família”, deixa claro. Alexandre Baumgart também se anima ao falar sobre os investimentos em Cédula do Produtor Rural (CPR) Verde. Já são 3,7 mil toneladas de carbono estocado, o que torna o complexo de fazendas pioneiro em cédula verde emitida na região. O sequestro de carbono está na soja (2,1 t) e no milho (1,8 t).

Na pecuária de corte, os números não ficam para trás. São 10 mil cabeças estáticas de gado para cria, recria e engorda, com animal confinado e a fábrica própria de ração. A meta é chegar a 100 mil cabeças/ano, no sistema de 14 meses entre cria e abate – anteriormente o prazo era de 16 meses. 

*Jornalista viajou a convite da Fundação Dom Cabral

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Biodiesel: Brasil tem maior produção da história em 2025 e projeta novo salto

Sustentabilidade

Biodiesel: Brasil tem maior produção da história em 2025 e projeta novo salto

Levantamento da StoneX aponta que avanço das misturas obrigatórias e expansão industrial sustentaram o recorde

Por que esta 'coroa' vermelha do sertão está sob grave ameaça?

Sustentabilidade

Por que esta 'coroa' vermelha do sertão está sob grave ameaça?

O cacto cabeça-de-frade pode demorar até dez anos para desenvolver sua característica "coroa" vermelha, essencial para sua reprodução

Elas chegam quando o calor aperta — e não é por acaso

Sustentabilidade

Elas chegam quando o calor aperta — e não é por acaso

Protegidas pela Lei nº 9.605/98, as andorinhas migram para o Brasil fugindo do frio e atuam no controle natural de mosquitos e pragas

Microsoft fecha megacontrato de carbono com Indigo: veja impacto no Brasil

Sustentabilidade

Microsoft fecha megacontrato de carbono com Indigo: veja impacto no Brasil

Acordo firmado nos EUA reforça mercado de créditos de carbono e impulsiona um programa já aplicado na produção agrícola brasileira

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Mercosul fornecerá dados de desmatamento no acordo com a União Europeia

Produtos da bioeconomia também terão vantagens adicionais no mercado europeu, afirma Ministério do Meio Ambiente

Sustentabilidade

Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017

Por outro lado, as importações do combustível foram as maiores registradas desde 2021

Sustentabilidade

ANP autoriza início de operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil

CB Bioenergia terá capacidade de processar 100 toneladas do cereal por dia e gerar até 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano

Sustentabilidade

Corteva e BP criam empresa para produção de óleo para biocombustíveis

Expectativa é de que a operação comece em 2027, com uso em coprocessamento em refinarias e plantas dedicadas à produção de biocombustíveis

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.