PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Lodo de esgoto aumenta em até 25% matéria orgânica do solo, aponta estudo 

Experimento da Unesp mostra que o fertilizante orgânico feito de lodo de esgoto reduz ainda em até 50% o uso de adubos minerais nas lavouras de cana-de-açúcar

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com

30/11/2025 - 06:55

Testado na cana-de-açúcar, o fertilizante fortaleceu o sistema radicular e aumentou a resistência das plantas ao estresse hídrico. | Foto: Rafael Santos/Unesp
Testado na cana-de-açúcar, o fertilizante fortaleceu o sistema radicular e aumentou a resistência das plantas ao estresse hídrico. | Foto: Rafael Santos/Unesp

O lodo de esgoto compostado (LEC) — fertilizante orgânico produzido a partir do reaproveitamento de resíduos do tratamento de esgoto e de outros materiais orgânicos — tem se tornado uma opção de adubo orgânico para plantações. Um relato desse benefício vem de São Manuel, interior de São Paulo. 

Por lá, o produtor de cana-de-açúcar, Evandro Gabriel passou a aplicar o LEC há cerca de um ano, após o enfrentamento de uma seca intensa que impactou a produção. O agricultor conta que, além de melhorar a estrutura física do solo, o fertilizante favoreceu o desenvolvimento das raízes das plantas, tornando-as mais resistentes a episódios de estresse hídrico. “Desde que começamos a aplicar o fertilizante orgânico, o solo se reorganizou e ficou mais estruturado. Ele voltou a ter vida, e nossas plantas resistiram muito melhor, mesmo sem chuva. Os resultados aparecem no campo: menos perdas e produtividade consistente”, relata. 

CONTEÚDO PATROCINADO

Esses pontos foram justamente indicados em estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). A pesquisa aponta que a utilização desse fertilizante orgânico pode reduzir em até 50% o uso de fertilização mineral na produção de cana-de-açúcar.

O estudo, conduzido no campus de Ilha Solteira, testou o composto em solos tropicais de baixa fertilidade cultivados com cana-de-açúcar, em Suzanápolis (SP). O experimento, realizado em parceria com a empresa Tera Ambiental, durou dois anos agrícolas completos (2020/21 e 2021/22) e avaliou tanto o efeito direto quanto o residual do fertilizante.

Os resultados chamaram atenção: a aplicação de 5 toneladas por hectare de LEC combinada a 50% da adubação mineral tradicional apresentou o melhor desempenho, aumentando a matéria orgânica do solo em cerca de 25% e reduzindo a acidez entre 6% e 15%. 

PUBLICIDADE

O uso do composto também melhorou a disponibilidade de nutrientes essenciais como fósforo, cálcio e magnésio, além de elevar os teores de micronutrientes, como zinco e cobre. “Esse estudo reforça o papel dos fertilizantes orgânicos compostos como uma alternativa viável para reduzir a dependência de fertilizantes minerais importados, diminuir custos de produção e, ao mesmo tempo, promover a economia circular”, afirmou Fernando Carvalho Oliveira, doutor em agronomia e responsável técnico pelos fertilizantes orgânicos compostos da Tera.

Conforme o estudo, o fósforo — um dos nutrientes mais caros e de maior dependência externa — permaneceu disponível no solo por mais tempo, garantindo nutrição prolongada às plantas. Já o cálcio e o magnésio também permaneceram em níveis elevados, o que ajudou a equilibrar o solo e favorecer o desenvolvimento das raízes.

O potássio, por sua vez, embora presente em menor quantidade no produto, teve ganhos de até 25% em alguns tratamentos. Isso ocorreu devido a maior capacidade do solo de reter nutrientes após o aumento da matéria orgânica. “Além de ser uma solução prática, este tipo de adubo contribui significativamente para a saúde do solo e a sustentabilidade do setor sucroenergético, mostrando que é possível aliar alta produtividade com responsabilidade ambiental”, aponta Oliveira. 

O lodo de esgoto é produzido a partir do reaproveitamento do material residual das estações de tratamento de esgoto. | Foto: Rafael Santos/Unesp

Processo: do lodo ao adubo

O lodo de esgoto compostado, ou LEC, como é popularmente conhecido, é produzido a partir do reaproveitamento do material que sobra nas estações de tratamento de esgoto. Ao invés de ser descartado, esse resíduo passa por um processo controlado de compostagem, que o transforma em um fertilizante orgânico. 

O primeiro passo é misturar o lodo com outros resíduos orgânicos, como restos de poda, palha e cavacos de madeira. Essa combinação ajuda a equilibrar a umidade e a proporção de carbono e nitrogênio, dois elementos essenciais para o processo de decomposição.

Em seguida, a mistura é colocada em leiras (montes de compostagem) e mantida em condições chamadas de aeróbias, ou seja, com presença de oxigênio. Durante esse período, a atividade dos microrganismos eleva naturalmente a temperatura da massa para cerca de 55°C a 65°C. A temperatura é ideal para eliminar microorganismos que podem causar doenças. 

Após essa fase, o composto entra em um período de maturação, quando a temperatura diminui e o material estabiliza. Nessa etapa, o fertilizante ganha cor escura e textura uniforme, sinal de que está pronto para ser peneirado e analisado em laboratório. As análises garantem que o produto atende aos padrões de segurança definidos pelo Ministério da Agricultura, tanto em relação à ausência de contaminantes quanto à qualidade nutricional.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Abrafrutas lança selo para certificar produtores e empresas por boas práticas 

Sustentabilidade

Abrafrutas lança selo para certificar produtores e empresas por boas práticas 

Entidade também elegeu nova diretoria que estará à frente da associação entre 2026 e 2029

Exigência de rastreabilidade ganha força com lei antidematamento da UE

Sustentabilidade

Exigência de rastreabilidade ganha força com lei antidematamento da UE

No Estadão Summit Agro 2025, especialistas apontaram movimento semelhante de outros países, como a China

“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues

Sustentabilidade

“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues

Ex-ministro da agricultura destacou o legado do agro pós-COP 30 durante palestra magna no Estadão Summit Agro 2025

MT regulamenta regularização ambiental e compensação de reserva

Sustentabilidade

MT regulamenta regularização ambiental e compensação de reserva

Normas automatizam o CAR nos projetos de reforma agrária e padronizam a compensação ambiental

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais

Suprema Corte também pede projeções para implantação do CAR e do PRA; Estado diz que cumpre metas e que moderniza carreira científica

Sustentabilidade

Após recuo do governo na COP 30, Plano Clima deve ser revisado

Grupo de trabalho terá participação do agro e discutirá ajustes em desmatamento, emissões e créditos de carbono

Sustentabilidade

Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento

Estudo da Serasa Experian, com base nas regras ambientais do crédito rural, mapeou 74 milhões de hectares em dois biomas do Centro-Oeste

Sustentabilidade

Conselho Europeu abre caminho para adiar lei antidesmatamento por um ano 

Proposta será negociada com o Parlamento Europeu e busca simplificar a lei antidesmatamento e adiar sua aplicação para que todos se preparem

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.