Sustentabilidade
Brasil investe em rastreabilidade digital do atum com foco na exportação
Parceria da Embrapa, ICMBio e Paiche Consultoria usa tecnologia para garantir qualidade, transparência e sustentabilidade na cadeia do pescado

Redação Agro Estadão
08/04/2025 - 14:30

Um projeto de rastreabilidade eletrônica de atum para exportação será desenvolvido em parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Paiche Consultoria e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a partir de um acordo de cooperação técnica. Será o primeiro pescado rastreado da pesca marinha brasileira.
A Embrapa é responsável pelo Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar), usado para garantir a rastreabilidade da origem até o consumidor final para produtos como arroz, açúcar mascavo, frutas, legumes e frangos de corte. O ICMBio atua na gestão e fiscalização de quatro Unidades de Conservação Federal que integram o Núcleo de Gestão Integrada Grandes Unidades Oceânicas — uma área que representa cerca de 25% da Zona Econômica Exclusiva do Brasil.
A iniciativa busca ampliar o alcance do Sibraar no setor pesqueiro, permitindo que consumidores, especialmente no mercado internacional, tenham acesso a informações detalhadas sobre as práticas produtivas e extrativistas, com ênfase na pesca do atum.
Além de reforçar a transparência e a segurança alimentar, o projeto também promove a sustentabilidade ambiental e fortalece a competitividade da indústria pesqueira brasileira no cenário global.
Tecnologia de rastreamento digital
O Sibraar utiliza uma tecnologia de rastreamento digital para garantir transparência e confiança quanto à qualidade e à procedência dos produtos agroindustriais. A partir da execução do projeto, o consumidor vai acessar, por meio de um QR Code impresso na embalagem, as informações detalhadas sobre toda a trajetória do alimento — desde a propriedade rural de origem até as etapas de processamento, distribuição e chegada ao mercado.
Em nota, a Embrapa reconhece que a rastreabilidade e a adoção de boas práticas na produção e exportação de pescado são essenciais para atender aos padrões regulatórios internacionais e garantir a qualidade do produto. Por isso, a instituição propôs o desafio de promover a inovação por meio do desenvolvimento de soluções digitais e ciberfísicas para a identificação e certificação de alimentos de origem animal e vegetal.
A consultora da Paiche, Cintia Miyaji, disse em nota que a rastreabilidade na cadeia do pescado é uma exigência de mercados conscientes, de compradores responsáveis e de todos que se preocupam com a conservação dos recursos pesqueiros.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
O fruto da embaúba pode ou não ser consumido?
2
Murici: descubra a fruta com sabor de queijo
3
Codevasf planeja entregar 118 mil hectares de área irrigada em 10 anos
4
“Podemos tornar a agricultura cada vez mais uma solução para a mudança climática”, diz André Corrêa do Lago
5
Embrapa: tutor vivo reduz custo e aumenta qualidade da pimenta-do-reino
6
Biodiesel de algas: a revolução sustentável para a produção rural

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Sustentabilidade
TCU aprova auditoria em créditos de descarbonização do RenovaBio
Fiscalização vai investigar possíveis falhas na comercialização dos CBios e seu impacto no cumprimento das metas ambientais do programa

Sustentabilidade
RenovaBio: entidades avaliam que decreto traz segurança jurídica
Documento prevê penalidades severas para distribuidoras que não cumprirem metas de descarbonização

Sustentabilidade
Cargill assume controle total da SJC bioenergia
Companhia passa a operar duas unidades agroindustriais em Goiás e amplia investimento em etanol

Sustentabilidade
STF restringe licenciamento ambiental simplificado no RS
Decisão abrange duas leis estaduais que instituíram novas regras de licenciamento ambiental e estava em julgamento desde 2020
Sustentabilidade
Be8 inicia obra da primeira planta de etanol de trigo do Brasil
Empresa gaúcha também inaugurou unidade de produção do Be8 BeVant, combustível renovável
Sustentabilidade
Cultivo protegido: confira as vantagens e os tipos
Área de cultivo protegido no Brasil cresce 5% ao ano, demonstrando a força dessa técnica que otimiza o uso de recursos e reduz a necessidade de defensivos
Sustentabilidade
Be8 apura Ebitda de R$ 599 mi em 2024, alta de 74% sobre ano anterior
Receita líquida da maior produtora de biodiesel do Brasil somou R$ 7,3 bilhões no ano
Sustentabilidade
Embrapa: tutor vivo reduz custo e aumenta qualidade da pimenta-do-reino
Instalação de plantio com gliricídia é mais econômica e gasta 50% menos água com irrigação, aponta estudo