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Sustentabilidade

Brasil investe em rastreabilidade digital do atum com foco na exportação

Parceria da Embrapa, ICMBio e Paiche Consultoria usa tecnologia para garantir qualidade, transparência e sustentabilidade na cadeia do pescado

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Redação Agro Estadão

08/04/2025 - 14:30

Foto: Acervo Ministério da Pesca e Aquicultura
Foto: Acervo Ministério da Pesca e Aquicultura

Um projeto de rastreabilidade eletrônica de atum para exportação será desenvolvido em parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Paiche Consultoria e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a partir de um acordo de cooperação técnica. Será o primeiro pescado rastreado da pesca marinha brasileira.

A Embrapa é responsável pelo Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar), usado para garantir a rastreabilidade da origem até o consumidor final para produtos como arroz, açúcar mascavo, frutas, legumes e frangos de corte. O ICMBio atua na gestão e fiscalização de quatro Unidades de Conservação Federal que integram o Núcleo de Gestão Integrada Grandes Unidades Oceânicas — uma área que representa cerca de 25% da Zona Econômica Exclusiva do Brasil.

A iniciativa busca ampliar o alcance do Sibraar no setor pesqueiro, permitindo que consumidores, especialmente no mercado internacional, tenham acesso a informações detalhadas sobre as práticas produtivas e extrativistas, com ênfase na pesca do atum.

Além de reforçar a transparência e a segurança alimentar, o projeto também promove a sustentabilidade ambiental e fortalece a competitividade da indústria pesqueira brasileira no cenário global.

Tecnologia de rastreamento digital

O Sibraar utiliza uma tecnologia de rastreamento digital para garantir transparência e confiança quanto à qualidade e à procedência dos produtos agroindustriais. A partir da execução do projeto, o consumidor vai acessar, por meio de um QR Code impresso na embalagem, as informações detalhadas sobre toda a trajetória do alimento — desde a propriedade rural de origem até as etapas de processamento, distribuição e chegada ao mercado.

Em nota, a Embrapa reconhece que a rastreabilidade e a adoção de boas práticas na produção e exportação de pescado são essenciais para atender aos padrões regulatórios internacionais e garantir a qualidade do produto. Por isso, a instituição propôs o desafio de promover a inovação por meio do desenvolvimento de soluções digitais e ciberfísicas para a identificação e certificação de alimentos de origem animal e vegetal.

A consultora da Paiche, Cintia Miyaji, disse em nota que a rastreabilidade na cadeia do pescado é uma exigência de mercados conscientes, de compradores responsáveis e de todos que se preocupam com a conservação dos recursos pesqueiros. 

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