Sustentabilidade
Quanto de metano é possível neutralizar com sistema silvipastoril? Veja o que diz pesquisa da Embrapa
Estudo com mais de 7 anos analisou o potencial de mitigação desse sistema
Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
10/06/2025 - 08:00

Um dos esforços do Brasil na busca por diminuir as emissões dos gases do efeito estufa (GEE) está relacionado a alternativas que reduzam o impacto das emissões de metano. A maior parte dessas emissões é do setor pecuário. Um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostrou o potencial de mitigação dessas emissões no sistema silvipastoril.
A pesquisa calculou quanto de carbono foi possível capturar a partir das árvores que formam o sistema. Basicamente, o sistema compensou a emissão de metano de 1.035 quilos de bovinos vivos por hectare. Isso representa o peso de 2,3 bovinos adultos.
“Somente o material [de carbono] que está ali fixo na madeira do tronco das árvores permite mitigar a emissão de 2,3 UAs, que é unidade animal por hectare, sendo que uma unidade animal é um boi de 450 quilos de peso vivo”, pontua o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste e um dos responsáveis pelo estudo, José Ricardo Pezzopane
Como explica o especialista, essa quantidade de animais e a relação de mitigação podem variar, seja pela quantidade de animais seja pela suplementação com outros alimentos além do pasto. Então, dependendo da finalidade — cria, recria ou engorda —, o sistema pode não só neutralizar como sequestrar mais do que emitir. “Uma UA significa que eu tô falando de 450 quilos de peso vivo. Pode ser um boi gordo ou podem ser dois garrotes, por exemplo”, complementa.
Outro dado analisado é que o sistema permite colocar em um hectare mais animais do que a média brasileira de lotação. Atualmente, essa média é de um animal por hectare, o que torna o sistema silvipastoril mais produtivo e sustentável, se comparado a outros sistemas utilizados no Brasil.

Ganhos extras
O pesquisador também aponta que o estudo dá mais base para produtores que adotam o sistema pleitearem ganhos a mais na produção de carne. É o caso do selo Neutral Carbon Brazilian Beef.
“É uma certificação voluntária, onde os produtores serão bonificados. Aí é uma certificação voluntária, então, ele vai ser bonificado no produto, que é a carne, cujo animal foi criado nesse tipo de sistema. […] A pesquisa é mais uma forma de reforçar essa certificação”, comenta.
Resultado pode ser ainda maior
Ainda conforme Pezzopane, o valor mitigado pode ser ainda maior, pois a pesquisa só levou em consideração o carbono armazenado no tronco das árvores. O sequestro nas raízes e no solo, por exemplo, não foi calculado.
Ao todo, o estudo analisou métricas de um campo experimental de 24 hectares, sendo 12 no sistema silvipastoril e 12 em sistema a pleno sol. Em cada hectare do sistema integrado, havia 167 árvores.
“O que a gente quer mostrar é que existem diversas maneiras da pecuária se tornar sustentável sob o aspecto ambiental e produtivo. A gente pode fazer produção dos alimentos, quer seja carne ou leite. Por outro lado, manter uma questão de sustentabilidade”, conclui o pesquisador.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Conheça o programa que inspirou o Brasil a recuperar 40 milhões de hectares degradados
2
Brasil está pronto para liderar biocombustíveis em aviões e navios
3
Moratória da soja causa tumulto e interrompe sessão do Cade
4
RenovaCalc é atualizada e amplia credibilidade dos biocombustíveis brasileiros no exterior
5
Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil
6
STF suspende processos sobre a Moratória da Soja em todo o País
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
Estudo da Serasa Experian, com base nas regras ambientais do crédito rural, mapeou 74 milhões de hectares em dois biomas do Centro-Oeste
Sustentabilidade
Conselho Europeu abre caminho para adiar lei antidesmatamento por um ano
Proposta será negociada com o Parlamento Europeu e busca simplificar a lei antidesmatamento e adiar sua aplicação para que todos se preparem
Sustentabilidade
Julgamento da Moratória da Soja é interrompido no STF
Pedido de vista de Toffoli adia definição sobre suspensão de ações e mantém medida em vigor
Sustentabilidade
Lançado novo seguro para produtor que gera crédito de carbono
Além de custear o replantio, a apólice garante a recuperação da função ecológica da área
Sustentabilidade
Judicialização do RenovaBio: entidades lançam manifesto nacional
Associações defendem que a Política Nacional de Biocombustíveis é o principal instrumento para a descarbonização dos transportes
Sustentabilidade
STF reabre julgamento crucial para a Moratória da Soja
Ministros analisam, virtualmente, liminar do ministro Dino que suspendeu todos os processos judiciais e administrativos da Moratória
Sustentabilidade
Moratória da Soja: CNA pede ao STF reversão de decisão que suspendeu investigações
Na semana passada, o ministro Flávio Dino atendeu pedido da Abiove e determinou a suspensão nacional de todos os processos
Sustentabilidade
SP lança carta de compromissos e investimentos para transição verde
Documento define metas para neutralidade de carbono até 2050 e amplia integração entre agro, indústria e meio ambiente