FEICORTE 2025
O sucesso do Angus no Brasil e no mundo
Cruzamento com zebuínos impulsiona produtividade, enquanto programas testam raças como Ultrablack e animais com pelagem adaptada ao clima tropical

Juliana Camargo | Presidente Prudente (SP)
21/06/2025 - 08:00

Durante a palestra ‘Em Busca do Steak Perfeito’, na Feicorte 2025, o Angus foi o protagonista. O intenso trabalho de seleção e também de marketing — com selos de fácil identificação pelo consumidor — fizeram o Angus se tornar sinônimo de carne de qualidade no Brasil.
Enquanto o zebu — famoso pelo cupim — é a base da pecuária brasileira, no mundo o Angus lidera, com vantagem, em volume de produção de carne.
“É a raça taurina mais criada e selecionada para qualidade de carne. Não é à toa que os países com maior potencial de qualidade de carne, com renome mundial, têm como base de plantel o Angus”, explica Michael Borges, gerente regional do Programa Carne Angus Certificada. “A raça sofreu muita pressão de seleção por produtividade aliada à qualidade de carne”, complementa.
O Angus chegou ao Brasil no começo do século passado. Originário da Escócia, adaptou-se muito bem ao clima da região Sul do país, onde está concentrada a maior parte do rebanho puro.
O cruzamento, principalmente com zebuínos, tem sido a ferramenta para disseminar suas qualidades. “A fêmea Nelore com o touro Angus é um casamento por interesse, há um incremento de produtividade muito grande ao produtor. Quanto melhor for a mãe, mais o resultado desse cruzamento será excepcional”, destaca Michael.
A aposta no Ultrablack
Durante a palestra, o gerente regional do Programa Carne Angus Certificada apresentou também o trabalho que está sendo feito com o Ultrablack. A raça sintética originária da Austrália, carrega 80% de sangue Angus e 20% de Zebu.
“Estamos testando os cruzamentos em cima das vacas F1 [meio-sangue Angus e Zebu] para ver como as progênies — os filhos — vão se adaptar na região do Brasil central, que tem um clima diferente do Sul”, afirma.
Mercado de material genético
Esses cruzamentos, entretanto, dependem exclusivamente da inseminação artificial. Em 2021, a venda de sêmen Angus bateu recorde, com 7 milhões de doses comercializadas.
Mas, com o ciclo pecuário em baixa e a queda no preço da arroba, em 2024, o mercado recuou, sendo vendidas 4,5 milhões de doses de sêmen.
Segundo estimativa da Associação Brasileira de Inseminação Artificial, o setor deve registrar crescimento de 30% este ano. Movimento que já é relatado por Antonio Sciamarelli, gerente de vendas da Semex, que trabalha exclusivamente com raças de corte taurinas. “A retomada começou em outubro passado com a valorização do preço da arroba. Em maio nossas vendas gerais foram 55% maiores na comparação com maio do ano passado”, afirma.
Genética para suportar o calor tropical
Em maio deste ano, a Embrapa Gado de Leite, com sede em Juiz de Fora (MG), anunciou o nascimento de bezerros Angus geneticamente modificados, com pêlos mais curtos e lisos.
Dois, dos cinco bezerros nascidos na unidade, apresentaram a característica que ajuda a dissipar melhor o calor corporal e suportar com mais facilidade as temperaturas elevadas. O trabalho é feito em parceria com a Associação Brasileira de Angus.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de FEICORTE 2025
1
Feicorte 2025 abre os portões em Presidente Prudente
2
Churrasco com carne de 14 raças mostra variedade e sabor da pecuária brasileira
3
Feicorte 2025 é lançada com expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes
4
Fazenda pioneira mostra como ILPF é caminho para produção eficiente
5
O bezerro de 2027 e a carne do futuro
6
O produto coringa da alimentação bovina

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

FEICORTE 2025
Feicorte: 5 toneladas de carne servidas em 5 dias
Com 16,5 mil visitantes, a organização comemora edição da Feicorte que já tem realização garantida em 2026

FEICORTE 2025
“A febre aftosa é página virada, uma conquista de todo o setor”, afirma Guilherme Piai
Em entrevista ao Agro Estadão, o secretário de Agricultura de SP dá detalhes sobre os programas assinados e anunciados durante a Feicorte 2025

FEICORTE 2025
Além do gado e da carne: venda de máquinas e equipamentos movimenta Feicorte 2025
Pecuaristas e indústria esperam pela definição dos recursos e dos juros do Plano Safra 2025/2026 para acelerar novos negócios

FEICORTE 2025
O produto coringa da alimentação bovina
Especialista destaca qual produto deve ocupar o espaço da soja e do milho na alimentação animal devido a alto poder nutricional
FEICORTE 2025
Ultrassom ajuda a selecionar o gado na busca por carne de qualidade
Confira como a tecnologia tem ajudado a alavancar a produção pecuária no mundo
FEICORTE 2025
"Pecuária brasileira nunca esteve em um momento tão bom”, avalia presidente da ACNB
Na visão da entidade, os EUA vão aumentar seus investimentos na produção de grãos e importar, cada vez mais, a carne bovina do Brasil
FEICORTE 2025
Fundesa-PEC é regulamentado: o que vem depois?
Arrecadação dos pecuaristas deve começar em novembro, através da campanha de atualização do rebanho
FEICORTE 2025
Churrasco com carne de 14 raças mostra variedade e sabor da pecuária brasileira
Especialista aponta que ´terroir' da pecuária vem do trato e da alimentação que oferece sabor e textura à carne