Inovação
Angus e Sebrae fecham parceria para ampliar o uso da avaliação genômica no Sul do país
Além de democratizar o acesso à tecnologia, iniciativa quer aumentar o banco de dados da raça angus, que já possui mais de 16 mil avaliações genômicas

Redação
14/08/2024 - 10:49

A Associação Brasileira de Angus estabeleceu, nesta terça-feira,13, uma parceria estratégica com o Sebrae de Santa Catarina e do Paraná, que pretende democratizar o acesso a tecnologias como a avaliação genômica e ultrassom de carcaça bovina para pequenos e médios produtores.
No estado paranaense, a parceria prevê a realização de mais de 2 mil avaliações genômicas e 500 ultrassons de carcaça, enquanto em Santa Catarina, a expectativa é de 600 avaliações genômicas ainda neste ano. Essa ação é uma continuidade de um projeto iniciado em 2023, no Rio Grande do Sul, onde mais de 2 mil genotipagens e ultrassons foram realizados em colaboração com o Sebrae do estado.
Por meio do programa de estímulo à inovação Sebraetec, a iniciativa tem o objetivo de subsidiar o acesso a essas tecnologias, melhorar as informações de seleção dos criatórios brasileiros e ampliar o número de animais Angus com genotipagem. Atualmente, a Associação Brasileira de Angus conta com mais de 16 mil animais com avaliação genômica, contribuindo significativamente para a seleção da raça.
A iniciativa é direcionada a propriedades rurais criadoras de Angus, de pequeno a médio porte. “Estamos, com essa parceria, garantindo que a tecnologia chegue a um número maior de produtores e, ainda, beneficiando todos os criadores de Angus ao ampliar a quantidade de informações disponíveis da raça”, explica, em nota, Mateus Pivato, gerente de fomento da Associação Brasileira de Angus.
Benefícios das tecnologias
Conforme a associação pecuária, a seleção por meio da genômica traz enormes possibilidades para o aprimoramento e rapidez no melhoramento genético do rebanho, oferecendo informações com maior precisão sobre características de interesse econômico. Já a ultrassonografia possibilita a observação de estruturas corporais dos animais como a espessura de gordura subcutânea, a deposição de gordura intramuscular e a área do músculo longissimus, contribuindo no aprimoramento genético da raça. “Essas características estão diretamente relacionadas à melhora no rendimento cárneo, à qualidade da carne e à precocidade de acabamento. Informações que vão para o banco de dados da associação e acelera o processo de melhoramento genético da raça como um todo”, explica Pivato.
Como participar
Os interessados em participar do projeto devem procurar a Associação Brasileira de Angus, que irá auxiliar o produtor na inscrição junto ao Sebrae. Não há um custo para participar do programa, já sobre a realização dos exames, há uma cobrança variável.
“Dependendo do tipo de contrato, os criadores têm um custo de 30% [Paraná] no valor do exame – da ultrassonografia ou genotipagem. Aqui no Rio Grande do Sul eles têm um custo de 60% e em Santa Catarina de 50%, não é gratuito, mas não tem custo para ingressar no projeto, sim para a análise que está sendo contratada”, explica Mateus Pivato ao Agro Estadão. Conforme a Associação, demais custos com a realização dos exames serão subsidiados pelo Sebrae.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Novo livro da Embrapa responde a perguntas sobre meliponicultura
2
Maior drone de pulverização deve ser lançado na Agrishow 2025
3
Frota de aeronaves agrícolas no Brasil é a segunda maior do mundo
4
Inteligência artificial no agro mescla otimismo e preocupação
5
Embrapa desenvolve protetor solar para aumentar resistência das plantas às mudanças climáticas
6
Pesquisadores gaúchos investigam possível híbrido de butiazeiro

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
“A meta é elevar os investimentos em pesquisa da Embrapa para R$ 1 bi”, afirma Roberto Rodrigues
Liderado pelo ex-ministro, projeto prevê fundo proposto pela CNA para financiamento de pesquisas agrícolas da Empresa

Inovação
Cannabis: centro de pesquisa recebe certificado para estudos com planta geneticamente modificada
Laboratório da UFLA é o primeiro do Brasil a obter autorização para esse tipo de estudo

Inovação
Banco brasileiro de vacinas contra febre aftosa a caminho
Iniciativa firmada entre Tecpar e Biogénesis Bagó quer fortalecer a segurança sanitária do Brasil em eventual caso de febre aftosa

Inovação
Nova cultivar de arroz irrigado promete alta produtividade com destaque para culinária
BRS A709 desenvolvida pela Embrapa também se destaca pela tolerância ao acamamento e resistência a doenças típicas do arroz
Inovação
Embrapa busca melhoramento genético do Tambaqui
Iniciativa quer aumentar apelo comercial da espécie nativa mais produzida no Brasil
Inovação
Fungo que mata insetos pode ganhar upgrade com pesquisa da Embrapa
Estudo quer potencializar biodefensivos à base de Beauveria bassiana
Inovação
RS instala equipamentos para mapear infiltração de água no solo
Equipamentos automáticos geram dados para otimizar o manejo do solo e mitigar os impactos da seca e do excesso de chuva
Inovação
Sistema de monitoramento remoto aprimora rastreabilidade bovina no campo
Tecnologia da Embrapa e da UFMS monitora temperatura, localização e peso dos animais, otimizando a gestão do rebanho