Inovação
Nova fronteira tecnológica do Agro: como a computação quântica pode ajudar?
Embrapa faz primeiro trabalho sobre computação quântica voltado para agropecuária brasileira

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
10/12/2024 - 14:21

Imagine encontrar em tempo recorde uma vacina para a peste suína africana. Ou mesmo fazer a análise de um genoma, como o do cupuaçu, em meses ao invés de décadas. Essa é a revolução no processamento que a computação quântica promete entregar. E pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agricultura Digital deram os primeiros passos para estudar essa tecnologia na agricultura brasileira.
Um artigo científico nomeado “Computação quântica: aplicações atuais e potenciais na agricultura digital” traz as possibilidades de aplicações que essas máquinas podem trazer para o Agro brasileiro. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo artigo, Kleber Souza e Édson Bolfe, esse é o primeiro trabalho científico que trata sobre o assunto especificamente com o olhar para a agropecuária do país.
“Nosso intuito é muito mais fazer essa provocação e dizer assim: olha, Embrapa, a gente tem que se preparar, dominar a tecnologia, aprender a programar o computador quântico para que quando ele chegue a gente já saiba fazer esse processo”, afirma Souza ao Agro Estadão.
Já Bolfe indica que “esse tipo de computador vem para auxiliar no processamento, na análise de problemas de alta complexidade de forma ampla”, no qual se inclui a agropecuária, já que há muitas variáveis que influenciam no resultado, por exemplo, de uma colheita. “Quando a gente está falando em agricultura, principalmente no Brasil, que é mais ampla, extensiva, você está falando de variabilidade do solo, do clima, de todos os cultivos, de mudanças climáticas e de como esses elementos interagem. Isso cria uma base de dados muito grande”, pontua.
E o que é a computação quântica?
Os computadores quânticos tem algumas partes que se diferenciam dos computadores tradicionais. Uma delas é a forma como eles processam a informação. Enquanto os computadores normais só processam a informação como “0” ou “1”, ou seja, a informação ocorre ou não, os computadores quânticos podem processar todos os caminhos entre “0” e “1”, oferecendo mais possibilidades de informações.
O que ainda parece distante pode estar mais próximo do que se imagina. Isso porque o horizonte para que as instituições e empresas tenham o seu próprio computador quântico é de dez ou 20 anos. Mesmo assim, os benefícios dessa tecnologia já poderão ser sentidos antes, já que algumas empresas do ramo, como a IBM, oferecem a opção de comprar “horas de uso” dessas máquinas. Mas quais seriam esses benefícios?
Como a computação quântica pode ajudar o Agro?
A análise feita pelos pesquisadores levantou quatro formas de aplicação da computação quântica no Agro brasileiro. A partir dessas áreas, há uma infinidade de possibilidades de uso, como os os próprios cientistas comentam.
1. Bioinformática
Essa tecnologia é capaz de fazer bilhões de testes por segundo, além de processar as correlações entre os resultados dessa testagem. O uso disso a nível molecular pode acelerar a produção de medicamentos veterinários, de bioinsumos, de defensivos contra pragas que ainda nem existem e na criação de novas cultivares de culturas agrícolas.
“Vez por outra chega ao Brasil um patógeno externo que você tem que adotar ações imediatas para controle daquele patógeno, porque ele pode causar um dano muito grande na agricultura brasileira”, exemplifica Souza.
2. Modelagem climática e sensoriamento remoto
Com as constantes variações do clima, essa ferramenta pode ser usada para traçar modelos climáticos cada vez mais precisos e específicos para uma área. Além disso, ela também pode ser utilizada no sensoriamento remoto para acompanhar, por exemplo, o avanço do plantio das culturas no Brasil. “É possível especificar claramente a cultura que está sendo plantada e em qual lugar”, comenta Bolfe.
3. Logística
O processamento de rotas com múltiplos pontos de destino pode demorar muito tempo. Por isso, outro uso indicado no artigo é na logística. Encontrar uma rota alternativa ou mais curta de forma mais rápida pode fazer com que as cadeias produtivas ganhem mais celeridade na hora de transportar os produtos.
4. Smart Farm
As fazendas inteligentes já são realidade em alguns pontos do país, especialmente nas empresas e instituições que apostam em inovações. Com o avanço da inteligência artificial e também a incorporação constante de mais dados específicos sobre as propriedades, o processamento disso tende a ficar cada vez mais moroso nos computadores convencionais. Por isso, os computadores quânticos poderão fazer esse trabalho de forma mais eficiente.
Além disso, com uma maior capacidade de processamento de dados, novos sensores com mais precisão poderão ser criados, assim como atividades como a irrigação, serão cada vez mais inteligentes.
Mesmo com as diferentes aplicações, os pesquisadores ponderam que o uso desses computadores na propriedade rural, como o computador clássico ou um tablet, não deve ser a tendência. O esperado é que produtos ou serviços com computação quântica seja o resultado final ofertado.
“Às vezes não necessariamente o produtor vai ter o computador quântico ou a cooperativa. Mas eles vão se beneficiar dos resultados. Então quando a gente tá falando de dez ou 20 anos é uma expectativa de ter esses computadores quânticos já dentro de algumas organizações [empresas]”, salienta Bolfe.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Primeiros bezerros geneticamente editados no Brasil
2
Conheça o primeiro trator fabricado no Brasil
3
Digitalização e robôs levam pecuária leiteira de atividade familiar a empresa
4
Embrapa desenvolve solução para deixar plantas e donos felizes
5
Estudo inédito aponta fungo que compromete produção do shimeji
6
Plataforma com IA ajuda na gestão e aumenta ganhos na cadeia do óleo de palma

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
Os robôs já estão fazendo colheitas, saiba mais
Com precisão cirúrgica e inteligência artificial, robôs colhem no ponto ideal de maturação, garantindo produtos de maior qualidade e minimizando desperdícios na lavoura

Inovação
Satélites ajudam a medir pastagens com até 86% de precisão
Nova metodologia da Embrapa estima volume de forragem por imagens e dados climáticos, sem necessidade de ir a campo

Inovação
Já viu o raro milho que parece vidro?
Esta variedade, com seus grãos translúcidos e coloridos, é uma joia agrícola

Inovação
Força-tarefa busca variedades de mandioca resistentes à vassoura-de-bruxa
A Embrapa, em parceria com pesquisadores alemães, analisa material genético para conter avanço do fungo em lavouras do Amapá
Inovação
Plataforma com IA ajuda na gestão e aumenta ganhos na cadeia do óleo de palma
Tecnologia de empresa da Malásia está sendo introduzida no Brasil e traz rastreabilidade da produção
Inovação
Conheça o primeiro trator fabricado no Brasil
Em 1960, o Ford 8-BR marcou o início da mecanização agrícola no Brasil, transformando o campo e impulsionando agricutlura do país
Inovação
Digitalização e robôs levam pecuária leiteira de atividade familiar a empresa
Com produção em 98% dos municípios, Brasil soma 34 bilhões de litros de leite por ano e exige gestão mais eficiente no campo
Inovação
Estudo inédito aponta fungo que compromete produção do shimeji
Fungo do gênero Penicillium é registrado pela primeira vez no País, que enfrenta desafios com a falta de produtos seguros e respaldo técnico para a produção comercial