FEICORTE 2025
Ultrassom ajuda a selecionar o gado na busca por carne de qualidade
Confira como a tecnologia tem ajudado a alavancar a produção pecuária no mundo

Juliana Camargo | Presidente Prudente (SP)
18/06/2025 - 17:55

Ultrassom, com certeza você sabe o que é, e já deve ter feito exames com ele em algum momento da vida. Um equipamento utilizado principalmente pelas futuras mamães, durante o pré-natal, está dentro dos currais.
A qualidade da carne de um animal só era constatada dentro do frigorífico. Só na desossa era possível ver o rendimento, o marmoreio e a gordura entremeada que dá sabor, maciez e é cobiçada pelo mercado premium. A ultrassonografia da carcaça mudou o destino dos animais, que produzem essa qualidade. Antes do abate, passam pelo controle de qualidade com a tecnologia de imagem e são selecionados previamente para reprodução, o que antes ocorria somente na desossa.
De acordo com Liliane Suguisawa, diretora técnica da DGT Brasil – empresa norte-americana responsável pelo programa de software que faz a análise dos dados coletados – de cada 10 animais Nelore apenas um é bom para marmoreio. “O que acontecia no passado? A gente abatia esse animal e ele aparecia como um premiado no meio do abate. Com o ultrassom na fazenda conseguimos identificar esse indivíduo e multiplicar sua genética através da coleta de sêmen e colocar em diferentes rebanhos”, explica.

Nas imagens geradas pelo ultrassom, é possível ver a espessura da gordura, o marmoreio e o tamanho do contrafilé, tecnicamente chamado de AOL – área de olho de lombo. Esses dados ajudam o pecuarista a selecionar e reproduzir, com mais eficiência, carnes com essas características.
A ultrassonografia de carcaça começou a ser utilizada no Brasil nos anos 1990 para avaliar o ganho de peso dentro dos confinamentos, como os animais convertem ração e suplementos em peso e carne. A partir de 2005 o uso foi ampliado para currais e fazendas de todo o Brasil.
Confrades na produção de carne de qualidade
O uso da ultrassonografia é pré-requisito para pecuaristas fazerem parte da Confraria da Carcaça Nelore (Concarne), um grupo criado em 2016 para troca de informações que cresceu e virou associação – oficializada em 2021 e hoje com 54 confrades.
O pecuarista Shiro Nishimura usa a tecnologia há mais de 15 anos. Ao Agro Estadão ele diz que o marmoreio é a cereja do bolo, mas quem traz lucratividade é o AOL e o tamanho do contrafilé que também é visualizado no ultrassom. “Nesses 15 anos, nós quase dobramos o tamanho da área de olho de lombo”, conta o pecuarista que é um dos fundadores da confraria.
Shiro deixa claro que é preciso manter o equilíbrio de todas as características que dão qualidade à carne: “eu não tiro indivíduos exacerbados em um item, senão fica desequilibrado”.
Há quatro anos, Fred Mendes passou a usar o ultrassom nas métricas da fazenda. Criador experiente, ele é a quarta geração de uma família que se dedica à produção pecuária, com as marcas VR – que tem 111 anos – e a VRJO – com 57 anos de seleção.
Fred conta que, em mais de um século, a família já usou várias tecnologias para o melhoramento do rebanho até chegar a ultrassonografia. Entre os ganhos, além da qualidade da carne, ele destaca: o maior rendimento da carcaça – quantidade de carne produzida por um animal e a eficiência na conversão alimentar – o quanto o gado ganha de peso com a mesma quantidade de volumoso e ração. Além disso, há ainda os ganhos na precocidade reprodutiva e de acabamento encurtando o tempo para atingir o peso ideal. “Nos deparamos com um divisor de águas. Foi a ferramenta que mais impactou de forma definitiva toda a seleção VRJO”, afirma.

Feicorte e a Confraria têm em comum a busca pela carne de qualidade. Por isso, os confrades escolheram a feira para realizar o leilão de animais avaliados por ultrassonografia de carcaça e também por outros programas de melhoramento.
O remate será nesta quarta, 18, às 20h, na Tatersal do recinto de exposições Jacob Tosello.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de FEICORTE 2025
1
Feicorte 2025 abre os portões em Presidente Prudente
2
Churrasco com carne de 14 raças mostra variedade e sabor da pecuária brasileira
3
O produto coringa da alimentação bovina
4
Governo de SP doa espaço do Recinto de Exposições para prefeitura de Presidente Prudente
5
"Pecuária brasileira nunca esteve em um momento tão bom”, avalia presidente da ACNB
6
Ultrassom ajuda a selecionar o gado na busca por carne de qualidade

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

FEICORTE 2025
Feicorte: 5 toneladas de carne servidas em 5 dias
Com 16,5 mil visitantes, a organização comemora edição da Feicorte que já tem realização garantida em 2026

FEICORTE 2025
“A febre aftosa é página virada, uma conquista de todo o setor”, afirma Guilherme Piai
Em entrevista ao Agro Estadão, o secretário de Agricultura de SP dá detalhes sobre os programas assinados e anunciados durante a Feicorte 2025

FEICORTE 2025
O sucesso do Angus no Brasil e no mundo
Cruzamento com zebuínos impulsiona produtividade, enquanto programas testam raças como Ultrablack e animais com pelagem adaptada ao clima tropical

FEICORTE 2025
Além do gado e da carne: venda de máquinas e equipamentos movimenta Feicorte 2025
Pecuaristas e indústria esperam pela definição dos recursos e dos juros do Plano Safra 2025/2026 para acelerar novos negócios
FEICORTE 2025
O produto coringa da alimentação bovina
Especialista destaca qual produto deve ocupar o espaço da soja e do milho na alimentação animal devido a alto poder nutricional
FEICORTE 2025
"Pecuária brasileira nunca esteve em um momento tão bom”, avalia presidente da ACNB
Na visão da entidade, os EUA vão aumentar seus investimentos na produção de grãos e importar, cada vez mais, a carne bovina do Brasil
FEICORTE 2025
Fundesa-PEC é regulamentado: o que vem depois?
Arrecadação dos pecuaristas deve começar em novembro, através da campanha de atualização do rebanho
FEICORTE 2025
Churrasco com carne de 14 raças mostra variedade e sabor da pecuária brasileira
Especialista aponta que ´terroir' da pecuária vem do trato e da alimentação que oferece sabor e textura à carne