Economia
Abate de bovinos ultrapassa 10 milhões de cabeças pela primeira vez
Suínos e frangos também batem recordes de abates no terceiro trimestre de 2024

Redação Agro Estadão
05/12/2024 - 18:14

Pela primeira vez, o abate de bovinos ultrapassou a marca de 10 milhões de cabeças em um trimestre no Brasil. O volume foi registrado no terceiro trimestre de 2024, com um total de 10,37 milhões de bovinos abatidos no período — uma alta de 3,9% frente ao segundo trimestre e de 15,3% se comparado ao terceiro trimestre de 2023. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 05, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O abate de fêmea bovina aumentou 19,6% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o abate de machos subiu 12,5%. O motivo, segundo o IBGE, é a queda do preço dos bezerros no comparativo anual.
Em nota, a gerente da pesquisa, Angela Lordão, disse que o país caminha para um recorde anual, a depender do resultado do quarto trimestre. “Estamos com uma boa oferta de animais, fruto de uma retenção de fêmeas que tivemos do final de 2019 a 2021”, explicou.
Angela também explicou que há uma grande demanda pela carne bovina tanto no mercado interno, quanto no exterior. As exportações de bovinos no terceiro trimestre atingiram o recorde de 706,43 mil toneladas, um aumento de 30,6% na comparação anual, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SECEX/MDIC).
Recordes no abate de suínos e frangos
O abate de suínos e de frangos também bateu recordes. No terceiro trimestre de 2024 foram abatidos 1,62 bilhão de cabeças de frango, um aumento de 0,8% frente ao segundo trimestre e de 2,8% se comparado ao mesmo período do ano passado. Já o abate de suínos foi de 14,95 milhões de cabeças, com um aumento de 2,6% na comparação com o segundo trimestre e de 2,1% em relação a 2023.
Segundo a análise do IBGE, a exportação da carne suína voltou a crescer e também atingiu um novo recorde trimestral, assim como as exportações da carne de frango, que continuaram em alta no período e alcançaram o segundo melhor resultado da série histórica da SECEX.
Produção de ovos de galinha também bate recorde
O levantamento do IBGE também mostra um aumento de 10,3% na produção de ovos de galinha que, no terceiro trimestre de 2024, chegou a 1,2 bilhão de dúzias. Em relação ao segundo trimestre, o aumento foi de 3,0%, atingindo um novo recorde na série histórica. Segundo a pesquisadora do IBGE, Angela Leão, “[os ovos] são a proteína mais acessível para a população e têm um preço menos elevado. Tivemos uma oferta bem maior, principalmente dos ovos para consumo, que levou a uma queda de preços”.
Já a aquisição de leite cru foi de 6,3 bilhões de litros no terceiro trimestre, um recuo de 0,3% em relação ao mesmo período de 2023, mas uma melhora de 7,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior. O preço médio pago ao produtor foi de R$ 2,80, um aumento de 7,7% em comparação com o segundo trimestre e de 20,7% frente ao terceiro trimestre do ano passado.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Conheça a cagaita, uma fruta do Cerrado com muitos usos e benefícios
2
Conheça 5 raças de cavalo criadas no Brasil
3
Quem pode substituir os EUA na exportação de carne bovina para China?
4
Afinal, qual a diferença entre salsinha e coentro?
5
Lactalis anuncia investimento de R$ 313 milhões em fábricas no Paraná
6
Brasil já está no limite da capacidade de exportação de soja para China, diz Aprosoja

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Tarifas dos EUA impulsionam fortalecimento do BRICS, diz Fávaro
Titular do Ministério da Agricultura e Pecuária destaca potencial do Brasil para suprir demanda chinesa por carne bovina

Economia
Aprosoja-MS: colheita da soja em MS atinge 98,3%; plantio do milho chega a 99%
A região sul do estado lidera os trabalhos, com 99,2% da área colhida, seguida pelas regiões centro e norte, ambas com média de 97%

Economia
Soja: Abiove corta projeção de safra 24/25 para 169 mi de toneladas
A produção foi ajustada de 170,9 milhões para 169,6 milhões de toneladas, uma queda de 0,8% em relação à previsão de março

Economia
Nova rota marítima Brasil-China vai reduzir tempo e valor do frete
Segundo embaixador chinês no Brasil, transporte de produtos será bem mais ágil e custos logísticos vão cair em mais de 30%
Economia
IGC reduz projeção da safra global de grãos 2024/25 para 2,303 bi de t
Consumo em 2024/25 foi projetado em 2,328 bilhões de toneladas, recuo de 8 milhões de t ante o projetado em março.
Economia
Paraná espera recorde na área plantada de cevada em 2025
Com 94,6 mil hectares previstos, Deral projeta aumento de 40% na produção, após perdas causadas pela seca em 2024.
Economia
Safra de cana cai 5% e fecha com 677 milhões de toneladas
Produção de açúcar e etanol também reduzem com impacto do clima adverso e queimadas, aponta Conab
Economia
EUA preparam auditoria do sistema de inspeção de carnes do Brasil
Visita acontece em maio e comitiva deve auditar frigoríficos em diferentes regiões do país