FEICORTE 2025
Genética zebuína ganha espaço de destaque na Feicorte 2025
Feira tem a presença confirmada da ABCZ, a maior entidade da raça zebuína no mundo

Juliana Camargo | São Paulo
06/06/2025 - 12:30

Em uma parceria inédita, firmada com a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) estará presente na feira representando todas as raças zebuínas. “Eventos como a Feicorte, que representam a cadeia produtiva da carne, tornam-se um ponto de encontro natural e estratégico para a ABCZ, já que são oportunidades de amplo acesso a produtores — sejam eles já associados ou não”, disse Ricardo Abreu, gerente de Fomento de Programas de Melhoramento Genético da ABCZ.
A ABCZ terá um estande fixo para atender o público interessado em conhecer as qualidades do gado zebu, as características de cada uma das raças e também os programas de melhoramento genético fomentados pela entidade. O atendimento será feito pelos Técnicos de Registro da entidade. “Sempre buscamos abrir novas portas e firmar novas parcerias que contribuam para o crescimento do setor. Ano após ano, novas oportunidades se apresentam — e a parceria com a Feicorte é uma delas”, reforça.
A demonstração das qualidades do zebu irá além dos programas ou dados técnicos de desempenho. Estará também no prato: na abertura da feira, no dia 17, será realizado um churrasco onde o público poderá degustar a carne das raças Brahman, Gir, Guzerá, Sindi, Tabapuã e Nelore.
A organizadora da Feicorte, CEO da Verum Eventos, Carla Tuccilio diz que esse churrasco é mais do que uma ação gastronômica, é um marco simbólico da união do setor. “Reunir raças, cada uma representada por sua associação, em um mesmo fogo, mostra a força da nossa pecuária quando caminha unida”, salienta.
Zebu, a genética mais presente na pecuária nacional
O zebu é a base da pecuária nacional. A genética do gado de cupim — adaptado ao calor, rústico e resistente — está presente em mais de 80% do rebanho brasileiro, principalmente com sangue Nelore.
Um dos touros trazidos da Índia durante a importação de 1963, o reprodutor Karvadi, tem lugar de destaque no Museu do Zebu, em Uberaba (MG). Segundo estimativa da ABCZ, mais de 10 milhões de registros genealógicos de zebuínos têm descendência de Karvadi — basicamente toda a raça Nelore registrada na entidade.
Outras raças zebuínas têm despontado e chamado a atenção, como no caso do Sindi. O gado de pelagem vermelha tem dupla aptidão — produz carne e também leite. Com porte mediano, ele é uma alternativa para pequenas propriedades rurais. Muito presente nos estados do Nordeste do Brasil, o rebanho Sindi tem conquistado espaço nas fazendas do Centro-Oeste e Sudeste do país. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi), o número de animais registrados na ABCZ cresceu 17% nos últimos cinco anos, destacando-se como o maior percentual entre todas as raças zebuínas.

Quem for à Feicorte poderá ver a raça de perto. Pela primeira vez, será realizado na feira um julgamento morfológico do Sindi. A expectativa de Orlando Procópio, presidente da ABCSindi, é receber 80 animais na pista de julgamento. “Essa é uma ótima oportunidade para os criadores e selecionadores do Sudeste, que vão participar não só do julgamento ranqueado, como também dos eventos com o tema carne de qualidade”, afirmou Procópio.
Além de contar pontos no ranking nacional, os julgamentos dão visibilidade aos criatórios, estimulando ainda mais o melhoramento genético da raça. “A ajuda da ABCZ foi fundamental. Não poderíamos ficar de fora da feira especializada que promove o futuro da pecuária do país: carne de qualidade do campo à mesa do consumidor”, destaca o presidente da ABCSindi.
A Feicorte 2025 será realizada entre os dias 17 e 21 de junho, no Recinto de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente (SP).

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de FEICORTE 2025
1
Feicorte 2025 abre os portões em Presidente Prudente
2
Churrasco com carne de 14 raças mostra variedade e sabor da pecuária brasileira
3
Feicorte 2025 é lançada com expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes
4
Fazenda pioneira mostra como ILPF é caminho para produção eficiente
5
O bezerro de 2027 e a carne do futuro
6
O produto coringa da alimentação bovina

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

FEICORTE 2025
Feicorte: 5 toneladas de carne servidas em 5 dias
Com 16,5 mil visitantes, a organização comemora edição da Feicorte que já tem realização garantida em 2026

FEICORTE 2025
“A febre aftosa é página virada, uma conquista de todo o setor”, afirma Guilherme Piai
Em entrevista ao Agro Estadão, o secretário de Agricultura de SP dá detalhes sobre os programas assinados e anunciados durante a Feicorte 2025

FEICORTE 2025
O sucesso do Angus no Brasil e no mundo
Cruzamento com zebuínos impulsiona produtividade, enquanto programas testam raças como Ultrablack e animais com pelagem adaptada ao clima tropical

FEICORTE 2025
Além do gado e da carne: venda de máquinas e equipamentos movimenta Feicorte 2025
Pecuaristas e indústria esperam pela definição dos recursos e dos juros do Plano Safra 2025/2026 para acelerar novos negócios
FEICORTE 2025
O produto coringa da alimentação bovina
Especialista destaca qual produto deve ocupar o espaço da soja e do milho na alimentação animal devido a alto poder nutricional
FEICORTE 2025
Ultrassom ajuda a selecionar o gado na busca por carne de qualidade
Confira como a tecnologia tem ajudado a alavancar a produção pecuária no mundo
FEICORTE 2025
"Pecuária brasileira nunca esteve em um momento tão bom”, avalia presidente da ACNB
Na visão da entidade, os EUA vão aumentar seus investimentos na produção de grãos e importar, cada vez mais, a carne bovina do Brasil
FEICORTE 2025
Fundesa-PEC é regulamentado: o que vem depois?
Arrecadação dos pecuaristas deve começar em novembro, através da campanha de atualização do rebanho