FEICORTE 2025
Genética zebuína ganha espaço de destaque na Feicorte 2025
Feira tem a presença confirmada da ABCZ, a maior entidade da raça zebuína no mundo

Juliana Camargo | São Paulo
06/06/2025 - 12:30

Em uma parceria inédita, firmada com a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) estará presente na feira representando todas as raças zebuínas. “Eventos como a Feicorte, que representam a cadeia produtiva da carne, tornam-se um ponto de encontro natural e estratégico para a ABCZ, já que são oportunidades de amplo acesso a produtores — sejam eles já associados ou não”, disse Ricardo Abreu, gerente de Fomento de Programas de Melhoramento Genético da ABCZ.
A ABCZ terá um estande fixo para atender o público interessado em conhecer as qualidades do gado zebu, as características de cada uma das raças e também os programas de melhoramento genético fomentados pela entidade. O atendimento será feito pelos Técnicos de Registro da entidade. “Sempre buscamos abrir novas portas e firmar novas parcerias que contribuam para o crescimento do setor. Ano após ano, novas oportunidades se apresentam — e a parceria com a Feicorte é uma delas”, reforça.
A demonstração das qualidades do zebu irá além dos programas ou dados técnicos de desempenho. Estará também no prato: na abertura da feira, no dia 17, será realizado um churrasco onde o público poderá degustar a carne das raças Brahman, Gir, Guzerá, Sindi, Tabapuã e Nelore.
A organizadora da Feicorte, CEO da Verum Eventos, Carla Tuccilio diz que esse churrasco é mais do que uma ação gastronômica, é um marco simbólico da união do setor. “Reunir raças, cada uma representada por sua associação, em um mesmo fogo, mostra a força da nossa pecuária quando caminha unida”, salienta.
Zebu, a genética mais presente na pecuária nacional
O zebu é a base da pecuária nacional. A genética do gado de cupim — adaptado ao calor, rústico e resistente — está presente em mais de 80% do rebanho brasileiro, principalmente com sangue Nelore.
Um dos touros trazidos da Índia durante a importação de 1963, o reprodutor Karvadi, tem lugar de destaque no Museu do Zebu, em Uberaba (MG). Segundo estimativa da ABCZ, mais de 10 milhões de registros genealógicos de zebuínos têm descendência de Karvadi — basicamente toda a raça Nelore registrada na entidade.
Outras raças zebuínas têm despontado e chamado a atenção, como no caso do Sindi. O gado de pelagem vermelha tem dupla aptidão — produz carne e também leite. Com porte mediano, ele é uma alternativa para pequenas propriedades rurais. Muito presente nos estados do Nordeste do Brasil, o rebanho Sindi tem conquistado espaço nas fazendas do Centro-Oeste e Sudeste do país. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi), o número de animais registrados na ABCZ cresceu 17% nos últimos cinco anos, destacando-se como o maior percentual entre todas as raças zebuínas.

Quem for à Feicorte poderá ver a raça de perto. Pela primeira vez, será realizado na feira um julgamento morfológico do Sindi. A expectativa de Orlando Procópio, presidente da ABCSindi, é receber 80 animais na pista de julgamento. “Essa é uma ótima oportunidade para os criadores e selecionadores do Sudeste, que vão participar não só do julgamento ranqueado, como também dos eventos com o tema carne de qualidade”, afirmou Procópio.
Além de contar pontos no ranking nacional, os julgamentos dão visibilidade aos criatórios, estimulando ainda mais o melhoramento genético da raça. “A ajuda da ABCZ foi fundamental. Não poderíamos ficar de fora da feira especializada que promove o futuro da pecuária do país: carne de qualidade do campo à mesa do consumidor”, destaca o presidente da ABCSindi.
A Feicorte 2025 será realizada entre os dias 17 e 21 de junho, no Recinto de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente (SP).

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de FEICORTE 2025
1
O bezerro de 2027 e a carne do futuro
2
Produtoras, pesquisadoras e empresárias ocupam espaço na Feicorte 2025
3
Genética zebuína ganha espaço de destaque na Feicorte 2025
4
A nova janela de oportunidades da pecuária brasileira
5
A nova fase do Wagyu: símbolo da “carne premium” quer conquistar novos clientes

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

FEICORTE 2025
Fazenda pioneira mostra como ILPF é caminho para produção eficiente
Referência mundial na pecuária, o Brasil ainda tem 160 milhões de hectares de pastagens com potencial para sistemas de integrados de produção

FEICORTE 2025
A nova fase do Wagyu: símbolo da “carne premium” quer conquistar novos clientes
Associação quer ampliar o consumo interno de carne de Wagyu com cortes acessíveis, enquanto o setor mira o bilionário mercado do Japão

FEICORTE 2025
O bezerro de 2027 e a carne do futuro
Investimentos na estação de monta ditam produção de bezerros de qualidade em ano de virada do ciclo pecuário

FEICORTE 2025
Produtoras, pesquisadoras e empresárias ocupam espaço na Feicorte 2025
Principal vitrine da pecuária de corte da América Latina tem mulheres à frente dos debates e das churrasqueiras
FEICORTE 2025
A nova janela de oportunidades da pecuária brasileira
Novo status sanitário, exportações em alta e queda na oferta global impulsionam a competitividade da carne bovina brasileira
FEICORTE 2025
Feicorte 2025 é lançada com expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes
Evento será realizado entre 17 e 21 de junho, em Presidente Prudente (SP)