PUBLICIDADE

Economia

USDA prevê alta de 1,3% nas importações de carne bovina pela China em 2025

O órgão norte-americano estima que a produção de carne bovina e o número de abates na China devem cair, assim como a importação de proteína suína

Nome Colunistas

Broadcast Agro

12/03/2025 - 10:47

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

As importações de carne bovina pela China devem crescer 1,3% em 2025, mostra o escritório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Pequim. O volume deve ser de 3,825 milhões de toneladas em equivalente carcaça, superior aos 3,775 milhões de toneladas estimadas para 2024. O desempenho reflete a necessidade do país de manter o abastecimento diante de uma leve queda na produção doméstica.

A produção de carne bovina na China deve recuar para 7,74 milhões de toneladas em 2025, ante 7,78 milhões de toneladas projetadas para 2024.

O número de abates também deve diminuir, de 52,49 milhões de cabeças para 50,65 milhões, devido à redução no rebanho de animais prontos para o abate.

Mesmo com a leve alta nas importações, o consumo interno de carne bovina deve cair marginalmente, passando de 11,587 milhões de toneladas em 2024 para 11,547 milhões em 2025.

Suínos

A China deverá reduzir ligeiramente suas importações de carne suína em 2025, passando de 1,307 milhão de toneladas em 2024 para 1,3 milhão de toneladas, uma queda de 0,54%, segundo estimativa é do escritório do USDA em Pequim. Essa diminuição se deve à fraca demanda do consumidor, resultante da desaceleração econômica.

PUBLICIDADE

“Além disso, fontes da indústria informam que a carne suína importada não está se movimentando tão rapidamente no mercado quanto anteriormente, e os comerciantes parecem ter estoques adequados”, disse o USDA em relatório.

O USDA também prevê estabilidade nas compras externas de matrizes suínas, com 4 mil animais por ano. “O consenso é de que o plantel suíno da China se recuperou após a forte redução causada pela peste suína africana (PSA), e que os membros da indústria suína verticalmente integrada melhoraram o gerenciamento dos plantéis. Além disso, os números de matrizes estão sendo atendidos principalmente por raças nacionais, complementados por importações modestas”, explicou o USDA.

Em 2025, a produção chinesa de suínos deverá atingir 705 milhões de cabeças, praticamente estável em relação aos 704,97 milhões de cabeças de 2024. Segundo o USDA, o crescimento marginal será impulsionado “por um estoque de matrizes que começou a crescer no segundo semestre de 2024”.

A produção de carne suína está prevista para 57 milhões de toneladas, uma redução de 0,11% em relação aos 57,06 milhões de toneladas de 2024. “A produção de carne suína diminuirá em 2025 devido à expectativa de menos suínos para abate e à fraca demanda por carne suína”, afirmou o relatório.

Além disso, o USDA estima que a produção no segundo semestre de 2025 será maior do que no primeiro semestre, pois as empresas devem reagir aos sinais de preços no fim de 2024 e no início de 2025, começando a aumentar a produção.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Com ajuda dos EUA, Austrália deve bater recorde nas exportações de carne bovina

Economia

Com ajuda dos EUA, Austrália deve bater recorde nas exportações de carne bovina

No acumulado de janeiro a setembro, as exportações da proteína australiana cresceram 16,5% 

Polícia investiga esquema de R$ 120 milhões em golpes na venda de grãos

Economia

Polícia investiga esquema de R$ 120 milhões em golpes na venda de grãos

Foram cumpridas 87 ordens judiciais em nove Estados contra a associação criminosa que aplicava estelionato eletrônico no agronegócio

Metanol: como falhas na produção podem causar contaminação

Economia

Metanol: como falhas na produção podem causar contaminação

Presente em pequenas quantidades, o metanol se torna perigoso quando há falhas na destilação ou adulteração de bebidas

Brasil e Singapura fecham acordo para ampliar comércio de proteína animal

Economia

Brasil e Singapura fecham acordo para ampliar comércio de proteína animal

Acordo prevê a cooperação em temas técnicos e regulatórios, e apoio a ações envolvendo carnes de frango, suína e produtos processados

PUBLICIDADE

Economia

Exportações de amendoim até agosto registram recorde de 180 mil toneladas

Com 86% da produção nacional, Estado de São Paulo consolida liderança e amplia presença no mercado internacional

Economia

Exportações agropecuárias fecham setembro com incremento de 18%

Mesmo sem os Estados Unidos, carne e café cresceram em receita; animais vivos e tabaco também se destacaram nas remessas de setembro

Cotações

Exportação de algodão na safra 2024/2025 vai depender do apetite chinês

Chineses colheram supersafra de algodão, o que, segundo o IBA, afeta os embarques brasileiros; para a Índia, expectativa é de crescimento

Economia

Maior área de plantio de grãos pode impulsionar venda de máquina agrícola

Projeção é da Abimaq e se baseia em números da Conab, que estima plantio de 84,24 milhões de hectares contra 81,74 milhões na safra anterior

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.