Economia
USDA prevê alta de 1,3% nas importações de carne bovina pela China em 2025
O órgão norte-americano estima que a produção de carne bovina e o número de abates na China devem cair, assim como a importação de proteína suína
Broadcast Agro
12/03/2025 - 10:47

As importações de carne bovina pela China devem crescer 1,3% em 2025, mostra o escritório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Pequim. O volume deve ser de 3,825 milhões de toneladas em equivalente carcaça, superior aos 3,775 milhões de toneladas estimadas para 2024. O desempenho reflete a necessidade do país de manter o abastecimento diante de uma leve queda na produção doméstica.
A produção de carne bovina na China deve recuar para 7,74 milhões de toneladas em 2025, ante 7,78 milhões de toneladas projetadas para 2024.
O número de abates também deve diminuir, de 52,49 milhões de cabeças para 50,65 milhões, devido à redução no rebanho de animais prontos para o abate.
Mesmo com a leve alta nas importações, o consumo interno de carne bovina deve cair marginalmente, passando de 11,587 milhões de toneladas em 2024 para 11,547 milhões em 2025.
Suínos
A China deverá reduzir ligeiramente suas importações de carne suína em 2025, passando de 1,307 milhão de toneladas em 2024 para 1,3 milhão de toneladas, uma queda de 0,54%, segundo estimativa é do escritório do USDA em Pequim. Essa diminuição se deve à fraca demanda do consumidor, resultante da desaceleração econômica.
“Além disso, fontes da indústria informam que a carne suína importada não está se movimentando tão rapidamente no mercado quanto anteriormente, e os comerciantes parecem ter estoques adequados”, disse o USDA em relatório.
O USDA também prevê estabilidade nas compras externas de matrizes suínas, com 4 mil animais por ano. “O consenso é de que o plantel suíno da China se recuperou após a forte redução causada pela peste suína africana (PSA), e que os membros da indústria suína verticalmente integrada melhoraram o gerenciamento dos plantéis. Além disso, os números de matrizes estão sendo atendidos principalmente por raças nacionais, complementados por importações modestas”, explicou o USDA.
Em 2025, a produção chinesa de suínos deverá atingir 705 milhões de cabeças, praticamente estável em relação aos 704,97 milhões de cabeças de 2024. Segundo o USDA, o crescimento marginal será impulsionado “por um estoque de matrizes que começou a crescer no segundo semestre de 2024”.
A produção de carne suína está prevista para 57 milhões de toneladas, uma redução de 0,11% em relação aos 57,06 milhões de toneladas de 2024. “A produção de carne suína diminuirá em 2025 devido à expectativa de menos suínos para abate e à fraca demanda por carne suína”, afirmou o relatório.
Além disso, o USDA estima que a produção no segundo semestre de 2025 será maior do que no primeiro semestre, pois as empresas devem reagir aos sinais de preços no fim de 2024 e no início de 2025, começando a aumentar a produção.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
China acelera compras de carne bovina à espera de decisão sobre salvaguardas
2
Brasil deve registrar recorde histórico na exportação de gado vivo em 2025
3
Banco do Brasil dá início à renegociação de dívidas rurais com recursos livres
4
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
5
Onde nascem os grãos da xícara de café mais cara do mundo?
6
Adoçado com engano: apicultores denunciam uso de ‘falso mel’ na indústria alimentícia
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
China habilita empresas para compra de DDGs e sorgo do Brasil
Habilitação de cinco exportadoras de etanol de milho e dez unidades de sorgo fortalece relações com o principal parceiro do agro brasileiro
Economia
Rumores sobre salvaguarda da China para carne bovina travam mercado
Expectativa por decisão de Pequim retira frigoríficos das compras e adia reajustes nos preços da arroba do boi gordo
Economia
Fávaro: Brasil e Argentina acertam regionalização para exportação de aves
O acordo prevê que, se surgirem casos de gripe aviária ou Doença de Newcastle, zona de restrição para exportação será de 10 km ao redor da área afetada
Economia
Exportações de carne suína crescem 10,1% em volume em outubro
Vendas externas somaram 144 mil toneladas no mês, enquanto, em outubro do ano passado, foram embarcadas 130,9 mil toneladas
Economia
Fiscalização apreende 5,3 mil litros de vinho irregular em Porto Alegre
Polícia investiga produtos vendidos como coloniais que estavam em nove estabelecimentos
Economia
Líbano abre mercado para bovinos e bubalinos vivos do Brasil
Ministérios anunciaram que negociações foram concluídas nesta sexta-feira, 7; agora, o Brasil soma 486 mercados abertos desde o início do atual governo
Economia
Importação chinesa de soja em outubro aumenta 17,2%, para 9,48 milhões de t
Em valores, as compras da oleaginosa somaram US$ 4,36 bilhões em outubro, 11,2% mais; no acumulado do ano, crescimento foi de 6,4%
Economia
Mato Grosso inaugura escritório na China e mira expansão internacional
Unidade ficará em Xangai, onde está o maior porto do mundo em movimentação de contêineres