Economia
Produtos especiais brasileiros conquistam mercado mexicano
Empresários que participam da feira ExpoAntad, no México, contam como os produtos são recebidos no exterior

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
15/03/2024 - 08:30

A empresária Zélia Maciel saiu do Rio Grande do Sul para apresentar o azeite de oliva Viridi. Já do interior da Bahia, foi Bianca Esteves, administradora da marca Philá de palmito pupunha. As duas integram uma missão com doze empresas brasileiras de produtos especiais, ou gourmet, que estão fazendo rodadas de negócios na feira de alimentos ExpoAntad, no México.
Nesta quinta-feira, 14, o grupo participou do último dia da feira, realizada em Guadalajara. A viagem integra o programa AgroBr, uma parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a ApexBrasil. Mais de 200 rodadas de negócios aconteceram no estande brasileiro na feira, que conta com uma cozinha equipada para fazer demonstrações de pratos com os alimentos produzidos no Brasil.
O azeite gaúcho é um desses produtos especiais. “O azeite que eles estão acostumados a consumir não tem uma classificação específica. Isso dá certeza que o nosso produto é diferenciado”, conta a empresária Zélia Maciel.
O coordenador de Promoção Comercial e Internacional da CNA, Rodrigo da Mata, conta ao Agro Estadão que os mexicanos estão mais abertos para os mercados brasileiros, especialmente, depois que o arroz daqui começou a ser exportado para lá, há quatro anos. “O comprador mexicano está tendo um olhar diferente para o produto brasileiro. Estamos fechando negócios com palmito, polpa de frutas, açaí, azeite de oliva… produtos mais gourmetizados que o México está enxergando o valor”, afirma.
Rodrigo conta que as negociações estão andando muito bem, “acima do esperado”. Os resultados concretos serão somados a partir da próxima semana.

Palmito para lasanha e para risoto
Um dos produtos especiais, ou gourmet, que está agradando o paladar mexicano é o palmito baiano, do município de Santo Antônio de Jesus, que fica a 2h30 min de Salvador. A Philá oferece palmito pupunha na forma tradicional, em espaguete, em lâminas para lasanha e no corte especial para risotos.
“Muitas pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável, sem glúten, sem carboidrato, e consomem o palmito em diversas formas”, avalia Bianca Esteves, administradora da marca. Ela conta que as vendas acontecem somente na Bahia – por enquanto.
É que depois das inúmeras rodadas de negócios, a Bianca tem certeza de que precisará, inclusive, aumentar a produção. “A gente viu que tem uma grande chance de entrar no mercado mexicano, porque o nosso produto é algo que eles precisam”, diz.
A participação em feiras no exterior é uma das maneiras de abrir mercados para os produtos brasileiros. O programa AgroBR promete auxiliar os produtores rurais a trilharem o caminho da exportação. A cada feira internacional, as equipes da CNA e da ApexBrasil fazem uma análise de quais produtos têm potencial de acordo com o mercado. E os produtores rurais são levados sem custo para as missões.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Tarifa: enquanto Brasil espera, café do Vietnã e Indonésia pode ser isento
2
COP 30, em Belém, proíbe açaí e prevê pouca carne vermelha
3
A céu aberto: produtores de MT não têm onde guardar o milho
4
Exportações de café caem em julho, mas receita é recorde apesar de tarifaço dos EUA
5
Rios brasileiros podem ser ‘Mississipis’ do agro, dizem especialistas
6
Violência no campo: roubos e furtos de máquinas agrícolas crescem 37,5% no 1º semestre

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Internet aumenta em 37% a produtividade agrícola no Paraná
Com 62% de área coberta, expansão da internet no campo gerou aumento de R$ 2 bilhões no PIB no Estado

Economia
México ocupa lugar dos EUA e se torna 2º maior mercado da carne bovina brasileira
Comitiva do ministro Geraldo Alckmin chegou ao México nesta terça-feira, 26, para negociar expansão de acordos comerciais entre os dois países

Economia
Pilão entra no mega-acordo do café que pode driblar tarifa dos EUA
Analistas não descartam possível triangulação do café brasileiro para escapar do tarifaço após conclusão da venda da JDE Peet's para a KDP

Economia
Israel rebaixa relações com o Brasil: ameaça ao agro?
Enquanto carne bovina e fertilizantes concentram o comércio bilateral, analistas apontam para repercussões indiretas com EUA e União Europeia
Economia
Governo publica zoneamento agrícola para milho 2º safra
Milho é a segunda principal cultura anual do país e produtores devem colher safra recorde
Economia
Safra 24/25: milho de inverno se aproxima do fim da colheita
Trabalhos avançam acima da média histórica, enquanto algodão e trigo seguem atrasados
Economia
China define novas cotas para importação de algodão em 2025
Após recuo nas compras externas, governo chinês estabelece cota de 200 mil toneladas métricas para atender indústria têxtil
Economia
Safra brasileira de cana deve cair 1,2%, estima Conab
Produção de açúcar deve crescer, enquanto etanol de cana pode ter um recuo de 8,8%