Economia
Produtos especiais brasileiros conquistam mercado mexicano
Empresários que participam da feira ExpoAntad, no México, contam como os produtos são recebidos no exterior

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
15/03/2024 - 08:30

A empresária Zélia Maciel saiu do Rio Grande do Sul para apresentar o azeite de oliva Viridi. Já do interior da Bahia, foi Bianca Esteves, administradora da marca Philá de palmito pupunha. As duas integram uma missão com doze empresas brasileiras de produtos especiais, ou gourmet, que estão fazendo rodadas de negócios na feira de alimentos ExpoAntad, no México.
Nesta quinta-feira, 14, o grupo participou do último dia da feira, realizada em Guadalajara. A viagem integra o programa AgroBr, uma parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a ApexBrasil. Mais de 200 rodadas de negócios aconteceram no estande brasileiro na feira, que conta com uma cozinha equipada para fazer demonstrações de pratos com os alimentos produzidos no Brasil.
O azeite gaúcho é um desses produtos especiais. “O azeite que eles estão acostumados a consumir não tem uma classificação específica. Isso dá certeza que o nosso produto é diferenciado”, conta a empresária Zélia Maciel.
O coordenador de Promoção Comercial e Internacional da CNA, Rodrigo da Mata, conta ao Agro Estadão que os mexicanos estão mais abertos para os mercados brasileiros, especialmente, depois que o arroz daqui começou a ser exportado para lá, há quatro anos. “O comprador mexicano está tendo um olhar diferente para o produto brasileiro. Estamos fechando negócios com palmito, polpa de frutas, açaí, azeite de oliva… produtos mais gourmetizados que o México está enxergando o valor”, afirma.
Rodrigo conta que as negociações estão andando muito bem, “acima do esperado”. Os resultados concretos serão somados a partir da próxima semana.

Palmito para lasanha e para risoto
Um dos produtos especiais, ou gourmet, que está agradando o paladar mexicano é o palmito baiano, do município de Santo Antônio de Jesus, que fica a 2h30 min de Salvador. A Philá oferece palmito pupunha na forma tradicional, em espaguete, em lâminas para lasanha e no corte especial para risotos.
“Muitas pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável, sem glúten, sem carboidrato, e consomem o palmito em diversas formas”, avalia Bianca Esteves, administradora da marca. Ela conta que as vendas acontecem somente na Bahia – por enquanto.
É que depois das inúmeras rodadas de negócios, a Bianca tem certeza de que precisará, inclusive, aumentar a produção. “A gente viu que tem uma grande chance de entrar no mercado mexicano, porque o nosso produto é algo que eles precisam”, diz.
A participação em feiras no exterior é uma das maneiras de abrir mercados para os produtos brasileiros. O programa AgroBR promete auxiliar os produtores rurais a trilharem o caminho da exportação. A cada feira internacional, as equipes da CNA e da ApexBrasil fazem uma análise de quais produtos têm potencial de acordo com o mercado. E os produtores rurais são levados sem custo para as missões.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Pouco espaço em casa? Veja como fazer uma horta vertical
2
Banco do Brasil inicia renegociações de dívidas na próxima semana
3
Conheça a frutinha 'parente' da jabuticaba e pouco explorada
4
Soja: Argentina zera impostos e ameaça exportações do Brasil para a China
5
Safra 2025/2026 deve bater novo recorde com 353,8 milhões de toneladas
6
Importações de milho pela China caem 90,5% em agosto

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
China e EUA reacendem guerra comercial e abalam mercado agrícola
Soja e milho encerram a semana com quedas de até 1,52%, refletindo a guerra comercial; Trump anuncia tarifa de 100% à China.

Economia
Exportações de tabaco em 2025 devem superar 2024 e atingir cerca de US$ 3 bi
De janeiro a setembro, volumes exportados atingiram 376.907 toneladas, 19,23% a mais em relação ao mesmo período do ano passado

Economia
Camil: lucro cai 33% no trimestre — veja o que pesou no resultado
Empresa investe mais e amplia volumes vendidos, mas receita e rentabilidade recuam no Brasil

Economia
Brasil abre mercado de sementes de beterraba para Nicarágua
Vendas do agronegócio para país caribenho somaram US$ 47 milhões no ano passado
Economia
Cade vai investigar caso de venda casada no Banco do Brasil
Segundo ABDagro, a instituição financeira estaria condicionando o seguro em operações de crédito rural; BB nega exigir seguro para liberar financiamentos
Economia
Mesmo sem tarifa, exportações brasileiras de suco de laranja estão em queda
EUA lideram e Europa, China e Japão reduzem consideravelmente as compras; entenda os motivos
Economia
Cafés especiais brasileiros podem gerar US$ 70 milhões em negócios com Japão
Participação na maior feira do setor na Ásia e em rodada exclusiva com importadores locais reforça presença do Brasil no mercado japonês
Economia
Exportações de grãos da Argentina crescem até agosto; destaques para arroz e trigo
Governo argentino atribui aumento a eliminação de impostos, redução de retenções, simplificação de registros e abertura de mercados