Produtos especiais brasileiros conquistam mercado mexicano | Agro Estadão Produtos especiais brasileiros conquistam mercado mexicano | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Economia

Produtos especiais brasileiros conquistam mercado mexicano

Empresários que participam da feira ExpoAntad, no México, contam como os produtos são recebidos no exterior

Nome Colunistas

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

15/03/2024 - 08:30

Estande do Brasil na ExpoAntad, em Guadalajara, México. Foto: Bianca Esteves/Arquivo Pessoal
Estande do Brasil na ExpoAntad, em Guadalajara, México. Foto: Bianca Esteves/Arquivo Pessoal

A empresária Zélia Maciel saiu do Rio Grande do Sul para apresentar o azeite de oliva Viridi. Já do interior da Bahia, foi Bianca Esteves, administradora da marca Philá de palmito pupunha. As duas integram uma missão com doze empresas brasileiras de produtos especiais, ou gourmet, que estão fazendo rodadas de negócios na feira de alimentos ExpoAntad, no México. 

Nesta quinta-feira, 14, o grupo participou do último dia da feira, realizada em Guadalajara. A viagem integra o programa AgroBr, uma parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a ApexBrasil. Mais de 200 rodadas de negócios aconteceram no estande brasileiro na feira, que conta com uma cozinha equipada para fazer demonstrações de pratos com os alimentos produzidos no Brasil.

O azeite gaúcho é um desses produtos especiais.  “O azeite que eles estão acostumados a consumir não tem uma classificação específica. Isso dá certeza que o nosso produto é diferenciado”, conta a empresária Zélia Maciel. 

Zélia Maciel, produtora de azeite de oliva em Sant’Ana do Livramento (RS), conta experiência de participar de feira de alimentos no exterior.

O coordenador de Promoção Comercial e Internacional da CNA, Rodrigo da Mata, conta ao Agro Estadão que os mexicanos estão mais abertos para os mercados brasileiros, especialmente, depois que o arroz daqui começou a ser exportado para lá, há quatro anos. “O comprador mexicano está tendo um olhar diferente para o produto brasileiro. Estamos fechando negócios com palmito, polpa de frutas, açaí, azeite de oliva… produtos mais gourmetizados que o México está enxergando o valor”, afirma.  

Rodrigo conta que as negociações estão andando muito bem, “acima do esperado”. Os resultados concretos serão somados a partir da próxima semana. 

PUBLICIDADE
Bianca Esteves, da Philá
Bianca Esteves, administradora da Philá durante a ExpoAntad. Foto: AP

Palmito para lasanha e para risoto

Um dos produtos especiais, ou gourmet, que está agradando o paladar mexicano é o palmito baiano, do município de Santo Antônio de Jesus, que fica a 2h30 min de Salvador. A Philá oferece palmito pupunha na forma tradicional, em espaguete, em lâminas para lasanha e no corte especial para risotos.

“Muitas pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável, sem glúten, sem carboidrato, e consomem o palmito em diversas formas”, avalia Bianca Esteves, administradora da marca. Ela conta que as vendas acontecem somente na Bahia – por enquanto. 

É que depois das inúmeras rodadas de negócios, a Bianca tem certeza de que precisará, inclusive, aumentar a produção. “A gente viu que tem uma grande chance de entrar no mercado mexicano, porque o nosso produto é algo que eles precisam”, diz.

A participação em feiras no exterior é uma das maneiras de abrir mercados para os produtos brasileiros. O programa AgroBR promete auxiliar os produtores rurais a trilharem o caminho da exportação. A cada feira internacional, as equipes da CNA e da ApexBrasil fazem uma análise de quais produtos têm potencial de acordo com o mercado. E os produtores rurais são levados sem custo para as missões. 

Bianca Esteves mostra estande brasileiro na ExpoAntad, onde doze empresários fizeram mais de 200 rodadas de negócios.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Vinícolas gaúchas projetam safra de uva da qualidade e da recuperação

Economia

Vinícolas gaúchas projetam safra de uva da qualidade e da recuperação

Rio Grande do Sul deve colher 700 mil toneladas de uva e é responsável por 90% da fruta nacional 

EUA abrem mercados para feno, erva-mate e flor seca de cravo-da-índia

Economia

EUA abrem mercados para feno, erva-mate e flor seca de cravo-da-índia

Segundo o Mapa, as exportações desses produtos para os EUA poderão acontecer se a exigência de certificação fitossanitária

Financiamentos do BNDES para o agronegócio crescem 26% em 2024, para R$ 52,3 bi

Economia

Financiamentos do BNDES para o agronegócio crescem 26% em 2024, para R$ 52,3 bi

No último ano, foram firmadas 191.231 operações diretas e indiretas de empréstimos do BNDES ao agronegócio, 27,9% mais que no ano anterior e 60% que em 2022

VPB agropecuária em 2025 deve crescer 11,5%, a R$ 1,419 tri, diz ministério

Economia

VPB agropecuária em 2025 deve crescer 11,5%, a R$ 1,419 tri, diz ministério

Para 2024, o ministério projeta que o Valor Bruto da Produção Agropecuária tenha avançado 0,4%, a R$ 1,272 trilhão

PUBLICIDADE

Economia

Exportadores de carne bovina iniciam defesa na investigação de salvaguarda da China

Brasil vai argumentar que importações de carne bovina não afetaram a produção doméstica chinesa e que restrições adicionais podem influenciar na inflação do país asiático

Economia

Frango perde competitividade para carne suína e bovina

Segundo o Cepea, o preço da proteína avícola teve alta, enquanto as substitutas tiveram quedas ou ficaram estáveis

Economia

Preços dos ovos ficam estáveis na primeira quinzena de janeiro

Menor oferta pode sustentar e até impulsionar as cotações, diz Cepea

Economia

3tentos inicia fomento à canola no RS para produção de biodiesel

Canola será introduzida como cultura de rotação de inverno, alternando-se com o trigo a cada duas safras, diz a companhia

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.