Economia
Produtos especiais brasileiros conquistam mercado mexicano
Empresários que participam da feira ExpoAntad, no México, contam como os produtos são recebidos no exterior
Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
15/03/2024 - 08:30
A empresária Zélia Maciel saiu do Rio Grande do Sul para apresentar o azeite de oliva Viridi. Já do interior da Bahia, foi Bianca Esteves, administradora da marca Philá de palmito pupunha. As duas integram uma missão com doze empresas brasileiras de produtos especiais, ou gourmet, que estão fazendo rodadas de negócios na feira de alimentos ExpoAntad, no México.
Nesta quinta-feira, 14, o grupo participou do último dia da feira, realizada em Guadalajara. A viagem integra o programa AgroBr, uma parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a ApexBrasil. Mais de 200 rodadas de negócios aconteceram no estande brasileiro na feira, que conta com uma cozinha equipada para fazer demonstrações de pratos com os alimentos produzidos no Brasil.
O azeite gaúcho é um desses produtos especiais. “O azeite que eles estão acostumados a consumir não tem uma classificação específica. Isso dá certeza que o nosso produto é diferenciado”, conta a empresária Zélia Maciel.
O coordenador de Promoção Comercial e Internacional da CNA, Rodrigo da Mata, conta ao Agro Estadão que os mexicanos estão mais abertos para os mercados brasileiros, especialmente, depois que o arroz daqui começou a ser exportado para lá, há quatro anos. “O comprador mexicano está tendo um olhar diferente para o produto brasileiro. Estamos fechando negócios com palmito, polpa de frutas, açaí, azeite de oliva… produtos mais gourmetizados que o México está enxergando o valor”, afirma.
Rodrigo conta que as negociações estão andando muito bem, “acima do esperado”. Os resultados concretos serão somados a partir da próxima semana.
Palmito para lasanha e para risoto
Um dos produtos especiais, ou gourmet, que está agradando o paladar mexicano é o palmito baiano, do município de Santo Antônio de Jesus, que fica a 2h30 min de Salvador. A Philá oferece palmito pupunha na forma tradicional, em espaguete, em lâminas para lasanha e no corte especial para risotos.
“Muitas pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável, sem glúten, sem carboidrato, e consomem o palmito em diversas formas”, avalia Bianca Esteves, administradora da marca. Ela conta que as vendas acontecem somente na Bahia – por enquanto.
É que depois das inúmeras rodadas de negócios, a Bianca tem certeza de que precisará, inclusive, aumentar a produção. “A gente viu que tem uma grande chance de entrar no mercado mexicano, porque o nosso produto é algo que eles precisam”, diz.
A participação em feiras no exterior é uma das maneiras de abrir mercados para os produtos brasileiros. O programa AgroBR promete auxiliar os produtores rurais a trilharem o caminho da exportação. A cada feira internacional, as equipes da CNA e da ApexBrasil fazem uma análise de quais produtos têm potencial de acordo com o mercado. E os produtores rurais são levados sem custo para as missões.
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