Produtos especiais brasileiros conquistam mercado mexicano | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Economia

Produtos especiais brasileiros conquistam mercado mexicano

Empresários que participam da feira ExpoAntad, no México, contam como os produtos são recebidos no exterior

Nome Colunistas

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

15/03/2024 - 08:30

Estande do Brasil na ExpoAntad, em Guadalajara, México. Foto: Bianca Esteves/Arquivo Pessoal
Estande do Brasil na ExpoAntad, em Guadalajara, México. Foto: Bianca Esteves/Arquivo Pessoal

A empresária Zélia Maciel saiu do Rio Grande do Sul para apresentar o azeite de oliva Viridi. Já do interior da Bahia, foi Bianca Esteves, administradora da marca Philá de palmito pupunha. As duas integram uma missão com doze empresas brasileiras de produtos especiais, ou gourmet, que estão fazendo rodadas de negócios na feira de alimentos ExpoAntad, no México. 

Nesta quinta-feira, 14, o grupo participou do último dia da feira, realizada em Guadalajara. A viagem integra o programa AgroBr, uma parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a ApexBrasil. Mais de 200 rodadas de negócios aconteceram no estande brasileiro na feira, que conta com uma cozinha equipada para fazer demonstrações de pratos com os alimentos produzidos no Brasil.

O azeite gaúcho é um desses produtos especiais.  “O azeite que eles estão acostumados a consumir não tem uma classificação específica. Isso dá certeza que o nosso produto é diferenciado”, conta a empresária Zélia Maciel. 

Zélia Maciel, produtora de azeite de oliva em Sant’Ana do Livramento (RS), conta experiência de participar de feira de alimentos no exterior.

O coordenador de Promoção Comercial e Internacional da CNA, Rodrigo da Mata, conta ao Agro Estadão que os mexicanos estão mais abertos para os mercados brasileiros, especialmente, depois que o arroz daqui começou a ser exportado para lá, há quatro anos. “O comprador mexicano está tendo um olhar diferente para o produto brasileiro. Estamos fechando negócios com palmito, polpa de frutas, açaí, azeite de oliva… produtos mais gourmetizados que o México está enxergando o valor”, afirma.  

Rodrigo conta que as negociações estão andando muito bem, “acima do esperado”. Os resultados concretos serão somados a partir da próxima semana. 

PUBLICIDADE
Bianca Esteves, da Philá
Bianca Esteves, administradora da Philá durante a ExpoAntad. Foto: AP

Palmito para lasanha e para risoto

Um dos produtos especiais, ou gourmet, que está agradando o paladar mexicano é o palmito baiano, do município de Santo Antônio de Jesus, que fica a 2h30 min de Salvador. A Philá oferece palmito pupunha na forma tradicional, em espaguete, em lâminas para lasanha e no corte especial para risotos.

“Muitas pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável, sem glúten, sem carboidrato, e consomem o palmito em diversas formas”, avalia Bianca Esteves, administradora da marca. Ela conta que as vendas acontecem somente na Bahia – por enquanto. 

É que depois das inúmeras rodadas de negócios, a Bianca tem certeza de que precisará, inclusive, aumentar a produção. “A gente viu que tem uma grande chance de entrar no mercado mexicano, porque o nosso produto é algo que eles precisam”, diz.

A participação em feiras no exterior é uma das maneiras de abrir mercados para os produtos brasileiros. O programa AgroBR promete auxiliar os produtores rurais a trilharem o caminho da exportação. A cada feira internacional, as equipes da CNA e da ApexBrasil fazem uma análise de quais produtos têm potencial de acordo com o mercado. E os produtores rurais são levados sem custo para as missões. 

Bianca Esteves mostra estande brasileiro na ExpoAntad, onde doze empresários fizeram mais de 200 rodadas de negócios.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Tarifas dos EUA impulsionam fortalecimento do BRICS, diz Fávaro

Economia

Tarifas dos EUA impulsionam fortalecimento do BRICS, diz Fávaro

Titular do Ministério da Agricultura e Pecuária destaca potencial do Brasil para suprir demanda chinesa por carne bovina

Aprosoja-MS: colheita da soja em MS atinge 98,3%; plantio do milho chega a 99%

Economia

Aprosoja-MS: colheita da soja em MS atinge 98,3%; plantio do milho chega a 99%

A região sul do estado lidera os trabalhos, com 99,2% da área colhida, seguida pelas regiões centro e norte, ambas com média de 97%

Soja: Abiove corta projeção de safra 24/25 para 169 mi de toneladas

Economia

Soja: Abiove corta projeção de safra 24/25 para 169 mi de toneladas

A produção foi ajustada de 170,9 milhões para 169,6 milhões de toneladas, uma queda de 0,8% em relação à previsão de março

Nova rota marítima Brasil-China vai reduzir tempo e valor do frete

Economia

Nova rota marítima Brasil-China vai reduzir tempo e valor do frete

Segundo embaixador chinês no Brasil, transporte de produtos será bem mais ágil e custos logísticos vão cair em mais de 30% 

PUBLICIDADE

Economia

IGC reduz projeção da safra global de grãos 2024/25 para 2,303 bi de t

Consumo em 2024/25 foi projetado em 2,328 bilhões de toneladas, recuo de 8 milhões de t ante o projetado em março.

Economia

Paraná espera recorde na área plantada de cevada em 2025

Com 94,6 mil hectares previstos, Deral projeta aumento de 40% na produção, após perdas causadas pela seca em 2024.

Economia

Safra de cana cai 5% e fecha com 677 milhões de toneladas

Produção de açúcar e etanol também reduzem com impacto do clima adverso e queimadas, aponta Conab

Economia

EUA preparam auditoria do sistema de inspeção de carnes do Brasil 

Visita acontece em maio e comitiva deve auditar frigoríficos em diferentes regiões do país

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.