Economia
Preço do leite ao produtor segue em alta
Baixa oferta no campo explica quinta alta consecutiva no preço médio do litro
Sabrina Nascimento
30/04/2024 - 12:31
O preço médio do leite pago ao produtor subiu 4,1% em março, chegando a R$ 2,32 por litro, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. Esta é a quinta alta consecutiva no valor. Com esse resultado, o preço ao produtor acumula valorização real de 12,9% no primeiro trimestre deste ano, refletindo a baixa oferta no campo. Porém, quando considerada a média para os mesmos primeiros três meses do ano, o preço ao produtor está 21,7% inferior ao igual intervalo de 2023.
A limitação da produção observada reflete o clima de seca e altas temperaturas e a retração das margens dos pecuaristas no último trimestre do ano passado, que reduziram os investimentos dentro da porteira.
Captação
O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea seguiu em queda. O recuo registrado foi de 2,5% de fevereiro para março. No acumulado do primeiro trimestre, a captação diminuiu 7,5%. Esse contexto reforça a disputa entre laticínios e cooperativas por fornecedores para garantir o abastecimento de matéria-prima.
Derivados Lácteos
Na ponta final da cadeia, a valorização do leite cru não foi repassada na mesma intensidade para o preço dos derivados lácteos. Segundo pesquisas do Cepea, as cotações do leite UHT e do queijo muçarela no atacado do Estado de São Paulo subiram 3,9% e 0,3% em março, respectivamente. Agentes de mercado relatam consumo ainda retraído, de modo que os canais de distribuição pressionam a indústria por valores mais baixos.
Ainda assim, a média dos lácteos no primeiro trimestre de 2024 frente ao mesmo período do ano passado registra queda menor que a verificada para o preço pago ao produtor. De janeiro a março, a baixa real nos valores do UHT e também da muçarela foi de 10,4%.
Importações
Ao mesmo tempo, as importações continuam sendo pauta importante para agentes do mercado. Embora as compras externas de lácteos estejam em queda, o volume internalizado neste ano ainda supera o do ano passado.
Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontam que, em março, as importações caíram 3,3% frente a fevereiro. Porém, essa quantidade ainda é 14,4% superior que a do mesmo período do ano passado. Considerando-se o primeiro trimestre do ano, as aquisições somaram quase 577,5 milhões de litros, 10,4% acima do registrado nos três primeiros meses de 2023.
Nesse contexto, a expectativa de agentes de mercado é que o ritmo de valorização do produto ao pecuarista perca força em abril.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Melão de São Caetano: o que é, para que serve e qual é o cultivo ideal
2
Saiba como plantar lichia e ter sucesso no cultivo
3
Como é feito o café descafeinado?
4
Confira os principais tipos de pimenta e como cultivar
5
Tripes: como controlar essa praga?
6
Agricultura de jardinagem: entenda o que é, como funciona e veja dicas práticas para o cultivo
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Tilápia: preços em queda e exportações em alta
Exportações do peixe cresceram 202% no último mês do ano em relação ao mesmo período de 2023
Economia
Bahia: safra de soja 2024/25 atinge recorde de 8,5 milhões de toneladas
Condições climáticas, avanço tecnológico e práticas agrícolas mais eficientes contribuíram para o aumento da produtividade da soja baiana
Economia
Bom desenvolvimento dos pomares de laranja anima citricultores, mas produção ainda é incerta
Chuvas dos últimos meses têm ajudado no cultivo da fruta
Economia
Alemanha registra primeiro caso de febre aftosa desde 1988
A infecção pelo vírus foi identificada em um búfalo no distrito de Märkisch-Oderland, em Brandenburgo, segundo a instituição federal de saúde animal da Alemanha
Economia
Carnes, óleo de soja e café puxam inflação de 2024, que termina em 4,83%
Juros devem continuar altos, mas dentro do que estava previsto para 2025
Economia
Desenrola Rural será lançado ainda em janeiro, afirma Paulo Teixeira
Programa prevê a quitação de dívidas de 500 mil agricultores familiares com até 85% de desconto
Economia
Entrega de fertilizantes cresce 5,8% em outubro, mas cai 0,9% no acumulado
De acordo com a Anda, Mato Grosso continua na liderança das entregas de fertilizantes, com 20,3% do volume total, o que equivale a 7,680 milhões de toneladas
Economia
Ceagesp: índice de preços recuou 3,31% em dezembro
Apesar da redução, no ano, a alta é de 2,20%; legumes tiveram alta de 5,25%