Economia
Encerrada desinfecção de granja foco de gripe aviária no RS
Prazo para retorno ao status de país livre da doença começa nesta quinta-feira
Redação Agro Estadão | Atualizada em 22/05/2025 às 13h15
21/05/2025 - 21:11

O governo estadual do Rio Grande do Sul informou, na noite desta quarta-feira, 21, que está concluído o processo de desinfecção da granja que teve o primeiro caso de gripe aviária em aves comerciais do país. O foco foi registrado em um estabelecimento em Montenegro (RS). A granja era de reprodução avícola e possuía dois aviários com 17 mil aves.
Com a finalização dos trabalhos de limpeza e desinfecção, começa a contar o tempo de vazio sanitário para interromper o ciclo do vírus H5NI. Esse período de 28 dias passa a ser contado a partir desta quinta-feira, 22.
Inicialmente, a expectativa do ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, era de que o processo fosse encerrado na terça-feira, 20, mas foi avisado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, de que seria necessário mais um dia para a conclusão.
O período de 28 dias também é esperado pelo setor produtivo, já que é o tempo para mudar o status na Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Caso não tenha nenhum novo caso da doença em granja comercial, o Brasil volta à chancela de país livre de gripe aviária, abrindo a possibilidade para a queda dos embargos de exportações de carnes de frango.
“Com a força do sistema e a transparência nos procedimentos, conseguiremos comprovar a contenção do foco e negociar com nossos parceiros comerciais protocolos que evitem o bloqueio total das exportações”, ressaltou, em nota, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Segundo o governo gaúcho, as ações de desinfecção tiveram início no dia 16, logo após a confirmação do caso. As aves, que não morreram devido à doença, foram sacrificadas. Além disso, as camas aviárias e os ovos foram destruídos. No domingo, 18, foi iniciada a limpeza do local, incluindo os galpões, máquinas e equipamentos até ao escritório e almoxarifado. Todas as propriedades rurais em um raio de 10 quilômetros foram vistoriadas.
“A limpeza é muito importante para que os agentes químicos atuem nas estruturas limpas com maior eficácia, porque a maioria dos desinfetantes não vai conseguir agir de forma eficaz sem esta limpeza prévia”, disse em nota a médica veterinária Alessandra Krein, do Programa de Sanidade Avícola do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
A nota técnica divulgada pelo COEZOO-RS informa que teve início, nesta quarta-feira, a higienização e desinfecção de um incubatório em Formiga (MG) que recebeu ovos férteis da unidade de Montenegro. Todos já haviam sido descartados, conforme informações do governo mineiro.
A atualização desta quinta, 22, do painel Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do Mapa mostra que o país tem 11 casos em investigação.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Exportações no ritmo atual podem esgotar cota chinesa da carne bovina antes do 3º tri
2
Aliança Agrícola paga R$ 114 milhões a investidores; advogada alerta produtores sobre risco jurídico
3
Por que a Indonésia é ‘o novo mundo’ para a carne bovina do Brasil?
4
Por que a China rejeitou o pedido do Brasil para redistribuir cotas de carne bovina?
5
China bate recorde na produção de grãos com 714,9 milhões de toneladas
6
China sinaliza forte demanda por importações de soja em 2026
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Trump anuncia tarifa global de 10% após decisão da Suprema Corte
Tarifa global de 10%, com base na Seção 122, será somada às taxas em vigor; Alckmin diz que medida não reduz competitividade brasileira
Economia
Brasil e Índia reforçam cooperação agrícola em encontro ministerial
Brasil negocia abrir mercado indiano para feijão-guandu e ampliar as oportunidades de comércio para o frango e a erva-mate
Economia
Fim do tarifaço dos EUA anima exportadores do agro brasileiro
Apesar da reação inicial positiva, o setor mantém cautela à espera de eventual resposta do presidente Trump
Economia
Tarifaço de Trump é derrubado e beneficia café solúvel, mel e frutas do Brasil
Na prática, a decisão derruba as tarifas adicionais de 10% e de 40% aplicadas desde abril de 2025
Economia
Inflação de janeiro cai menos que o esperado e pode impactar corte de juros, avalia CNA
Variações na energia elétrica e nos combustíveis também podem afetar custos agropecuários
Economia
Brasil envia à China primeira carga de DDG de milho
Exportação de 62 mil toneladas ocorre após abertura do mercado chinês ao coproduto usado na alimentação animal
Economia
RS: crise leva Federarroz a colocar jurídico em regime de plantão
Atendimento busca orientar produtores diante de fatores que pressionam a atividade, como as dificuldades nas renegociações das dívidas
Economia
Movimentação de cargas pelos portos do Paraná cresce 12% em janeiro
Porto de Paranaguá amplia embarques; destino principal das carnes são Emirados, China e EUA