PUBLICIDADE

Economia

Demanda por biodiesel dispara e recorde é projetado para 2026 com B15 

Produção deve crescer mais de 6% no próximo ano, apoiada no maior uso de soja e no redirecionamento do sebo bovino ao mercado interno

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

09/10/2025 - 10:45

Uso de óleo de soja no biodiesel teve alta de 9,5% no acumulado de 2025, aponta consultoria. Foto: Adobe Stock
Uso de óleo de soja no biodiesel teve alta de 9,5% no acumulado de 2025, aponta consultoria. Foto: Adobe Stock

A demanda por biodiesel no Brasil continua em trajetória de crescimento. De acordo com levantamento da StoneX, o consumo total da mistura deve atingir 9,8 milhões de metros cúbicos em 2025 — alta de 8,8% em relação ao volume registrado em 2024. Para 2026, a consultoria projeta nova expansão, com a demanda podendo chegar a 10,5 milhões de metros cúbicos, o que representaria um avanço adicional de 6,3%.

Segundo o analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Leonardo Rossetti, o crescimento é influenciado, principalmente, pela vigência integral da mistura B15 em 2026. A nova proporção de 15% de biodiesel misturado ao diesel no Brasil está em vigor desde agosto deste ano. “O ano de 2026 tende a apresentar um crescimento expressivo justamente por contar com o B15 vigente durante todo o período, enquanto em 2025 ele está restrito a cinco meses: agosto a dezembro. Isso por si só já cria uma base comparativa favorável”, destaca.

No acumulado de 2025, até o momento, já foram comercializados 6,4 milhões de metros cúbicos de biodiesel. O volume representa um crescimento de 6,4% frente ao mesmo período de 2024. Considerando apenas o quarto bimestre, o volume somou 1,8 milhão de metros cúbicos — alta de 6,6% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior, até então, o maior volume já registrado para o período.

Avanço no consumo de óleo de soja

O desempenho também se reflete no uso de óleo de soja, principal matéria-prima da indústria de biodiesel no país. Para 2025, a StoneX manteve sua estimativa em 7,9 milhões de toneladas, aumento de 10,1% frente a 2024. Para 2026, com a expectativa de estabilidade no B15, o consumo deve alcançar 8,4 milhões de toneladas — avanço de 6,3% sobre o ano anterior.

Os dados de 2025 já indicam recordes mensais. Em um único mês, o consumo de óleo de soja para a produção de biodiesel alcançou 724,8 mil toneladas, o maior volume já registrado. No acumulado do ano, até o momento, o uso soma 5,1 milhões de toneladas, alta de 9,5% frente ao mesmo período de 2024 (4,7 milhões de toneladas).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apesar da perspectiva de aumento no uso de sebo bovino na reta final de 2025 — impulsionada pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos (EUA), principal destino da matéria-prima —, Rossetti ressalta que o cenário sazonalmente favorável para o óleo de soja, sobretudo nos meses de setembro e outubro, deve sustentar níveis elevados de consumo da oleaginosa até o fim do ano.

Para 2026, o analista projeta ainda um leve aumento na participação do óleo de soja na matriz de matérias-primas. Paralelamente, o maior direcionamento do sebo bovino ao mercado interno tende a ganhar força. “As tarifas e mudanças nas bonificações dos programas de biocombustíveis nos EUA devem praticamente neutralizar a competitividade do sebo brasileiro no mercado norte-americano, incentivando sua destinação à produção doméstica de biodiesel”, aponta o especialista. 

Demanda com B16

Adicionalmente, apesar de o cenário base considerado pela StoneX ser o de B15 durante o ano todo, a consultoria também projetou um cenário alternativo, considerando um aumento para um B16 a partir de março de 2026. Nesse caso, o biodiesel marcaria uma alta anual de 12,3% para 11 milhões de metros cúbicos consumidos, enquanto o consumo do óleo de soja poderia crescer 1 milhão de toneladas frente a 2025, atingindo 9 milhões de toneladas.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Vagas no Agro: MG tem seleção para dois cursos superiores gratuitos

Economia

Vagas no Agro: MG tem seleção para dois cursos superiores gratuitos

Oportunidades são para formação presencial em Agropecuária de Precisão, em Pitangui, e Tecnologia de Laticínios, em Juiz de Fora

Após 40 dias de espera, BNDES abre crédito para dívidas rurais no dia 15

Economia

Após 40 dias de espera, BNDES abre crédito para dívidas rurais no dia 15

Bagé, Candelária e Rosário do Sul podem entrar na nova lista de municípios gaúchos habilitados a receber o crédito

UE avança para proibir o termo 'carne' em alimentos vegetais; e no Brasil?

Economia

UE avança para proibir o termo 'carne' em alimentos vegetais; e no Brasil?

Parlamento Europeu aprova restrição de nomes como “hambúrguer” e “bife” em produtos plant-based; no Brasil, tema avança em projetos de lei estaduais

Indicador de preços da Ceagesp sobe 4% em setembro; no ano, há queda de 2,5%

Economia

Indicador de preços da Ceagesp sobe 4% em setembro; no ano, há queda de 2,5%

No mês anterior, de acordo com a Ceagesp, a alta havia sido de 1,15%; setor de frutas foi o que mais subiu: 9,67% ante agosto

PUBLICIDADE

Economia

Custo da cesta básica cai em 22 das 27 capitais do País, apontam Conab e Dieese

Entre os produtos que puxaram queda, o tomate recuou em 26 capitais e a batata, caiu em dez das 11 cidades pesquisadas no Centro-Sul

Economia

Piracema: Ministério divulga períodos de restrição da pesca em todos os municípios

Fenômeno impacta o setor pesqueiro por seis meses; quem vive unicamente da atividade tem direito ao Seguro-Defeso

Economia

Brasil deverá exportar até 7,1 mi de t de soja e 6,3 mi de t de milho em outubro

Com isso, segundo a Anec, o País se aproximaria do recorde previsto de 110 milhões de toneladas de soja exportados em 2025

Economia

Colômbia surpreende novamente e amplia compras de café do Brasil

Enquanto as exportações para os EUA recuaram em setembro, as vendas para os colombianos avançaram mais de 460%

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.