Clima
Vendaval e granizo atingem o Paraná e comprometem lavouras
Rajadas de até 95 km/h e pedras de granizo de 100 gramas afetaram produtores em várias regiões do Estado; Faep cobra ações emergenciais de crédito e seguro rural
Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com
03/11/2025 - 11:33

Os temporais que atingiram o Paraná no fim de semana deixaram um rastro de destruição no campo. Ventos de quase 100 km/h e chuvas de granizo danificaram lavouras, maquinários e estradas em várias regiões do Estado, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
As rajadas mais fortes foram registradas em Cornélio Procópio (95 km/h) e Santo Antônio da Platina (91 km/h), na madrugada de domingo, 02. Em pelo menos 15 municípios, o vento ultrapassou os 50 km/h. Houve granizo em sete cidades, entre elas Jandaia do Sul, onde pedras chegaram a pesar mais de 100 gramas, e também em Mandaguari, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão.
As chuvas atingiram praticamente todas as regiões, em alguns municípios com mais intensidade. Em Santa Helena, no Oeste, o acumulado chegou a 138,6 milímetros, embora a média histórica de chuvas no mês de novembro na cidade seja de 150 milímetros.

Impactos nas lavouras
Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), lavouras, maquinários, estradas e estruturas produtivas foram severamente impactadas, comprometendo o trabalho e o sustento de milhares de famílias do campo.
“Mais uma vez, o produtor rural que sustenta a economia e garante alimento na mesa dos brasileiros se vê diante de perdas que exigem solidariedade, sensibilidade e ação imediata do poder público”, diz o comunicado da federação.
O presidente do Sindicato Patronal Rural de Campo Mourão, Cézar Bronzel, afirmou ao Agro Estadão que a situação é grave no Estado. Segundo ele, os danos foram muito grandes para a safra plantada e para a segunda safra do milho. “As lavouras replantadas agora vão extrapolar a data de plantio da próxima safra, ficando fora da época de plantio do milho”, explicou.
O produtor Anderson Ganacin, de Campo Mourão, estima um comprometimento de 40% da lavoura de soja. “Vamos aguardar mais uns dois dias para ver se terá rebrota. Provavelmente iremos replantar”, disse. “Nossa soja em específico, tinha talhão que já estava aí com quase 60 dias de plantio, tinha alguns enflorados. Infelizmente o excesso de chuva, a tromba d’água e o granizo, prejudicou bastante”.
Ele conta que a chuva de sábado atingiu 140 milímetros e causou muitos danos no interior do estado. “Pegou uma região bem grande de Juranda, que dá 70 quilômetros aqui de Campo Mourão, mais sentido no oeste, e estragou bastante, muitos vizinhos produtores prejudicados”.

Em São Jorge do Ivaí, o agricultor Daniel Rodrigues Vansan perdeu toda a área plantada. “No meu caso, são 60 hectares e terei de refazer tudo. A região foi bastante atingida, ainda estão levantando os estragos”, contou. Sem seguro rural, ele afirma que o prejuízo será integral. “Depois de um problema com uma seguradora em 2022, não renovei o seguro. Agora, o custo do replantio vai sair todo do meu bolso.”
Vansan relata que o dano não é apenas financeiro. “O mais triste é ver a erosão e todo o retrabalho que vem pela frente. Isso atrasa o plantio do milho e compromete a próxima safra”, lamentou.
Políticas de crédito

Em publicação nas redes sociais, a Faep cobrou medidas dos governos federal e estadual de apoio e reconstrução, especialmente com a ampliação e efetivação do acesso ao seguro rural e às políticas de crédito emergencial.
“É um momento de união. O campo precisa de respostas rápidas e efetivas. O produtor faz a parte dele todos os dias, e agora é hora de o poder público estar presente”, afirmou Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino da Federação da Agricultura paranaense.
Apoio
O Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis municipais estão prestando auxílio às famílias afetadas. “Também está sendo preparada ajuda humanitária para Jandaia do Sul, Pitangueiras e Barbosa Ferraz, com o envio de telhas, cestas básicas, kits dormitório e de higiene e limpeza”, informou a Coordenadoria da Defesa Civil Estadual.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña confirmado: veja como ele vai atuar na sua região
2
Clima pode fazer a alface desaparecer do Brasil até o fim do século; entenda
3
RS tem 65% de chances de La Niña nos próximos três meses
4
Supercomputador torna previsões do tempo mais rápidas e precisas no Brasil
5
Chuvas ganham força no fim de semana
6
Chuva forte marca o fim de semana; veja em qual região
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Ciclone deve causar tempestades e ventos acima de 80 km/h nesta semana
Fenômeno começa na sexta-feira, 7, dando origem ao ciclone, trazendo temporal e risco de granizo; veja quais regiões serão atingidas
Clima
Chuvas irregulares atrasam plantio da safra de verão
Conab aponta precipitações desiguais em várias regiões, com destaque para restrições hídricas no Centro-Oeste e Nordeste
Clima
Novembro deve ter calor acima da média e chuvas irregulares
Previsão do Inmet aponta déficit de chuva em importantes áreas agrícolas, com reflexos sobre o plantio de verão; veja a previsão por região
Clima
Em racionamento de água, SP deve receber bons volumes de chuva
Chuvas previstas nos próximos dias devem elevar a umidade e favorecer o plantio de soja, milho e cana em regiões agrícolas do interior paulista.
Clima
Período de chuvas intensas no país; veja a previsão para sua região
Inmet indica grandes volumes em Minas e no Paraná; Centro-Oeste terá aumento da umidade nos próximos dias
Clima
Fim de semana terá temporais, vento e granizo; veja em qual região
A maior parte do País deve registrar tempo seco e calor; em Cuiabá, Palmas e Teresina, temperatura pode passar dos 40°C
Clima
Chuva forte marca o fim de semana; veja em qual região
Instabilidade começa já nesta sexta, 17, com risco de vendavais e granizo; Centro-Oeste terá pancadas isoladas
Clima
La Niña confirmado: veja como ele vai atuar na sua região
Considerado de baixa intensidade, fenômeno La Niña deve perder força em fevereiro de 2026