PUBLICIDADE

Clima

Frio, geada, chuvas e até granizo: veja o que esperar do clima para o fim de semana do Dia dos Pais

Inmet emitiu 8 avisos de atividades climáticas intensas para diferentes partes do Brasil

3 minutos de leitura 09/08/2024 - 17:15

Por: Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

As temperaturas devem cair neste fim de semana no Centro-Sul do país. É o que indica a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que inclusive emitiu uma série de alertas nesta sexta, 9, sobre as condições climáticas. Confira o que vem por aí. 

Onda de frio e declínio de temperatura

Desde quinta, 8, o instituto já havia anunciado uma onda de frio para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina,  além do sul e sudoeste do Paraná. Esse fenômeno se caracteriza por uma queda acentuada na temperatura média por um período de tempo superior a três dias seguidos. A previsão é que esse frio intenso dure até este sábado, 10.

Também há um alerta de declínio de temperatura para outra porção do país. Norte e centro do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, centro e sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, sul e oeste de Mato Grosso, Rondônia, sul do Amazonas e quase todo o estado do Acre devem registrar temperaturas com 5ºC abaixo da média para o período. 

Em Rio Branco (AC), a máxima não deve passar de 26ºC e a mínima pode chegar a 14ºC. Já em Porto Murtinho (MS), o tempo deve variar entre 4ºC e 22ºC. Esse aviso de declínio é, inicialmente, para sábado, 10. 

Geada e Granizo

Há também risco de gear em parte dessa área, inclusive em regiões que não são serranas. O alerta feito pelo Inmet pega uma área que vai do sul do Rio Grande do Sul até o sul de Mato Grosso do Sul, atingindo uma parcela de São Paulo e quase todo o estado do Paraná. Essa geada pode acontecer tanto no sábado, 10, quanto no domingo, 11.Além disso, há chances de granizo na parte serrana entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

PUBLICIDADE

Chuvas

O Inmet também emitiu quatro avisos de chuvas intensas em diferentes partes do Brasil para este sábado, sendo três na região Sudeste. O litoral paulista é onde os acumulados devem ser maiores, podendo chegar aos 100 milímetros. Já os outros dois avisos são para parte do sul mineiro, centro e sul do Rio de Janeiro, e quase todo o estado de São Paulo. A intensidade das chuvas por lá também deve ser alta, mas com acumulados mais menores, de até 50 milímetros no dia. 

O outro alerta é na região Norte, uma área que vai do noroeste do Amazonas ao norte de Roraima. As precipitações devem vir acompanhadas de rajadas de vento e podem ter um volume por hora de até 30 milímetros de água. 

Além disso, há chances de chuvas mais moderadas em outras localidades, como em Mato Grosso do Sul, no restante do estado do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e sudeste de Minas Gerais. 

No Norte e Nordeste, pontos como o norte do Acre, nordeste do Pará, Amapá e o norte do Maranhão também têm previsão de precipitações ao longo deste sábado. No domingo, devido a influência de uma frente fria, as chuvas podem chegar ao sul do litoral baiano. 

Baixa umidade

Apesar do Inmet não ter emitido aviso, a baixa umidade deve predominar na parte central do país. Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, interior da Bahia, Tocantins e parte do Pará devem ter umidade abaixo dos 20%. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.