Agropolítica
PR e SC entram em alerta máximo contra gripe aviária após casos no RS
Juntos, os três estados da região sul do Brasil representam 78,2% das exportações brasileiras de carne de frango

Paraná e Santa Catarina, primeiro e segundo maiores exportadores nacionais de carne de frango, estão intensificando suas medidas de defesa sanitária em atenção aos focos de gripe aviária confirmados no Rio Grande do Sul. Juntos, os três estados que compõem a região sul do Brasil representam 78,2% das exportações brasileiras de carne de frango.
Em nota, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) informou que, “até o momento, não há registros de casos suspeitos ou confirmados [de IAAP] no estado”. A agência reforçou que o governo estadual mantém protocolos rigorosos de controle sanitário nos frigoríficos e destacou a importância da vigilância permanente e da aplicação efetiva das medidas de biosseguridade.
A Adapar também ressaltou que o estado mantém um sistema de vigilância ativa tanto na avicultura comercial quanto na de subsistência, além de investir continuamente na capacitação técnica dos servidores envolvidos na defesa sanitária animal. Segundo dados da ABPA, o Paraná foi responsável por 42,1% das exportações brasileiras do produto em 2024, totalizando 2,1 milhões de toneladas.
FAEP solicita ações urgentes
Diante da suspensão temporária da importação de carne de frango brasileiro pela China e a União Europeia, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema FAEP) encaminhou um ofício aos órgãos competentes solicitando ações urgentes para a reabertura dos mercados internacionais ao frango paranaense. O documento foi encaminhado ao Mapa, à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) do Paraná e à Adapar.
A FAEP argumenta que o Paraná, há décadas, desenvolve um sistema sanitário sólido e robusto, que assegura segurança alimentar e atende aos mais rigorosos padrões internacionais de qualidade exigidos pelos clientes no exterior. A entidade destaca que a avicultura representa 31,6% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do estado, evidenciando sua importância econômica.
SC entra em alerta máximo e proíbe visitas à granjas
Já a secretaria de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola do estado (Cidasc) emitiram uma nota técnica conjunta de alerta máximo. Os órgãos pedem que a avicultura comercial catarinense reforce as medidas de biosseguridade e proíba visitas de pessoas alheias ao sistema de produção.
“É de extrema importância a comunicação imediata à Cidasc em caso de aves de qualquer espécie apresentando sinais clínicos de influenza aviária”, alerta a nota. “Aves mortas ou com sinais clínicos da doença não devem ser manipuladas”, destaca.
Além do mais, o estado está intensificando as ações, como:
- análise da movimentação animal e produtos de origem animal oriundos da região do foco;
- direcionamento da atividade de vigilância ativa em propriedades que receberam animais daquela região nos últimos 30 dias;
- orientação aos Postos de Fiscalização Agropecuária (PFFs) da divisa sul para intensificar a inspeção documental e física de todas as cargas de aves e ovos férteis provenientes do Rio Grande do Sul.
“A depender da evolução do cenário epidemiológico, novas medidas poderão ser adotadas pela Cidasc para proteger a avicultura catarinense”, pontua a nota técnica.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Governo retoma investigação que pode impor barreira sobre importação de leite
2
Já imaginou tomar um choque por causa de um peixe?
3
Crédito para renegociação trava no RS e Banco do Brasil busca explicação
4
Agricultores familiares fazem ato por medidas contra crise no campo
5
RS: Farsul aponta entraves na renegociação de dívidas rurais
6
Banco do Brasil e Mapa vão ao Paraná destravar as renegociações de dívidas rurais
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
STF forma maioria para derrubar marco temporal; o que vem agora?
Com placar de 6x0 pela inconstitucionalidade, aposta do setor será com proposta de alteração da Constituição
Agropolítica
Governo cria linha de crédito de R$ 6 bi para renovação de frota de caminhões
Taxas de juros, prazos e carência serão determinadas pelo CMN; financiamentos deverão atender a critérios mínimos de sustentabilidade
Agropolítica
Lula: se não for agora, Brasil não assinará o acordo Mercosul-UE
Declaração foi dada em reunião ministerial na Granja do Torto; Brasil havia concordado com adiamento para possibilitar assinatura
Agropolítica
RS autoriza uso de taxa para apoiar produtores de arroz
Nova regra autoriza uso dos recursos por meio do Instituto Rio Grandense do Arroz para fomento, comercialização e escoamento do grão
Agropolítica
Comitê aprova incremento de R$ 17,7 milhões para Seguro Rural
Também foram feitas alterações nas destinações dos recursos por grupos
Agropolítica
Relator vê marco temporal inconstitucional e julgamento pode terminar nesta semana
Votação reúne quatro votos pela inconstitucionalidade; FPA diz que seguirá articulando a PEC do marco temporal.
Agropolítica
Lula: empresários ‘vão perder’ com derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental
Presidente também afirmou que pretende fazer viagem à Coreia do Sul e outros dois países em busca de mercados
Agropolítica
Fávaro diz 'topar' discutir salvaguardas no acordo Mercosul-UE
Expectativa é que o acordo seja assinado no dia 20; ministro também foi questionado sobre impacto das tarifas mexicanas sobre agro brasileiro