Agropolítica
FPA vai buscar apoio no Ministério da Agricultura para barrar taxação em LCAs
Segundo o presidente da frente, deputado Pedro Lupion, não há indicação de aprovação no Congresso Nacional

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
10/06/2025 - 16:07

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), deve se reunir nesta terça-feira, 10, com o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro. A intenção é reverter a medida anunciada no último domingo, 8, de taxar as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) em 5%.
“Nós temos uma previsão de conversa hoje com o ministro Fávaro. […] O que nós queremos é que o Ministério da Agricultura tenha a força necessária para impor as condições do setor e o tamanho que o setor representa para a nossa economia dentro da Esplanada. E, para isso, nós estamos à disposição, com diálogo, com articulação política, trabalhando em conjunto”, reforçou Lupion em entrevista a jornalistas nesta terça-feira, na sede da FPA.
O presidente da bancada ruralista também disse que irá entender a posição de Fávaro sobre o tema, já que o ministro disse em entrevista ao O Globo que a medida não deve ter impacto no agronegócio. Lupion criticou essa posição. “No meu entender, foi ruim. Ruim por não defender o interesse do setor em relação ao financiamento do Agro com as LCAs e causou bastante surpresa. Não entendi ainda o porquê, vamos conversar sobre isso”, ressaltou.
O entendimento da FPA é de que a medida deve impactar o setor, especialmente o próximo Plano Safra, já que essa é uma das formas de captação de recursos e a taxação torna menos atrativa para os investidores. “Dizer que não impacta no Plano Safra não é assim. Como é que você faz o Plano Safra? As três principais fontes para você fazer a equalização: depósito à vista, poupança rural e LCA. Então, se você diminuir, você já vai entrar manco para o próximo Plano Safra”, comentou a senadora e vice-presidente da FPA, Tereza Cristina (PP-MS).
Segundo Lupion, um possível imposto sobre a fonte de recursos representa “um ataque direto no setor”. “Vamos lembrar que, até abril deste ano, praticamente 43% do financiamento de safra tinha sido ou foi em LCA. Nós estamos falando algo em torno de R$ 450 bilhões”, completou.
Presidentes legislativos não garantiram aprovação da medida
O anúncio da medida sobre as LCAs faz parte de um pacote de ações que visam substituir o aumento do IOF sobre algumas operações, como na tomada de crédito pelas empresas e no câmbio. Essas medidas alternativas foram feitas no último domingo, 8, pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na ocasião, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União – AP), e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos – PB), estavam ao lado de Haddad, já que o anúncio foi feito após um encontro do ministro com os presidentes.
Segundo Lupion, isso não significa que os chefes das Casas Legislativas vão apoiar uma Medida Provisória ou outro dispositivo com alternativas. O compromisso de Motta é que haja um diálogo com as bancadas antes de uma aprovação ou reprovação.
“O presidente Hugo nos garantiu que não há compromisso algum em relação à aprovação da pretensa Medida Provisória que vem por aí, não há compromisso com o resultado da votação, e sim um compromisso feito dele e do presidente Davi com o governo de apresentar as bancadas e debater com as bancadas. E nós estamos dispostos a isso”, comentou Lupion.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Moratória da Soja: Dias Toffoli pede vista e suspende julgamento no STF
2
Fávaro pede apoio à FPA para aprovação de fundo nacional para indenizar produtor
3
Aprovação do marco do licenciamento ambiental destrava logística, avalia setor agropecuário
4
Produtores do RS bloqueiam rodovias e pressionam por securitização da dívida rural
5
Gripe aviária: chega a 10 países com suspensão total das exportações de carne de frango do Brasil
6
Desastres climáticos: CRA aprova securitização de dívida rural

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Fazenda: produtor não deve pagar mais juros com taxação das LCAs
A análise do subsecretário de Política Agrícola é de que setor agropecuário não pode olhar apenas para funding, mas também para equalizações

Agropolítica
Goiás confirma primeiro caso de gripe aviária em aves de subsistência
Laudo técnico divulgado pela Agrodefesa nesta sexta-feira, 13, deu positivo para as mortes registradas em Santo Antônio da Barra

Agropolítica
FPA critica MP das LCAs e diz que cidadão ‘vai pagar a conta’
Bancada lança carta à sociedade brasileira em que rebate falas do ministro da Fazenda e aponta impactos sobre o preço dos alimentos

Agropolítica
Mapa publica ZARC para a cultura da mamona
Resistente à seca, planta é uma alternativa para diferentes regiões é valorizada, principalmente, por conter alto teor de óleo
Agropolítica
Autocontrole: decreto regulamenta processos administrativos em casos de infrações de empresas
Regramento traz a possibilidade de recorrer a mais de uma instância ou converter a penalidade em um Temo de Ajustamento de Conduta
Agropolítica
Taxação das LCAs: entidades do agro repudiam MP do governo federal
Federações da Agricultura e Pecuária afirmam que irão trabalhar para que deputados e senadores barrem a medida
Agropolítica
Há maneiras de compensar o fim da isenção para títulos, afirma Haddad
Ministro disse ainda que agro mudará de opinião sobre medidas se aceitar reunião com Fazenda
Agropolítica
Setor de arroz acredita em redução de área no próximo ano
Governo se comprometeu a encontrar alternativa para ajudar produtores, que veem preços estarem próximos do mínimo