Agro na COP30
Publicação da Embrapa reúne métodos para medir carbono no agro
Livro lançado na COP 30 reúne métricas que quantificam emissões e reduzem gargalos de rastreabilidade
Redação Agro Estadão
14/11/2025 - 13:30

Lançado durante a abertura da AgriZone na COP 30, em Belém (PA), o livro “Ciência para o Clima e Soluções da Agricultura Brasileira” reúne metodologias e evidências científicas que ajudam a medir e reduzir a pegada ambiental dos sistemas agropecuários. Com sete capítulos, a publicação da Embrapa traz ferramentas consideradas essenciais para posicionar o Brasil na economia global de baixo carbono.
O livro conta com um capítulo dedicado à contabilidade de carbono e à Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), e destaca como essas métricas permitem quantificar emissões e remoções de gases de efeito estufa desde o preparo do solo até o transporte dos produtos. Segundo a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Marília Folegatti, editora técnica da obra, “essas metodologias ajudam a compreender de forma quantitativa onde estão os maiores impactos e quais práticas podem ser ajustadas para reduzir emissões e otimizar o uso de recursos naturais”.
Segundo a pesquisadora, a ACV avalia todo o percurso do alimento e traduz dados técnicos em indicadores claros, capazes de orientar tanto produtores quanto formuladores de políticas públicas. “Ao traduzir dados complexos em indicadores claros, elas oferecem base científica sólida para a formulação de estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas”, afirmou Folegatti. A ferramenta também atende exigências de certificações e acordos internacionais.
Casos práticos
A publicação reúne estudos aplicados a cadeias produtivas típicas do agronegócio brasileiro. Em frutas tropicais como melão, manga e coco verde, análises conduzidas pela Embrapa identificaram como manejo de irrigação, uso eficiente de fertilizantes e escolha de embalagens e transporte influenciam diretamente as emissões. Nos levantamentos sobre trigo, o uso de cultivares mais produtivas e fertilização de menor impacto reduziu em até 36% a emissão de gases de efeito estufa.
Para a pesquisadora, esses resultados reforçam que decisões de manejo podem alterar significativamente o desempenho ambiental das cadeias. “É um passo essencial para o país consolidar-se como líder em produção de alimentos de baixo carbono”, disse. O material está disponível para download aqui.
Ferramentas brasileiras ganham espaço
O livro destaca ainda tecnologias nacionais de cálculo de emissões, já utilizadas por produtores e programas federais. Entre elas, a RenovaCalc, ferramenta do programa RenovaBio que mede as emissões associadas à produção de biocombustíveis, e a Calculadora Pecuária Baixo Carbono (CPBC), desenvolvida pela Embrapa para mensurar emissões em sistemas pecuários.
Esses instrumentos permitem comparar sistemas produtivos, orientar políticas públicas e reforçar a credibilidade ambiental do agro brasileiro em mercados cada vez mais exigentes em rastreabilidade climática.
O avanço desses métodos, segundo a Embrapa, ajuda a consolidar um sistema nacional de indicadores ambientais capaz de medir emissões com precisão e apoiar compromissos como a neutralidade climática. O uso integrado da contabilidade de carbono e da ACV reforça o diagnóstico de sistemas produtivos e indica onde estão as oportunidades de ganho ambiental.
“Quando mensuramos os impactos de forma transparente e comparável, criamos oportunidades para melhorar o desempenho ambiental e econômico da agricultura”, afirmou Folegatti.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agro na COP30
1
Produtores rurais preservam 29% da vegetação nativa no Brasil, aponta Embrapa
2
Veja a proposta do agronegócio brasileiro para a COP 30
3
Pecuária brasileira será apresentada na COP 30 como parte da solução climática
4
Como vai funcionar a AgriZone na COP 30; confira a programação
5
Conheça as propostas da Embrapa para adaptar o agro às mudanças climáticas
6
Comunidade na Reserva do Tapajós, no Pará, quer virar modelo de produção ribeirinha
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agro na COP30
Governo anuncia cobrança de R$ 476,2 milhões por delitos ambientais
Divulgação foi feita durante a COP 30, envolvendo 31,8 mil hectares; processo ainda prevê adesão um termo de ajustamento de conduta (TAC)
Agro na COP30
Embrapa reúne critérios que permitem ao agro acessar financiamentos verdes
Livro lançado na COP 30 inclui fatores que embasam a Taxonomia Sustentável e definem quais práticas são consideradas de baixo carbono
Agro na COP30
COP 30: Be8 apresenta biocombustível que iguala desempenho do diesel
O produto, inédito no Brasil, é apontado pela companhia como solução imediata e eficaz para a descarbonização do transporte pesado
Agro na COP30
Alface corre risco e adaptação não pode esperar, alerta pesquisador
Mapas sobre risco climático para a folhosa serão lançados pela Embrapa no próximo domingo, 16, durante a COP 30
Agro na COP30
No ritmo atual, pecuária brasileira pode reduzir 79,9% das emissões até 2050
Pesquisa da FGV Agro e da Abiec mostra que emissão por quilo de carne cairia de 80 quilos de carbono para 16,1 quilos
Agro na COP30
Be8 vai construir fábrica no Piauí para produzir biodiesel
Anúncio, feito na COP 30, prevê ampliar a capacidade de produção do BeVant, biocombustível criado e patenteado pela empresa
Agro na COP30
Com foco na COP 30, CropLife e IICA lançam plano para impulsionar agro de baixo carbono
Documento propõe seis eixos estratégicos que unem inovação tecnológica, crédito verde e manejo na agenda do clima
Agro na COP30
Conab lança programa para implantar energia solar em armazéns públicos
Anúncio foi feito na AgriZone, espaço mantido pela Embrapa na COP 30; estatal prevê investimento de R$ 6,9 milhões