PUBLICIDADE

Sustentabilidade

RenovaCalc é atualizada e amplia credibilidade dos biocombustíveis brasileiros no exterior

Ferramenta passa a adotar padrões internacionais e aproxima o país das regras globais de descarbonização

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

27/10/2025 - 11:14

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A RenovaCalc, ferramenta usada para medir a pegada de carbono dos combustíveis sustentáveis, foi atualizada e agora segue parâmetros internacionais, como os definidos pelo Programa da Organização da Aviação Civil Internacional (Corsia). As informações integram um artigo científico e foram divulgadas pela Embrapa neste domingo, 26.

A plataforma é usada para certificar produtores no programa RenovaBio, criado para incentivar práticas de baixo carbono. A RenovaCalc calcula as emissões em todo o ciclo do combustível — do cultivo da matéria-prima ao consumo — e define o volume de créditos de descarbonização (CBIOs) que cada empresa pode emitir.

CONTEÚDO PATROCINADO

O Brasil é, atualmente, o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, referência em agricultura regenerativa e detentor de um dos menores custos de energia renovável do planeta — cerca de US$ 33 por megawatt-hora. Segundo estudo da Boston Consulting Group (BCG), o país reúne uma combinação de vantagens naturais, industriais e tecnológicas para capturar uma fatia relevante do mercado global de energia limpa.

De acordo com a Embrapa, com as melhorias anunciadas, o Brasil reforça sua posição na transição energética global. “Ao aproximar-se dos padrões do Corsia, o Brasil reforça seu papel de protagonista na agenda global de descarbonização, mostrando que é possível produzir energia sustentável de forma competitiva, rastreável e ambientalmente responsável”, diz o comunicado publicado pela estatal.

Na prática, a mudança torna os biocombustíveis brasileiros mais competitivos e reconhecidos no mercado global. A compatibilidade com o programa internacional facilita exportações e pode abrir caminho para o país se tornar fornecedor de combustível sustentável para o setor aéreo, que busca reduzir emissões. Também reforça a transparência das medições ambientais, exigência para acordos comerciais e políticas climáticas.

PUBLICIDADE

Nova versão amplia matérias-primas

O estudo detalha avanços no módulo HEFA (Hydroprocessed Esters and Fatty Acids), usado para calcular as emissões de combustíveis de aviação produzidos a partir de óleos vegetais e gorduras residuais.“O sistema considerava principalmente a soja, mas agora inclui também o óleo de palma, o que permite análises mais representativas da diversidade agrícola brasileira”, explica Marília Folegatti, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente.

Segundo o professor Edgar Silveira, da Universidade de Brasília (UnB), o aprimoramento “representa uma consolidação científica e regulatória inédita no País”. Ele afirma que o objetivo é “manter o alinhamento com os padrões internacionais de sustentabilidade sem perder a aderência às particularidades da matriz energética brasileira”.

O estudo também mostra forte convergência entre os cálculos da RenovaCalc e os valores de referência do Corsia, embora ainda existam diferenças nas regras sobre uso da terra, créditos de carbono e critérios de sustentabilidade socioambiental.

Para Giulia Lamas, uma das autoras da pesquisa, essa aproximação é fundamental para garantir que a produção de combustíveis sustentáveis traga “benefícios reais na redução de gases de efeito estufa, sem gerar impactos como desmatamento ou pressão sobre áreas agrícolas”.

Confira o artigo científico na íntegra.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

MG lança certificação para produtores que adotam agricultura regenerativa

Sustentabilidade

MG lança certificação para produtores que adotam agricultura regenerativa

Reconhecimento integra o programa Certifica Minas e estará disponível a partir de 2026

Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil

Sustentabilidade

Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil

Iniciativa desenvolvida com a Yara Fertilizantes e a ofi será implantada em mais de 20 fazendas de café conilon da Bahia e do Espírito Santo

Embrapa e instituto britânico firmam parceria para impulsionar a sustentabilidade no agro

Sustentabilidade

Embrapa e instituto britânico firmam parceria para impulsionar a sustentabilidade no agro

Com apoio do laboratório de inovação da Embrapa na Europa, parceria busca fortalecer políticas públicas voltadas à descarbonização e à segurança alimentar

Após 15 anos, Agropalma retoma produção de biodiesel com nova usina em Belém

Sustentabilidade

Após 15 anos, Agropalma retoma produção de biodiesel com nova usina em Belém

Unidade tem produção inicial estimada em 19 mil m³, voltada, principalmente, ao abastecimento do mercado paraense

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

STF suspende processos sobre a Moratória da Soja em todo o País

Decisão liminar do ministro Flávio Dino interrompe ações judiciais e administrativas até o julgamento definitivo do caso pelo plenário; Abiove e Aprosoja-MT se manifestam

Sustentabilidade

Inscrições para o Selo Ambiental do Irga são prorrogadas até sexta-feira

Certificação ocorre em duas categorias, Ouro e Prata; objetivo é reconhecer as produções de arroz irrigado de forma sustentável

Sustentabilidade

Usinas de cana em SP poderão usar resíduos urbanos para gerar energia

Parceria firmada entre Unica e Cetesb visa ampliar o aproveitamento de resíduos, além da vinhaça, como fonte de energia renovável

Sustentabilidade

Cade abre inquérito contra executivos por suspeita de cartel na Moratória da Soja

Nota técnica da Superintendência-Geral do Cade reúne trocas de e-mails e documentos internos apontando indícios de coordenação entre concorrentes

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.