Sustentabilidade
RenovaCalc é atualizada e amplia credibilidade dos biocombustíveis brasileiros no exterior
Ferramenta passa a adotar padrões internacionais e aproxima o país das regras globais de descarbonização
Redação Agro Estadão
27/10/2025 - 11:14

A RenovaCalc, ferramenta usada para medir a pegada de carbono dos combustíveis sustentáveis, foi atualizada e agora segue parâmetros internacionais, como os definidos pelo Programa da Organização da Aviação Civil Internacional (Corsia). As informações integram um artigo científico e foram divulgadas pela Embrapa neste domingo, 26.
A plataforma é usada para certificar produtores no programa RenovaBio, criado para incentivar práticas de baixo carbono. A RenovaCalc calcula as emissões em todo o ciclo do combustível — do cultivo da matéria-prima ao consumo — e define o volume de créditos de descarbonização (CBIOs) que cada empresa pode emitir.
O Brasil é, atualmente, o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, referência em agricultura regenerativa e detentor de um dos menores custos de energia renovável do planeta — cerca de US$ 33 por megawatt-hora. Segundo estudo da Boston Consulting Group (BCG), o país reúne uma combinação de vantagens naturais, industriais e tecnológicas para capturar uma fatia relevante do mercado global de energia limpa.
De acordo com a Embrapa, com as melhorias anunciadas, o Brasil reforça sua posição na transição energética global. “Ao aproximar-se dos padrões do Corsia, o Brasil reforça seu papel de protagonista na agenda global de descarbonização, mostrando que é possível produzir energia sustentável de forma competitiva, rastreável e ambientalmente responsável”, diz o comunicado publicado pela estatal.
Na prática, a mudança torna os biocombustíveis brasileiros mais competitivos e reconhecidos no mercado global. A compatibilidade com o programa internacional facilita exportações e pode abrir caminho para o país se tornar fornecedor de combustível sustentável para o setor aéreo, que busca reduzir emissões. Também reforça a transparência das medições ambientais, exigência para acordos comerciais e políticas climáticas.
Nova versão amplia matérias-primas
O estudo detalha avanços no módulo HEFA (Hydroprocessed Esters and Fatty Acids), usado para calcular as emissões de combustíveis de aviação produzidos a partir de óleos vegetais e gorduras residuais.“O sistema considerava principalmente a soja, mas agora inclui também o óleo de palma, o que permite análises mais representativas da diversidade agrícola brasileira”, explica Marília Folegatti, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente.
Segundo o professor Edgar Silveira, da Universidade de Brasília (UnB), o aprimoramento “representa uma consolidação científica e regulatória inédita no País”. Ele afirma que o objetivo é “manter o alinhamento com os padrões internacionais de sustentabilidade sem perder a aderência às particularidades da matriz energética brasileira”.
O estudo também mostra forte convergência entre os cálculos da RenovaCalc e os valores de referência do Corsia, embora ainda existam diferenças nas regras sobre uso da terra, créditos de carbono e critérios de sustentabilidade socioambiental.
Para Giulia Lamas, uma das autoras da pesquisa, essa aproximação é fundamental para garantir que a produção de combustíveis sustentáveis traga “benefícios reais na redução de gases de efeito estufa, sem gerar impactos como desmatamento ou pressão sobre áreas agrícolas”.
Confira o artigo científico na íntegra.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Conheça o programa que inspirou o Brasil a recuperar 40 milhões de hectares degradados
2
Brasil está pronto para liderar biocombustíveis em aviões e navios
3
Integração lavoura-pecuária: um caminho para sustentabilidade
4
Drones potencializam agricultura regenerativa na produção de cana
5
Tereza Cristina e Roberto Rodrigues criticam Plano Clima: ‘é um desastre’
6
Produção de biometano no Brasil pode mais do que triplicar até 2027, diz Copersucar
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
MG lança certificação para produtores que adotam agricultura regenerativa
Reconhecimento integra o programa Certifica Minas e estará disponível a partir de 2026
Sustentabilidade
Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil
Iniciativa desenvolvida com a Yara Fertilizantes e a ofi será implantada em mais de 20 fazendas de café conilon da Bahia e do Espírito Santo
Sustentabilidade
Embrapa e instituto britânico firmam parceria para impulsionar a sustentabilidade no agro
Com apoio do laboratório de inovação da Embrapa na Europa, parceria busca fortalecer políticas públicas voltadas à descarbonização e à segurança alimentar
Sustentabilidade
Após 15 anos, Agropalma retoma produção de biodiesel com nova usina em Belém
Unidade tem produção inicial estimada em 19 mil m³, voltada, principalmente, ao abastecimento do mercado paraense
Sustentabilidade
STF suspende processos sobre a Moratória da Soja em todo o País
Decisão liminar do ministro Flávio Dino interrompe ações judiciais e administrativas até o julgamento definitivo do caso pelo plenário; Abiove e Aprosoja-MT se manifestam
Sustentabilidade
Inscrições para o Selo Ambiental do Irga são prorrogadas até sexta-feira
Certificação ocorre em duas categorias, Ouro e Prata; objetivo é reconhecer as produções de arroz irrigado de forma sustentável
Sustentabilidade
Usinas de cana em SP poderão usar resíduos urbanos para gerar energia
Parceria firmada entre Unica e Cetesb visa ampliar o aproveitamento de resíduos, além da vinhaça, como fonte de energia renovável
Sustentabilidade
Cade abre inquérito contra executivos por suspeita de cartel na Moratória da Soja
Nota técnica da Superintendência-Geral do Cade reúne trocas de e-mails e documentos internos apontando indícios de coordenação entre concorrentes