Sustentabilidade
GO: embalagens de agrotóxicos apreendidas em ferro-velho
Material estava armazenado irregularmente em ferro-velho; agência alerta sobre riscos e obrigações da logística reversa
Redação Agro Estadão
12/12/2025 - 09:17

Equipes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e da Polícia Militar (PMGO) identificaram e apreenderam, nessa quinta-feira, 11, dois caminhões carregados com cinco toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos. O flagrante ocorreu em um ferro-velho localizado às margens da BR-040, no município de Cristalina (GO). O proprietário do estabelecimento foi autuado pela Agência e enquadrado por crime ambiental pela Polícia.
A irregularidade foi constatada por fiscais da Agrodefesa, que localizaram as carretas carregadas com o material armazenado de forma inadequada e acionaram a Polícia Militar para a adoção das medidas legais cabíveis.
Segundo o fiscal estadual agropecuário Gunnar Gobbi, responsável pela identificação dos caminhões, os policiais apuraram também a intenção do proprietário do estabelecimento quanto ao armazenamento irregular. As embalagens apreendidas foram para a destinação ambientalmente adequada.
A Agrodefesa ressalta que esse tipo de prática, além de ilegal, representa risco ao meio ambiente. “Além do lixo gerado pelo plástico abandonado na natureza, as embalagens podem conter resíduos de produtos químicos em alta concentração, causando impactos à fauna, à flora e à saúde humana. Quando devolvidas regularmente, elas passam por rigorosa triagem, reciclagem e destinação correta”, afirmou a coordenadora da Unidade Regional Rio Itiquira, Patricia Marques.
Destinação correta
Em todo o País, quem usa agrotóxicos deve devolver as embalagens vazias, tampas e eventuais resíduos pós-consumo aos estabelecimentos onde os produtos foram comprados, conforme orientações previstas nas bulas. O prazo para devolução é de até um ano após a data de compra ou da data de vencimento. A entrega também pode ser realizada em postos ou centrais de recebimento, além de ações itinerantes autorizadas e fiscalizadas pelos órgãos de defesa sanitária.
A obrigação está prevista na Lei nº 14.785/2023, que estabelece a logística reversa como responsabilidade compartilhada entre fabricantes, comerciantes e usuários, mas atribui ao produtor rural o dever de lavar, armazenar e devolver corretamente cada embalagem.
Penalidades previstas
O descarte inadequado — como abandono em áreas rurais, proximidade de cursos d’água ou simples deposição no solo — configura infração ambiental e pode resultar em multas, responsabilização civil por danos e enquadramento criminal.
A pena prevista é reclusão de um a quatro anos, que pode ser ampliada no caso de risco ou dano à saúde, ao solo ou a recursos hídricos. Na esfera administrativa, as multas podem chegar a milhões de reais, além de embargo da atividade e a obrigação de reparar a área degradada.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Por que esta 'coroa' vermelha do sertão está sob grave ameaça?
2
Pau-de-cores: a árvore que dá madeira nobre e tinta
3
Tudo sobre a pera perfumada que nasce no Cerrado
4
Moratória da Soja: produtores comemoram a saída de grandes empresas do acordo
5
Biodiesel: Brasil tem maior produção da história em 2025 e projeta novo salto
6
BNDES lança edital para destravar certificação de carbono no Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Citrosuco inicia testes com biometano em sua frota de caminhões
Uso do combustível começará em três caminhões por meio de um projeto piloto que vai operar ao redor das áreas de Matão e Araras (SP)
Sustentabilidade
TCU indica que 60% da soja do biodiesel não tem comprovação ambiental
Corte apontou problemas no cumprimento do Renovabio e no mercado de CBios, além de recomendar mudanças ao MME e à ANP
Sustentabilidade
Esse felino é tão raro que é conhecido como gato-fantasma
Com apenas 243 adultos no Brasil, o raro gato-palheiro-pampeano sobrevive nos campos sulinos e atua como termômetro da saúde do bioma
Sustentabilidade
Varejo europeu cobra tradings após fim da Moratória da Soja
Supermercados europeus dão prazo até 16 de fevereiro para empresas comprovarem controle do desmatamento na Amazônia
Sustentabilidade
Pau-de-cores: a árvore que dá madeira nobre e tinta
Capaz de crescer no sol ou na sombra, a taiúva é ideal para restaurar pastos degradados e alimentar animais silvestres com seus frutos
Sustentabilidade
Tudo sobre a pera perfumada que nasce no Cerrado
Valorizar e plantar a pera-do-Cerrado ajuda a frear a perda de biodiversidade, diversificar a alimentação rural e preservar sabores únicos do Brasil
Sustentabilidade
Hortas inteligentes: o futuro da produção em pequenas propriedades
Com microcontroladores e sensores baratos, hortas inteligentes regam só quando precisam e podem economizar até 40% de água
Sustentabilidade
Frente Parlamentar alerta para risco em proposta de importar biodiesel
Grupo afirma que abertura do mercado pode desregular setor e ameaçar investimentos da indústria nacional