Agricultura
Colheita de trigo é finalizada no Rio Grande do Sul
Maior Estado produtor do cereal no Brasil projeta safra de 3,4 milhões de toneladas
Redação Agro Estadão
12/12/2025 - 10:40

A colheita de trigo no Rio Grande do Sul, maior estado produtor do cereal, está em finalização, restando apenas 1% da área estimada por colher. Nessa reta final, os trabalhos de campo estão concentrados em altitudes elevadas do Planalto e dos Campos de Cima da Serra, onde o ciclo se alongou, em razão do maior período vegetativo.
Segundo o informativo conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado na quinta-feira, 11, na região de Caxias do Sul a colheita do trigo avançou, em decorrência dos cerca de 20 dias sem precipitações, atingindo 80% da área cultivada. A produtividade média regional está elevada, próxima a 3,8 quilos por hectare. As melhores lavouras, no entanto, alcançaram 6 quilos por hectare.
A área cultivada com trigo no Estado está estimada em 1,15 milhão de hectares, enquanto a produção deve alcançar 3,4 milhões de toneladas. A produtividade média final ficou em 3,0 quilos por hectare — praticamente alinhada à projeção inicial feita durante a semeadura (2,99 quilos por hectare), mas abaixo da estimativa intermediária divulgada em outubro (3,2 quilos por hectare), quando as lavouras apresentaram melhor potencial.
A queda no rendimento da colheita de trigo está associada principalmente às chuvas registradas na passagem de outubro para novembro. O período coincidiu com o avanço da colheita em várias regiões e resultou em perdas de massa e de qualidade dos grãos. Além disso, a maior incidência de doenças fúngicas — especialmente a giberela — atingiu parte das espigas e reduziu o volume efetivamente colhido.
Disparidade de produtividades
No Estado, houve diferenças significativas nas produtividades do trigo em decorrência das condições climáticas e dos níveis de investimento tecnológico, resultando em faixas distintas de rendimento. As zonas de maior rendimento, situadas acima de 3,5 quilos por hectare, abrangem as regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Passo Fundo e Erechim. “As características ambientais locais e o manejo com maior uso de insumos permitiram preservar o potencial produtivo”, aponta o boletim.
Já na faixa intermediária — entre 2,7 e 3,3 quilos por hectare —, estão as de Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Pelotas, Santa Maria, Santa Rosa e Soledade, que registraram produtividade satisfatória, “mas maior variabilidade em função da interferência moderada das chuvas e do manejo fitossanitário”.
Enquanto isso, a faixa de menor produtividade — abaixo de 2,5 quilos por hectare —, inclui as regiões de Bagé e Porto Alegre, sendo a primeira mais afetada pela instabilidade climática, especialmente na Fronteira Oeste e a metropolitana, tradicionalmente por menores investimentos em insumos.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
Oiti: uma joia de sombra e sabor
2
Maior fazenda de café arábica do mundo tem área maior que 5 mil Maracanãs; veja onde fica
3
Conheça o repolho que pode enfeitar buquês e casamentos
4
Você sabia que pindaíba é uma fruta? Veja a origem do ditado popular
5
Você sabia que existe uma onça dos rios?
6
Fenômeno raro no Rio: palmeiras gigantes que florescem e depois morrem
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
RS amplia em 62% área de arroz cultivado com práticas sustentáveis
Além da área certificada, Irga também registrou aumento no número de propriedades com Selo Ambiental
Agricultura
Conab reduz estimativa da safra de grãos 25/26 em 441 mil toneladas
Produtividade média da safra de grãos deve cair 2,3%, alcançando 4.210 quilos por hectare
Agricultura
Consecana-SP: impasse entre Unica e Orplana caminha para o fim?
Entidades publicaram comunicados oficiais liberando a publicação do estudo técnico da nova metodologia de precificação do setor sucroalcooleiro
Agricultura
EUA: exportadores reportam vendas de 136 mil toneladas de soja à China
Polônia adquire 120 mil toneladas de farelo, segundo o USDA
Agricultura
MapBiomas lança primeiro mapa de agricultura de segunda safra
Mapeamento mostra 14,7 milhões de hectares de milho e 2,5 milhões de hectares de algodão na segunda safra de 2024
Agricultura
Em tom de crítica ao governo, nova Diretoria da CNA toma posse em Brasília
João Martins defendeu políticas ambientais mais equilibradas e disse que guerra comercial tem impactado país
Agricultura
Crédito rural em SP mira crescimento da produção de morango
Com juros de 3%, expectativa do governo é beneficiar mais de 100 produtores na região de Atibaia e Jarinu; setor espera ampliar áreas produtivas e gerar mais empregos
Agricultura
Conab e BNDES lançam programa voltado a sociobieconomia na Amazônia
Iniciativa vai selecionar ao menos 32 projetos ligados à organizações de agricultores familiares, extrativistas e de comunidades tradicionais