PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Temporada de pinhão é aberta nos estados do Sul

Comercialização só é permitida para pinhões maduros, com fiscalização para garantir a preservação da araucária e segurança alimentar

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

01/04/2025 - 17:49

Foto: Aires Mariga / Epagri
Foto: Aires Mariga / Epagri

A temporada de colheita do pinhão foi aberta oficialmente nesta terça-feira, 01, nos três estados da região Sul do país.

No Paraná, o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), autorizou a colheita, venda, transporte e armazenamento da semente. No entanto, apenas os pinhões que tiverem atingido a maturação completa poderão ser comercializados. Em caso de descumprimento da norma, a multa será de R$ 300 para cada 50 quilos apreendidos (ou fração equivalente), além da responsabilização por crime ambiental.

CONTEÚDO PATROCINADO

As regras e instruções para a comercialização do pinhão nas cidades paranaenses estão estabelecidas na Portaria IAP nº 046/2015. O objetivo é equilibrar a geração de renda com a preservação da araucária, espécie ameaçada de extinção. 

As pinhas imaturas possuem casca esbranquiçada e alto teor de umidade, condições que favorecem o crescimento de fungos e tornam o alimento potencialmente tóxico para o consumo humano. Se ingerido nessas condições, pode causar problemas de saúde, como má digestão, náuseas e episódios de constipação intestinal. A safra tem início em abril e, geralmente, se estende até junho.

A engenheira florestal do IAT, Lauren Soares Silva, também destaca que não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros estados. “Qualquer irregularidade deve ser denunciada pela população para que possamos garantir a preservação desta árvore tão importante e que está ameaçada de extinção”, diz em nota.

PUBLICIDADE

A fiscalização é feita pelos agentes do IAT e pelo Batalhão de Polícia Ambiental — Força Verde (BPAmb-FV). As denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria do IAT, aos escritórios regionais, pelos telefones (41) 3213-3466 e (41) 3213-3873 ou 0800-643-0304 e, ainda, à Polícia Ambiental (41) 3299-1350.

A cadeia produtiva do pinhão no Paraná movimentou R$ 22,4 milhões em 2023, segundo dados mais recentes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). As regiões central, Sul e Sudoeste do estado concentram o maior volume da produção.

Santa Catarina

Pelos próximos três meses, virá das araucárias uma importante fonte de renda para milhares de catarinenses. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) estima que cerca de dez mil famílias, distribuídas nos 18 municípios da região serrana, têm o pinhão na composição de renda. A safra deste ano deve resultar em aproximadamente 4,5 mil toneladas de pinhão, 35% a menos que no ano passado. 

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, uma campanha busca proteger a semente da araucária na região da Rota do Sol, estrada que liga o extremo oeste do estado até o Litoral Norte gaúcho. Para disseminar as informações sobre o período da colheita autorizada no RS, a iniciativa fez a distribuição de banners em locais estratégicos da rodovia, como postos de gasolina, restaurantes e escolas.

A campanha é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que lembra que o pinhão também serve de alimento para cerca de 70 espécies de animais.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Exigência de rastreabilidade ganha força com lei antidematamento da UE

Sustentabilidade

Exigência de rastreabilidade ganha força com lei antidematamento da UE

No Estadão Summit Agro 2025, especialistas apontaram movimento semelhante de outros países, como a China

“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues

Sustentabilidade

“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues

Ex-ministro da agricultura destacou o legado do agro pós-COP 30 durante palestra magna no Estadão Summit Agro 2025

MT regulamenta regularização ambiental e compensação de reserva

Sustentabilidade

MT regulamenta regularização ambiental e compensação de reserva

Normas automatizam o CAR nos projetos de reforma agrária e padronizam a compensação ambiental

STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais

Sustentabilidade

STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais

Suprema Corte também pede projeções para implantação do CAR e do PRA; Estado diz que cumpre metas e que moderniza carreira científica

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Após recuo do governo na COP 30, Plano Clima deve ser revisado

Grupo de trabalho terá participação do agro e discutirá ajustes em desmatamento, emissões e créditos de carbono

Sustentabilidade

Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento

Estudo da Serasa Experian, com base nas regras ambientais do crédito rural, mapeou 74 milhões de hectares em dois biomas do Centro-Oeste

Sustentabilidade

Conselho Europeu abre caminho para adiar lei antidesmatamento por um ano 

Proposta será negociada com o Parlamento Europeu e busca simplificar a lei antidesmatamento e adiar sua aplicação para que todos se preparem

Sustentabilidade

Julgamento da Moratória da Soja é interrompido no STF

Pedido de vista de Toffoli adia definição sobre suspensão de ações e mantém medida em vigor

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.