Sustentabilidade
Temporada de pinhão é aberta nos estados do Sul
Comercialização só é permitida para pinhões maduros, com fiscalização para garantir a preservação da araucária e segurança alimentar
Redação Agro Estadão
01/04/2025 - 17:49

A temporada de colheita do pinhão foi aberta oficialmente nesta terça-feira, 01, nos três estados da região Sul do país.
No Paraná, o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), autorizou a colheita, venda, transporte e armazenamento da semente. No entanto, apenas os pinhões que tiverem atingido a maturação completa poderão ser comercializados. Em caso de descumprimento da norma, a multa será de R$ 300 para cada 50 quilos apreendidos (ou fração equivalente), além da responsabilização por crime ambiental.
As regras e instruções para a comercialização do pinhão nas cidades paranaenses estão estabelecidas na Portaria IAP nº 046/2015. O objetivo é equilibrar a geração de renda com a preservação da araucária, espécie ameaçada de extinção.
As pinhas imaturas possuem casca esbranquiçada e alto teor de umidade, condições que favorecem o crescimento de fungos e tornam o alimento potencialmente tóxico para o consumo humano. Se ingerido nessas condições, pode causar problemas de saúde, como má digestão, náuseas e episódios de constipação intestinal. A safra tem início em abril e, geralmente, se estende até junho.
A engenheira florestal do IAT, Lauren Soares Silva, também destaca que não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros estados. “Qualquer irregularidade deve ser denunciada pela população para que possamos garantir a preservação desta árvore tão importante e que está ameaçada de extinção”, diz em nota.
A fiscalização é feita pelos agentes do IAT e pelo Batalhão de Polícia Ambiental — Força Verde (BPAmb-FV). As denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria do IAT, aos escritórios regionais, pelos telefones (41) 3213-3466 e (41) 3213-3873 ou 0800-643-0304 e, ainda, à Polícia Ambiental (41) 3299-1350.
A cadeia produtiva do pinhão no Paraná movimentou R$ 22,4 milhões em 2023, segundo dados mais recentes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). As regiões central, Sul e Sudoeste do estado concentram o maior volume da produção.
Santa Catarina
Pelos próximos três meses, virá das araucárias uma importante fonte de renda para milhares de catarinenses. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) estima que cerca de dez mil famílias, distribuídas nos 18 municípios da região serrana, têm o pinhão na composição de renda. A safra deste ano deve resultar em aproximadamente 4,5 mil toneladas de pinhão, 35% a menos que no ano passado.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, uma campanha busca proteger a semente da araucária na região da Rota do Sol, estrada que liga o extremo oeste do estado até o Litoral Norte gaúcho. Para disseminar as informações sobre o período da colheita autorizada no RS, a iniciativa fez a distribuição de banners em locais estratégicos da rodovia, como postos de gasolina, restaurantes e escolas.
A campanha é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que lembra que o pinhão também serve de alimento para cerca de 70 espécies de animais.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Agro em 2026: crédito verde e regras ambientais mais rígidas
2
Moratória da Soja: AGU pede mais prazo ao STF para manter suspensão de lei de MT
3
Moratória da Soja: produtores comemoram a saída de grandes empresas do acordo
4
BNDES lança edital para destravar certificação de carbono no Brasil
5
Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017
6
Biodiesel: Brasil tem maior produção da história em 2025 e projeta novo salto
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Biodiesel: Brasil tem maior produção da história em 2025 e projeta novo salto
Levantamento da StoneX aponta que avanço das misturas obrigatórias e expansão industrial sustentaram o recorde
Sustentabilidade
Por que esta 'coroa' vermelha do sertão está sob grave ameaça?
O cacto cabeça-de-frade pode demorar até dez anos para desenvolver sua característica "coroa" vermelha, essencial para sua reprodução
Sustentabilidade
Elas chegam quando o calor aperta — e não é por acaso
Protegidas pela Lei nº 9.605/98, as andorinhas migram para o Brasil fugindo do frio e atuam no controle natural de mosquitos e pragas
Sustentabilidade
Microsoft fecha megacontrato de carbono com Indigo: veja impacto no Brasil
Acordo firmado nos EUA reforça mercado de créditos de carbono e impulsiona um programa já aplicado na produção agrícola brasileira
Sustentabilidade
Mercosul fornecerá dados de desmatamento no acordo com a União Europeia
Produtos da bioeconomia também terão vantagens adicionais no mercado europeu, afirma Ministério do Meio Ambiente
Sustentabilidade
Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017
Por outro lado, as importações do combustível foram as maiores registradas desde 2021
Sustentabilidade
ANP autoriza início de operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil
CB Bioenergia terá capacidade de processar 100 toneladas do cereal por dia e gerar até 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano
Sustentabilidade
Corteva e BP criam empresa para produção de óleo para biocombustíveis
Expectativa é de que a operação comece em 2027, com uso em coprocessamento em refinarias e plantas dedicadas à produção de biocombustíveis