PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Temporada de pinhão é aberta nos estados do Sul

Comercialização só é permitida para pinhões maduros, com fiscalização para garantir a preservação da araucária e segurança alimentar

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

01/04/2025 - 17:49

Foto: Aires Mariga / Epagri
Foto: Aires Mariga / Epagri

A temporada de colheita do pinhão foi aberta oficialmente nesta terça-feira, 01, nos três estados da região Sul do país.

No Paraná, o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), autorizou a colheita, venda, transporte e armazenamento da semente. No entanto, apenas os pinhões que tiverem atingido a maturação completa poderão ser comercializados. Em caso de descumprimento da norma, a multa será de R$ 300 para cada 50 quilos apreendidos (ou fração equivalente), além da responsabilização por crime ambiental.

CONTEÚDO PATROCINADO

As regras e instruções para a comercialização do pinhão nas cidades paranaenses estão estabelecidas na Portaria IAP nº 046/2015. O objetivo é equilibrar a geração de renda com a preservação da araucária, espécie ameaçada de extinção. 

As pinhas imaturas possuem casca esbranquiçada e alto teor de umidade, condições que favorecem o crescimento de fungos e tornam o alimento potencialmente tóxico para o consumo humano. Se ingerido nessas condições, pode causar problemas de saúde, como má digestão, náuseas e episódios de constipação intestinal. A safra tem início em abril e, geralmente, se estende até junho.

A engenheira florestal do IAT, Lauren Soares Silva, também destaca que não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros estados. “Qualquer irregularidade deve ser denunciada pela população para que possamos garantir a preservação desta árvore tão importante e que está ameaçada de extinção”, diz em nota.

PUBLICIDADE

A fiscalização é feita pelos agentes do IAT e pelo Batalhão de Polícia Ambiental — Força Verde (BPAmb-FV). As denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria do IAT, aos escritórios regionais, pelos telefones (41) 3213-3466 e (41) 3213-3873 ou 0800-643-0304 e, ainda, à Polícia Ambiental (41) 3299-1350.

A cadeia produtiva do pinhão no Paraná movimentou R$ 22,4 milhões em 2023, segundo dados mais recentes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). As regiões central, Sul e Sudoeste do estado concentram o maior volume da produção.

Santa Catarina

Pelos próximos três meses, virá das araucárias uma importante fonte de renda para milhares de catarinenses. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) estima que cerca de dez mil famílias, distribuídas nos 18 municípios da região serrana, têm o pinhão na composição de renda. A safra deste ano deve resultar em aproximadamente 4,5 mil toneladas de pinhão, 35% a menos que no ano passado. 

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, uma campanha busca proteger a semente da araucária na região da Rota do Sol, estrada que liga o extremo oeste do estado até o Litoral Norte gaúcho. Para disseminar as informações sobre o período da colheita autorizada no RS, a iniciativa fez a distribuição de banners em locais estratégicos da rodovia, como postos de gasolina, restaurantes e escolas.

A campanha é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que lembra que o pinhão também serve de alimento para cerca de 70 espécies de animais.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

STF reabre julgamento crucial para a Moratória da Soja

Sustentabilidade

STF reabre julgamento crucial para a Moratória da Soja

Ministros analisam, virtualmente, liminar do ministro Dino que suspendeu todos os processos judiciais e administrativos da Moratória

Moratória da Soja: CNA pede ao STF reversão de decisão que suspendeu investigações

Sustentabilidade

Moratória da Soja: CNA pede ao STF reversão de decisão que suspendeu investigações

Na semana passada, o ministro Flávio Dino atendeu pedido da Abiove e determinou a suspensão nacional de todos os processos

SP lança carta de compromissos e investimentos para transição verde

Sustentabilidade

SP lança carta de compromissos e investimentos para transição verde

Documento define metas para neutralidade de carbono até 2050 e amplia integração entre agro, indústria e meio ambiente

Fórum internacional da USP debaterá o futuro sustentável do agro

Sustentabilidade

Fórum internacional da USP debaterá o futuro sustentável do agro

Finovagro 2025 vai reunir especialistas para discutir os desafios e oportunidades dos sistemas agroalimentares ibero-americano

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

MG lança certificação para produtores que adotam agricultura regenerativa

Reconhecimento integra o programa Certifica Minas e estará disponível a partir de 2026

Sustentabilidade

Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil

Iniciativa desenvolvida com a Yara Fertilizantes e a ofi será implantada em mais de 20 fazendas de café conilon da Bahia e do Espírito Santo

Sustentabilidade

Embrapa e instituto britânico firmam parceria para impulsionar a sustentabilidade no agro

Com apoio do laboratório de inovação da Embrapa na Europa, parceria busca fortalecer políticas públicas voltadas à descarbonização e à segurança alimentar

Sustentabilidade

Após 15 anos, Agropalma retoma produção de biodiesel com nova usina em Belém

Unidade tem produção inicial estimada em 19 mil m³, voltada, principalmente, ao abastecimento do mercado paraense

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.