PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Produção de óleo de palma do Pará na rota da sustentabilidade

Com aposta na Amazônia, Brasil produz 600 mil toneladas de dendê por ano, o equivalente a 1% da produção mundial

Nome Colunistas

Letícia Luvison* | Pará | leticia.flores@estadao.com

28/10/2024 - 08:00

Foto: Letícia Luvison/Agro Estadão
Foto: Letícia Luvison/Agro Estadão

Alternativa de produção sustentável, o óleo de palma (ou dendê) tem a produção concentrada no Pará, líder nacional. São 600 mil toneladas do produto que serve de matéria-prima para alimentos, biocombustíveis e indústria de perfumaria.

A receita de sucesso é simples: boa fertilização, sol e chuva. O besouro faz a polinização da flor masculina com a feminina, de onde vêm o fruto, que fica maduro em cinco meses. A colheita é manual e feita de janeiro a janeiro. Com a utilização de equipamentos especializados, o trabalhador corta o cacho da árvore, que pode chegar a 30 kg, serra e transporta. De cada cacho é possível extrair 15 kg de óleo.

CONTEÚDO PATROCINADO

A safra melhora com a chuva e o combate às principais pragas: besouros e a lagarta desfolhadora. Para isso, o controle é biológico, com a instalação de armadilhas, além da criação de inimigos naturais, como as plantas nectaríferas. A adubação é mecanizada, com três janelas ao ano. Para manter a boa fitossanidade do pomar, a cada 45 dias é necessário realizar visita sanitária. 

Belém Bionergia do Brasil (BBB)

Especializada em óleo de Palma, a empresa Belém Bioenergia (BBB), localizada em Tomé Açu, a 200 km de Belém (PA), produz em mais de 45 mil hectares, em sete municípios paraenses. São 38 mil hectares próprios e sete mil hectares com produção familiar, onde 553 famílias da região conquistaram renda com este trabalho. 

Segundo o coordenador agrícola da Belém Bioenergia do Brasil (BBB), Vanilton Pantoja, cada variedade tem uma classificação de produção para manter o ano todo o processo industrial. “O segredo é ter boa fertilização, sol e água para ter uma boa qualidade de cacho e, assim, boa produção o ano todo”, revela.

PUBLICIDADE

A produção nos 38 mil hectares próprios rendeu, no ano passado, de 25 a 27 toneladas de óleo por hectare. Neste ano, porém, há expectativa de redução de 50% devido ao El Niño que atuou na safra 2023/2024. Com isso, o resultado deve ficar em apenas 17 toneladas por hectare.

Fotos: Letícia Luvison/Agro Estadão

Brasil produz 1% do óleo de palma do mundo

O potencial brasileiro para a produção de óleo de palma é gigante. O presidente da Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (Abraplama), Victor Almeida, destaca que o Brasil produz apenas 1% da demanda mundial, completada por Indonésia, China, Índia e países da União Europeia. Apesar disso, o país é o que tem a maior área disponível com potencial produtivo: 11 milhões de hectares. 

“Somente na região amazônica, há capacidade para 220 mil hectares. A meta para os próximos anos é crescer 50% na produção com foco em parcerias, a partir da gestão ambiental e social”, prevê Victor Almeida. Segundo ele, o investimento é a longo prazo. “São três anos para começar a produzir. O preparo começa dois anos antes. São cinco anos para dar frutos. Um total de oito anos de investimentos”, calcula. 

Almeida afirma que o setor aguarda mais incentivos do governo federal. A Embrapa da região é aliada à produção, fornecendo as sementes. Porém, o desejo é manter a empresa com a iniciativa privada, para ampliar os recursos. Um edital para efetivar a operação está em discussão há seis meses.  

Matéria-prima para sabonetes 

Operando há dez anos em Benevides, a 30 km da capital paraense, a fábrica de sabonetes da Natura Brasil produziu mais de 500 milhões de sabonetes em 2023, enviados para outras partes do Brasil e para o exterior. E o principal ingrediente foi o óleo de palma, usado em cerca de 70% da composição. 

PUBLICIDADE
Fotos: Letícia Luvison/Agro Estadão

Hoje, são produzidas cerca de 180 toneladas por dia do cosmético. Parte da matéria-prima é plantada em 400 hectares, utilizando o Sistema Agroflorestal (SAF). A meta da empresa é atingir 45 mil hectares de SAF Dendê até 2035.

Após 13 anos de pesquisa em busca de produção sustentável de óleo de palma, a Natura inova com um sistema que traz alternativa à monocultura. Ganha em produtividade e sustentabilidade.

*Jornalista viajou para Belém (PA) a convite da Fundação Dom Cabral

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Moratória da Soja: CNA pede ao STF reversão de decisão que suspendeu investigações

Sustentabilidade

Moratória da Soja: CNA pede ao STF reversão de decisão que suspendeu investigações

Na semana passada, o ministro Flávio Dino atendeu pedido da Abiove e determinou a suspensão nacional de todos os processos

SP lança carta de compromissos e investimentos para transição verde

Sustentabilidade

SP lança carta de compromissos e investimentos para transição verde

Documento define metas para neutralidade de carbono até 2050 e amplia integração entre agro, indústria e meio ambiente

Fórum internacional da USP debaterá o futuro sustentável do agro

Sustentabilidade

Fórum internacional da USP debaterá o futuro sustentável do agro

Finovagro 2025 vai reunir especialistas para discutir os desafios e oportunidades dos sistemas agroalimentares ibero-americano

MG lança certificação para produtores que adotam agricultura regenerativa

Sustentabilidade

MG lança certificação para produtores que adotam agricultura regenerativa

Reconhecimento integra o programa Certifica Minas e estará disponível a partir de 2026

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil

Iniciativa desenvolvida com a Yara Fertilizantes e a ofi será implantada em mais de 20 fazendas de café conilon da Bahia e do Espírito Santo

Sustentabilidade

Embrapa e instituto britânico firmam parceria para impulsionar a sustentabilidade no agro

Com apoio do laboratório de inovação da Embrapa na Europa, parceria busca fortalecer políticas públicas voltadas à descarbonização e à segurança alimentar

Sustentabilidade

Após 15 anos, Agropalma retoma produção de biodiesel com nova usina em Belém

Unidade tem produção inicial estimada em 19 mil m³, voltada, principalmente, ao abastecimento do mercado paraense

Sustentabilidade

STF suspende processos sobre a Moratória da Soja em todo o País

Decisão liminar do ministro Flávio Dino interrompe ações judiciais e administrativas até o julgamento definitivo do caso pelo plenário; Abiove e Aprosoja-MT se manifestam

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.