Sustentabilidade
Por causa da seca, SP estende proibição de queima controlada
Medida vale para a cana, outras queimas agrícolas e para controle de pragas; estiagem e calor recorde aumentam risco de incêndios no Estado
Redação Agro Estadão*
09/10/2025 - 15:12

O governo de São Paulo prorrogou até 31 de outubro a suspensão de todas as autorizações de queima controlada no Estado. A medida vale para a palha da cana-de-açúcar, outras queimas agrícolas e fitossanitárias (para controle de pragas). Foi adotada devido ao período de estiagem e do risco de incêndios florestais. A proibição estava em vigor desde 28 de agosto, com prazo inicial de 30 dias.
“As suspensões temporárias ajudam a conter focos de fogo em áreas agrícolas e de vegetação nativa, especialmente em momentos em que o tempo seco e o vento aumentam a propagação das chamas. É uma ação simples, mas que tem grande impacto na proteção ambiental e na saúde da população”, afirmou o diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Adriano Queiroz.
Durante o período de suspensão, novos pedidos de autorização não serão aceitos. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o prazo poderá ser novamente estendido caso a estiagem continue ou as condições meteorológicas permaneçam desfavoráveis.
Na última segunda-feira, 6, o calor bateu recordes no Estado. Cidades como Santos e Araçatuba ultrapassaram os 40°C. Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Defesa Civil paulista, a capital atingiu 35,1°C, a maior temperatura do ano, superando o recorde de 34,7°C em março.
No interior, Presidente Prudente chegou a 39,4°C, Bauru a 37,9°C, Marília e Barretos a 37,7°C. Todas marcas superiores às anteriores. No Vale do Paraíba, São José dos Campos registrou 35°C, ligeiramente acima do recorde de fevereiro, enquanto Ribeirão Preto e Sorocaba também atingiram suas maiores temperaturas de 2025.
No ano passado, o Estado enfrentou um inverno com tempo seco, altas temperaturas e aumento no número de incêndios. O histórico de 2024 levou os órgãos ambientais a reforçar as ações preventivas neste ano, com foco em reduzir ocorrências e preservar a qualidade do ar.
Queima da cana já estava limitada
Antes da suspensão, a queima da palha da cana já estava sujeita a restrições. A prática só podia ser autorizada em dias com umidade relativa do ar acima de 30% e fora do período entre 6h e 20h, quando há maior risco de propagação das chamas.
Com a nova decisão, nem essas exceções serão mais permitidas. Apesar de ainda possível em situações muito específicas, o uso do fogo na colheita da cana vem diminuindo rapidamente. De acordo com a Cetesb, desde 2007 a prática foi reduzida em 99% no Estado.
*Com informações da Agência SP
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
2
Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil
3
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
4
STF suspende processos sobre a Moratória da Soja em todo o País
5
STF forma maioria para manter lei de MT contra a Moratória da Soja
6
MG lança certificação para produtores que adotam agricultura regenerativa
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Abrafrutas lança selo para certificar produtores e empresas por boas práticas
Entidade também elegeu nova diretoria que estará à frente da associação entre 2026 e 2029
Sustentabilidade
Exigência de rastreabilidade ganha força com lei antidematamento da UE
No Estadão Summit Agro 2025, especialistas apontaram movimento semelhante de outros países, como a China
Sustentabilidade
“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues
Ex-ministro da agricultura destacou o legado do agro pós-COP 30 durante palestra magna no Estadão Summit Agro 2025
Sustentabilidade
MT regulamenta regularização ambiental e compensação de reserva
Normas automatizam o CAR nos projetos de reforma agrária e padronizam a compensação ambiental
Sustentabilidade
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
Suprema Corte também pede projeções para implantação do CAR e do PRA; Estado diz que cumpre metas e que moderniza carreira científica
Sustentabilidade
Após recuo do governo na COP 30, Plano Clima deve ser revisado
Grupo de trabalho terá participação do agro e discutirá ajustes em desmatamento, emissões e créditos de carbono
Sustentabilidade
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
Estudo da Serasa Experian, com base nas regras ambientais do crédito rural, mapeou 74 milhões de hectares em dois biomas do Centro-Oeste
Sustentabilidade
Conselho Europeu abre caminho para adiar lei antidesmatamento por um ano
Proposta será negociada com o Parlamento Europeu e busca simplificar a lei antidesmatamento e adiar sua aplicação para que todos se preparem