PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Justiça suspende decisão do Cade sobre Moratória da Soja

Pedido de suspensão partiu da Abiove; Aprosoja-MT espera que o Cade mantenha a decisão

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

26/08/2025 - 09:18

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A Justiça Federal em Brasília derrubou nessa segunda-feira, 25, a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que suspendeu a Moratória da Soja, o acordo que proíbe a compra de soja cultivada em áreas desmatadas da Amazônia.

A medida havia sido anunciada há pouco mais de uma semana, após o Cade instaurar um processo administrativo contra as empresas signatárias do acordo e membros do Grupo de Trabalho da Soja. 

CONTEÚDO PATROCINADO

A decisão foi proferida pela juíza Adverci Rates Mendes de Abreu, da 20ª Vara Federal, a partir de um pedido de suspensão feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). A entidade argumentou que o Cade não considerou manifestações técnicas e jurídicas e interferiu na política ambiental do país.

Ao determinar a suspensão, a magistrada entendeu que a decisão do Cade não foi avaliada pelo colegiado do conselho e não teve a “consideração expressa” de pareceres do Ministério Público Federal (MPF), da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério do Meio Ambiente.

“A Moratória da Soja, vigente desde 2006, possui natureza voluntária, é integrada por diversos entes públicos e privados, e vem sendo reconhecida como instrumento de fomento ao desenvolvimento sustentável. Em sede de cognição sumária, afigura-se desproporcional e prematura a sua desarticulação imediata por meio de decisão monocrática, desacompanhada de debate colegiado e sem enfrentamento concreto dos argumentos técnicos oferecidos no procedimento originário”, decidiu a juíza.

PUBLICIDADE

Na semana passada, organizações socioambientais demonstraram preocupação com o aumento do desmatamento após a decisão do Cade. Já o Ministério da Agricultura, disse que a medida dá clareza sobre a legislação

Em nota à imprensa, a Abiove diz que recebeu de forma positiva a decisão da Justiça Federal que “reconheceu a necessidade de aprofundamento do debate sobre a Moratória da Soja e foi compatível com a visão da Abiove quanto a legalidade do pacto”.

Posicionamento dos produtores de soja

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) disse, em comunicado, que respeita a decisão judicial e espera que o colegiado do Cade reitere as medidas preventivas que suspenderam os efeitos da Moratória da Soja.

A associação defende que o acordo não possui respaldo legal e “impõe barreiras comerciais injustas aos produtores, sobretudo os pequenos e médios, impedindo a comercialização de safras cultivadas em áreas regulares e licenciadas”. 

Para a entidade, a moratória é uma política ambiental, sem representação democrática, usada como pretexto para a exclusão econômica. O texto menciona ainda que “é também um passo necessário para restaurar a gestão democrática da terra, conforme destacou o ministro Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal: ‘A Moratória impactou negativamente o sustento de pequenos e médios produtores e excluiu legalmente quem respeita a lei brasileira’. As tradings, que controlam mais de 90% das exportações, ‘impõem unilateralmente condições que afastam do mercado produtores que operam dentro da legalidade’.” 

O que é a Moratória da Soja?

A Moratória da Soja é um acordo voluntário firmado em 2006 entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetais (Abiove), a Associação Nacional do Exportadores de Cereais (Anec), o governo e a sociedade civil, com a participação de ONGs como o Greenpeace. O acordo proíbe a compra de soja cultivada em áreas desmatadas no bioma Amazônia após 22 de julho de 2008 — data de referência do Código Florestal Brasileiro.

*Com informações da Agência Brasil

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Mercosul fornecerá dados de desmatamento no acordo com a União Europeia

Sustentabilidade

Mercosul fornecerá dados de desmatamento no acordo com a União Europeia

Produtos da bioeconomia também terão vantagens adicionais no mercado europeu, afirma Ministério do Meio Ambiente

Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017

Sustentabilidade

Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017

Por outro lado, as importações do combustível foram as maiores registradas desde 2021

ANP autoriza início de operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil

Sustentabilidade

ANP autoriza início de operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil

CB Bioenergia terá capacidade de processar 100 toneladas do cereal por dia e gerar até 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano

Corteva e BP criam empresa para produção de óleo para biocombustíveis

Sustentabilidade

Corteva e BP criam empresa para produção de óleo para biocombustíveis

Expectativa é de que a operação comece em 2027, com uso em coprocessamento em refinarias e plantas dedicadas à produção de biocombustíveis

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Bunge e Mantiqueira firmam acordo por soja de baixo carbono

Parceria envolve fornecimento de 12 mil toneladas de farelo rastreável e incentiva práticas de agricultura regenerativa

Sustentabilidade

Saída de tradings da moratória da soja preocupa Imaflora

Instituto diz que enfraquecimento do pacto pode comprometer metas ambientais e climáticas e prejudicar imagem do agronegócio brasileiro

Sustentabilidade

Após deixar Moratória da Soja, Abiove confia em novo marco regulatório

A associação reforça que as empresas associadas continuarão, de forma individual, atendendo às demandas de mercado e socioambientais

Sustentabilidade

BNDES lança edital para destravar certificação de carbono no Brasil

Com orçamento de R$ 10 milhões, banco pretende mapear gargalos, custos e regras do setor em meio à criação do mercado regulado

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.