Sustentabilidade
Brasil lidera práticas sustentáveis no campo, garante diretor da Bayer
Durante painel do Summit Agro, o rigor das leis ambientais brasileiras foi ressaltado; na ocasião, representante da Danone reforçou compra da soja do país
Igor Savenhago | São Paulo
13/11/2024 - 16:40

Os agricultores brasileiros estão abertos à inovação e lideram, em todo o mundo, a implementação de boas práticas. A afirmação é do diretor de sustentabilidade da divisão agrícola da Bayer para a América Latina, Felipe Albuquerque, que participou do painel “ESG no campo”, realizado na tarde desta terça-feira, 13, durante o Estadão Summit Agro, em São Paulo.
“Pesquisas recentes mostraram, por exemplo, que o nosso país adota, em média, dez diretrizes de agricultura regenerativa, enquanto a média em outros países é de sete”, disse o diretor da Bayer.
Para Albuquerque, o estímulo a práticas regenerativas deve fazer parte da agenda de diferentes agentes envolvidos nas atividades agropecuárias, como produtores rurais, empresas e esfera pública. “Vejo que estamos no caminho certo. Mas é uma pauta que não se conduz sozinho. Precisa de uma união de esforços.”
Aline Locks, CEO da Produzindo Certo, e Franciele Caixeta, coordenadora de Desenvolvimento Agro da General Mills, destacaram que o Brasil tem uma das legislações mais rigorosas do planeta para garantir sustentabilidade no campo.
“Um dos desafios deste trabalho é que o produtor entenda as diretrizes de sustentabilidade. Outro é fazer com que a assistência técnica chegue até ele, para que possa implementar as medidas”, declarou Aline.
Já Franciele lembrou que o principal aspecto para uma mudança de mentalidade, que permita a adoção de práticas de agricultura regenerativa, é a saúde do solo. “Esta é a grande estrela dos sistemas regenerativos”. Como exemplo positivo, ela citou um trabalho da Embrapa que tem usado a leguminosa gliricídia, que tem crescimento rápido, como suporte para a produção de pimenta-do-reino, no lugar de estacas de madeira.
O uso da espécie evita o corte de árvores para a confecção das estacas, recompõe o solo, diminui o impacto ambiental da atividade agrícola e reduz custos nas propriedades rurais: 28% em média, segundo a Embrapa.
Danone segue comprando soja brasileira
Ainda durante o painel, o gerente de compra de leite da Danone, Leonardo Siman, reforçou que a empresa continua comprando soja de origem brasileira. “Está tudo ok. O principal insumo da Danone no Brasil é o leite. E a soja, por sua vez, é o principal insumo da produção leiteira”.
A declaração é decorrente da polêmica iniciada no mês passado, quando o diretor financeiro da Danone, Jurgen Esser, declarou que a empresa monitora, de forma rigorosa, a qualidade da soja e que não utilizaria mais o grão proveniente de áreas desmatadas, incluindo o Brasil. Os produtores brasileiros classificaram a atitude como um boicote.
Diante da repercussão negativa, a Danone emitiu uma nota confirmando que continua comprando soja brasileira, “em conformidade com as regulamentações locais e internacionais”. Segundo Siman, a situação não se alterou de lá para cá.
Na mesma nota, a empresa havia informado, ainda, reconhecer o compromisso do governo brasileiro em preservar as florestas, o incentivo a programas dedicados à proteção da Amazônia e ao avanço da agricultura sustentável no caso da soja, bem como os esforços dos agricultores em prol da sustentabilidade e da inovação no campo.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
CMN adia exigência ambiental, mas endurece outra regra do crédito rural
2
Agro em 2026: crédito verde e regras ambientais mais rígidas
3
Moratória da Soja: AGU pede mais prazo ao STF para manter suspensão de lei de MT
4
Moratória da Soja: produtores comemoram a saída de grandes empresas do acordo
5
BNDES lança edital para destravar certificação de carbono no Brasil
6
Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Biodiesel: Brasil tem maior produção da história em 2025 e projeta novo salto
Levantamento da StoneX aponta que avanço das misturas obrigatórias e expansão industrial sustentaram o recorde
Sustentabilidade
Por que esta 'coroa' vermelha do sertão está sob grave ameaça?
O cacto cabeça-de-frade pode demorar até dez anos para desenvolver sua característica "coroa" vermelha, essencial para sua reprodução
Sustentabilidade
Elas chegam quando o calor aperta — e não é por acaso
Protegidas pela Lei nº 9.605/98, as andorinhas migram para o Brasil fugindo do frio e atuam no controle natural de mosquitos e pragas
Sustentabilidade
Microsoft fecha megacontrato de carbono com Indigo: veja impacto no Brasil
Acordo firmado nos EUA reforça mercado de créditos de carbono e impulsiona um programa já aplicado na produção agrícola brasileira
Sustentabilidade
Mercosul fornecerá dados de desmatamento no acordo com a União Europeia
Produtos da bioeconomia também terão vantagens adicionais no mercado europeu, afirma Ministério do Meio Ambiente
Sustentabilidade
Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017
Por outro lado, as importações do combustível foram as maiores registradas desde 2021
Sustentabilidade
ANP autoriza início de operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil
CB Bioenergia terá capacidade de processar 100 toneladas do cereal por dia e gerar até 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano
Sustentabilidade
Corteva e BP criam empresa para produção de óleo para biocombustíveis
Expectativa é de que a operação comece em 2027, com uso em coprocessamento em refinarias e plantas dedicadas à produção de biocombustíveis