Sustentabilidade
Brasil lidera práticas sustentáveis no campo, garante diretor da Bayer
Durante painel do Summit Agro, o rigor das leis ambientais brasileiras foi ressaltado; na ocasião, representante da Danone reforçou compra da soja do país
Igor Savenhago | São Paulo
13/11/2024 - 16:40

Os agricultores brasileiros estão abertos à inovação e lideram, em todo o mundo, a implementação de boas práticas. A afirmação é do diretor de sustentabilidade da divisão agrícola da Bayer para a América Latina, Felipe Albuquerque, que participou do painel “ESG no campo”, realizado na tarde desta terça-feira, 13, durante o Estadão Summit Agro, em São Paulo.
“Pesquisas recentes mostraram, por exemplo, que o nosso país adota, em média, dez diretrizes de agricultura regenerativa, enquanto a média em outros países é de sete”, disse o diretor da Bayer.
Para Albuquerque, o estímulo a práticas regenerativas deve fazer parte da agenda de diferentes agentes envolvidos nas atividades agropecuárias, como produtores rurais, empresas e esfera pública. “Vejo que estamos no caminho certo. Mas é uma pauta que não se conduz sozinho. Precisa de uma união de esforços.”
Aline Locks, CEO da Produzindo Certo, e Franciele Caixeta, coordenadora de Desenvolvimento Agro da General Mills, destacaram que o Brasil tem uma das legislações mais rigorosas do planeta para garantir sustentabilidade no campo.
“Um dos desafios deste trabalho é que o produtor entenda as diretrizes de sustentabilidade. Outro é fazer com que a assistência técnica chegue até ele, para que possa implementar as medidas”, declarou Aline.
Já Franciele lembrou que o principal aspecto para uma mudança de mentalidade, que permita a adoção de práticas de agricultura regenerativa, é a saúde do solo. “Esta é a grande estrela dos sistemas regenerativos”. Como exemplo positivo, ela citou um trabalho da Embrapa que tem usado a leguminosa gliricídia, que tem crescimento rápido, como suporte para a produção de pimenta-do-reino, no lugar de estacas de madeira.
O uso da espécie evita o corte de árvores para a confecção das estacas, recompõe o solo, diminui o impacto ambiental da atividade agrícola e reduz custos nas propriedades rurais: 28% em média, segundo a Embrapa.
Danone segue comprando soja brasileira
Ainda durante o painel, o gerente de compra de leite da Danone, Leonardo Siman, reforçou que a empresa continua comprando soja de origem brasileira. “Está tudo ok. O principal insumo da Danone no Brasil é o leite. E a soja, por sua vez, é o principal insumo da produção leiteira”.
A declaração é decorrente da polêmica iniciada no mês passado, quando o diretor financeiro da Danone, Jurgen Esser, declarou que a empresa monitora, de forma rigorosa, a qualidade da soja e que não utilizaria mais o grão proveniente de áreas desmatadas, incluindo o Brasil. Os produtores brasileiros classificaram a atitude como um boicote.
Diante da repercussão negativa, a Danone emitiu uma nota confirmando que continua comprando soja brasileira, “em conformidade com as regulamentações locais e internacionais”. Segundo Siman, a situação não se alterou de lá para cá.
Na mesma nota, a empresa havia informado, ainda, reconhecer o compromisso do governo brasileiro em preservar as florestas, o incentivo a programas dedicados à proteção da Amazônia e ao avanço da agricultura sustentável no caso da soja, bem como os esforços dos agricultores em prol da sustentabilidade e da inovação no campo.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
2
Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil
3
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
4
STF suspende processos sobre a Moratória da Soja em todo o País
5
“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues
6
STF forma maioria para manter lei de MT contra a Moratória da Soja
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Abrafrutas lança selo para certificar produtores e empresas por boas práticas
Entidade também elegeu nova diretoria que estará à frente da associação entre 2026 e 2029
Sustentabilidade
Exigência de rastreabilidade ganha força com lei antidematamento da UE
No Estadão Summit Agro 2025, especialistas apontaram movimento semelhante de outros países, como a China
Sustentabilidade
“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues
Ex-ministro da agricultura destacou o legado do agro pós-COP 30 durante palestra magna no Estadão Summit Agro 2025
Sustentabilidade
MT regulamenta regularização ambiental e compensação de reserva
Normas automatizam o CAR nos projetos de reforma agrária e padronizam a compensação ambiental
Sustentabilidade
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
Suprema Corte também pede projeções para implantação do CAR e do PRA; Estado diz que cumpre metas e que moderniza carreira científica
Sustentabilidade
Após recuo do governo na COP 30, Plano Clima deve ser revisado
Grupo de trabalho terá participação do agro e discutirá ajustes em desmatamento, emissões e créditos de carbono
Sustentabilidade
Lodo de esgoto aumenta em até 25% matéria orgânica do solo, aponta estudo
Experimento da Unesp mostra que o fertilizante orgânico feito de lodo de esgoto reduz ainda em até 50% o uso de adubos minerais nas lavouras de cana-de-açúcar
Sustentabilidade
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
Estudo da Serasa Experian, com base nas regras ambientais do crédito rural, mapeou 74 milhões de hectares em dois biomas do Centro-Oeste